Foram 15 anos na Guarda Municipal. Parte deles, no grupo de Turismo, especificamente na orla de Copacabana, onde Roberto Dana ouvia histórias de muitas crianças que tinham parado de estudar. “Conversava com elas, perguntava o porquê, queria entender. Mas eu não podia fazer nada, já estava no final da corda. Nós, guardas, éramos chamados de ‘faxineiros da sociedade’”.
Hoje, Roberto é professor de uma turma do 6º ano experimental do Ciep Herivelto Martins (9ª CRE), em Santíssimo. É apaixonado pelo que faz, adorado pelos alunos e um exemplo de vida não só para eles, mas para cada um que conhece a sua história: uma história de quem acredita no outro e na construção de um mundo melhor – e quer fazer parte disso.
O momento da mudança
A rotina de trabalho e os tantos relatos que Roberto ouvia o levaram a um quadro de depressão. Depois de um tempo, ele passou em um concurso interno, indo trabalhar no Centro de Operações, onde foi estimulado por alguns colegas a cursar uma faculdade. Ingressou no curso de História e, no meio do caminho, decidiu dedicar-se também à Pedagogia, concluindo as duas graduações.
Nessa época, Roberto já atuava em alguns colégios particulares na região de Jacarepaguá. Em 2010, saiu da Guarda Municipal e dedicou-se exclusivamente ao trabalho de professor. Com o desejo de estar à frente de uma escola pública, ele prestou um concurso e, em 2014, entrou para a Rede Municipal do Rio, lecionando na E.M. Paulo Renato de Souza, em Cosmos, em uma turma de 3º ano. “Minha maior dificuldade foi integrar os alunos. Eles vinham de comunidades diferentes, viam-se como rivais e mudar essa visão me deu muito trabalho. Atividades sobre os 450 anos do Rio, por exemplo, ajudaram a fazê-los se perceberem como parte de uma mesma cidade.”
Um ano depois, Roberto assumiu uma turma de 4º ano e, em 2016, um novo desafio foi proposto ao professor: atuar no 6º ano experimental. “Era tudo o que eu queria. São alunos de uma faixa etária que já é formadora de opinião. Podem ser multiplicadores”, conta. “Certo dia, por exemplo, houve um incêndio nas proximidades da escola, que usei como ponto de partida para uma discussão sobre o que são as queimadas. Perguntei o que eles achavam sobre o ocorrido, se era um ato criminoso; enfim, busquei debater e levá-los à reflexão. Quero que se percebam como seres sociais, que sintam que fazem parte da sociedade”.
Incentivo e estímulo aos alunos
Atencioso e sempre disposto a propor novos projetos e desafios aos alunos, Roberto fica atento a datas de inscrição de concursos e olimpíadas regionais ou nacionais para os estudantes participarem. “O aluno precisa estar focado em algo para se sentir estimulado. Os projetos e concursos ajudam muito nisso. Eles vêm à escola com prazer e o índice de faltas é mínimo.”
Alguns exemplos são a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece no mês de maio; e a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, entre agosto e setembro.
Escola e família
Para o professor, a maior dificuldade é lidar com a questão familiar de seus alunos. “É essencial que os responsáveis percebam sua importância na rotina escolar da criança. As gerações estão se encurtando e a experiência de vida não está sendo passada para os filhos. Os pais trabalham e fica difícil acompanhar os estudos em casa. Então, muitos acabam jogando a responsabilidade, por exemplo, para o irmão mais velho”, comenta Roberto, casado e pai de dois filhos.
Segundo ele, a relação familiar também implica certa carência afetiva por parte dos alunos – prontamente “curada” nos braços do professor. “A maioria deles vem de famílias matriarcais, não tem a figura masculina em casa. E, se eles não têm essa figura paterna, por que vou negar isso? Eles se jogam em mim, me abraçam, querem me contar tudo, me veem e viram bebês!”
“O que me dá vontade de seguir são os alunos, que, mesmo cheios de problemas, querem superar e estudar para conseguir chegar ao lugar dos sonhos. Aprendo muito com eles, com a experiência de vida de cada um. Se eu tivesse que me aposentar hoje, aos 45 anos, me sentiria satisfeito com meu trabalho.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor