Megassaudável: material é usado em escolas da 3ª CRE
25 Setembro 2014 | Por

Mega - dentroO kit Megassaudável vem sendo utilizado com sucesso junto com os alunos do 9º ano das escolas municipais Pernambuco, Manoel Bonfim, Benevenuta Ribeiro, Goiás e Maranhão, todas integrantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). O material, produzido pela MultiRio, orientou debates sobre transformações físicas, emocionais e comportamentais na adolescência.

Composto por dois DVDs da série televisiva e dois livros, um para o aluno e um para o professor, o kit foi utilizado no contraturno escolar por tutores – estagiários dos cursos universitários de Matemática, Língua Portuguesa e Pedagogia – que participam de um projeto da Secretaria Municipal de Educação que busca melhorar o desempenho escolar de jovens da Rede, o Entre Jovens.

Além de resgatar conteúdos do Ensino Fundamental, foram promovidas rodas de conversa e atividades sobre diversos temas do universo adolescente. Assim, o Megassaudável veio ao encontro da proposta do projeto. “O Megassaudável tem dado muito certo na escola porque tem um material atrativo: o caderno do aluno é colorido desde a capa e trata de assuntos como transformações no corpo, redes sociais, medos, ajudando o aluno, inclusive, a superar esses medos”, explica Ana Cristina Correa, coordenadora pedagógica da E.M. Pernambuco, em Maria da Graça.

“O material é extremamente atraente e as temáticas são atuais. Quando assistimos aos vídeos na reunião de planejamento do Megassaudável, percebemos o quanto daria para fazer o link entre os itens do kit. Então, na maioria dos casos, optamos por passar o vídeo primeiro e iniciar a conversa depois, quando o aluno já não deve estranhar o tema ou ficar constrangido”, conta Maíra Oliveira, diretora da E.M. Benevenuta Ribeiro, no Méier.

Alunos aprovam o Megassaudável

megassaudavel 01A tutora Yaçanã Ribeiro atribui o sucesso do Megassaudável entre os jovens ao fato de o programa ter sido feito com alunos (que participam de esquetes na série) e para alunos. “Eles amaram o material! Gostaram do vídeo, da forma como foi gravada a série e curtiram as atividades e dinâmicas propostas.” Na opinião da aluna Eliana Andrade, depois das atividades com o Megassaudável, os alunos passaram a interagir mais com os professores. “Sempre fui muito tímida para falar das mudanças que acontecem no meu corpo ou no das minhas amigas. Quando o assunto era sexo, todo mundo ria e ficava constrangido. Agora, ninguém mais tem vergonha ou medo de ser recriminado”, conta.

O diálogo e a troca de experiências entre os jovens é o mais interessante, para o tutor Carlos Raniere. “É uma idade de desenvolvimento muito rápido. E os alunos que participam do projeto passam a informação adiante, dão um toque aos que não participam e até discutem em casa.”

Os resultados têm sido bastante positivos, segundo Sandra Martorelli, assistente da Gerência de Educação (GED) da 3ª CRE. “Já recebemos um bom retorno de famílias de alunos, e os professores de algumas turmas também já estão vendo mudanças de comportamento nos alunos que participam.”