A turma reunida assiste a um vídeo e cai na risada. Difícil acreditar, mas essa é uma aula de Matemática. O tratamento bem-humorado dos conteúdos é bastante comum no trabalho do professor Rafael Procópio. Desde 2010, com um grupo de alunos do 6º ao 9º ano da EM Rosa da Fonseca (8ª CRE), ele já produziu mais de 300 vídeos divertidos no projeto Matemática Rio. O que levou, no ano seguinte, ao convite para fazerem curtas sobre temas transversais relacionados à cidadania e à identidade, como bullying, preconceito e combate às drogas. E, com eles, reativar na escola o Cineclube Liberdade. Pela adequação do discurso, fica fácil despertar o interesse e chegar a resultados surpreendentes.
“Consigo o respeito dos alunos com a admiração que eles têm pelo meu trabalho. O rendimento na disciplina também melhorou bastante. Basta analisar as notas que a EM Rosa da Fonseca obteve nas últimas avaliações externas, como a Prova Brasil e a Prova Rio. Em 2011 e 2012 tivemos as melhores notas nessas avaliações, com destaque para as notas de Matemática. As médias bimestrais dos alunos em Matemática também melhoraram com essa mudança de metodologia”, comemora Rafael.
O procedimento segue uma rotina. Normalmente, o professor, que tem pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFRJ, leva a ideia para um grupo com cerca de dez alunos, que grava com ele no contraturno. Todos discutem como será feita a gravação. A partir das sugestões da garotada para o tratamento do conteúdo, os vídeos ficam mais engraçados, o que torna a comunicação mais fluente. “A linguagem é sempre a do aluno, o mais informal possível, mas sem perder o rigor matemático”, lembra o professor.
Como a escola conta com projetores e caixas de som em todas as suas salas de aula, o material do Matemática Rio tanto pode ser apresentado em sala de aula quanto recomendado como tarefa de casa. Segundo Rafael, os próprios alunos já pedem para ele passar algum vídeo introdutório, caso haja, pois acham mais divertido aprender assim. Em geral, ele apresenta o vídeo como um teaser, uma forma de instigar a curiosidade e motivar para a matéria a ser dada. A leveza que o humor traz quebra um pouco daquela imagem sisuda que a Matemática tem. O medo da disciplina diminui também. Os alunos querem se divertir e acabam aprendendo no meio do caminho.
Até agora, o vídeo que mais fez sucesso não está no Matemática Rio. É uma paródia de um funk famoso, o Quadradinho de 8. “Fiz a letra da música sob encomenda de um grupo de humor, e hoje o vídeo se aproxima de 6 milhões de visualizações.” Dentro do canal, os musicais também fazem sucesso. O vídeo mais acessado está se encaminhando para 300 mil visualizações e é uma paródia matemática do hit Show das Poderosas, da MC Anitta: o Show das Matemáticas.
Em relação ao Cineclube Liberdade, o trabalho pode ser visto no canal da EM Rosa da Fonseca no YouTube . Atualmente, uma equipe de 15 alunos está produzindo dois curtas-metragens. O projeto inclui, também, exibição de filmes para que eles possam ter conhecimento do que acontece em outras escolas da cidade, do Brasil e do mundo. A mostra acontece durante a hora do recreio, na sala de recursos audiovisuais da escola, que tem uma acústica melhor e lugar para 50 alunos. Toda apresentação é seguida de debate. Embora alguns filmes feitos na escola sejam comédias, como O Conquistador Barato, outros têm uma temática mais pesada, como é o caso do preferido de Rafael: A Alienada. “Não há um formato rígido. Depende do tema a ser tratado e de como queremos passar a mensagem.”