ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Tráfico de moçambicanos: o último suspiro do comércio negreiro
05 Janeiro 2015 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

MOÇAMBIQUE-traficantesarabesO grande tráfico de moçambicanos para o Brasil só ocorreu quando o movimento abolicionista começou a se delinear. Registros históricos indicam a existência, no Rio de Janeiro, de um comércio de escravos vindos da costa oriental da África, desde 1645 mas ele era intermitente e representava uma parcela diminuta dos cerca de 2,5 milhões de outros escravos bantos e nagôs, que chegaram ao país até o início dos anos 1800. Essa realidade começou a mudar depois que a Inglaterra passou a exercer forte pressão internacional para extinguir o comércio negreiro no Atlântico, impondo tratados e leis que coibiam essa prática. Para fugir da vigilância britânica e das consequentes sanções legais, os comerciantes de escravos passaram a buscar novas rotas e portos mais remotos.

Foi nesse contexto que o tráfico de negros oriundos da costa índica africana atingiu grandes proporções em nosso país, na primeira metade do século XIX. Para se ter uma ideia do aumento, entre 1795 e 1810 – data em que foi assinado o primeiro ato formal de Portugal contra o sistema escravista – apenas 15 navios carregados com cativos moçambicanos haviam aportado no Rio. Nos 20 anos subsequentes, esse número aumentou para 239. E, a partir de 1831 – data em que todo o tráfico passou a ser enquadrado como pirataria, conforme convenção ratificada por dom Pedro I e a Coroa Inglesa, em 1827 –, se verificou uma corrida desenfreada pela compra de africanos.

Isso significa que a maioria dos negros oriundos de Moçambique foi mantida ilegalmente em cativeiro, perante as leis nacionais e internacionais. Aliás, não apenas eles, mas todos os escravos desembarcados depois de 1831, pois, apesar da vigilância inglesa na costa atlântica, as estratégias utilizadas para driblá-la conseguiram estender, por pelo menos mais duas décadas, o tráfico negreiro entre Brasil e Angola. “A escravidão do Segundo Reinado se manteve sob a cobertura do crime”, acusa Luiz Felipe de Alencastro, historiador e professor emérito da Universidade de Paris-Sorbonne.

Os negros orientais

MOÇAMBIQUE-rinocerontedeouroQuando Vasco da Gama descobriu o caminho para as Índias, as diversas etnias fixadas em Moçambique (todas do grupo banto) mantinham um intenso comércio com os árabes de Omã, que haviam invadido a região no século IX e ocupado importantes áreas portuárias, como a da cidade de Sofala. O resultado desse contato foi não só o estabelecimento de uma cultura africana islamizada, mas também com influências hindus, já que os árabes trocavam inúmeras mercadorias adquiridas na Índia – tecidos, miçangas e ágata – pelo ouro, marfim, tartaruga, cera e outros produtos fornecidos pelos moçambicanos, além de escravos.

Segundo Corcino Medeiros dos Santos, professor da pós-graduação em História da Universidade de Brasília (UnB), os portugueses perceberam, de imediato, a importância estratégica de Moçambique para a articulação do comércio no Oceano Índico, já que aquela era a principal região de produção aurífera do Oriente. Logo estabeleceram feitorias e, por algumas décadas, tiveram que lutar contra o bloqueio dos árabes para MOÇAMBIQUE-INDIASterem o controle do comércio de ouro. Só conseguiram isso na década de 1530, quando adentraram o território e se aproveitaram de lutas internas para conquistar a aliança do Reino dos Monomotapas, onde ficavam as minas. O marfim e o tráfico de escravos só viriam despertar o interesse dos lusitanos nos séculos subsequentes.

Quanto ao comércio negreiro moçambicano, ele só se tornou efetivamente importante para os portugueses a partir de 1750, quando o marquês de Pombal, primeiro-ministro de Portugal, decidiu se aproveitar da expansão do tráfico para a França, que precisava de mão de obra escrava para expandir a produção açucareira em suas ilhas do Índico. Alguns brasileiros se estabeleceram em Moçambique, nessa época, explorando o comércio de cativos no Oriente. Até então, o tráfico para cá não era rendoso pelo fato de a viagem ser muito mais longa e demorada que a da costa atlântica. Essa situação mudou, no entanto, com as medidas antiescravagistas promovidas pelos britânicos. Na primeira metade do século XIX, um africano oriental passou a custar um décimo de um ocidental, de forma que, em 1830, 60% dos navios negreiros que partiam dos portos de Moçambique tinham o Rio de Janeiro como destino.

Conspirações e movimentos libertários

Com a independência do Brasil, os ideais de liberdade começaram a chegar ao território moçambicano, via navios negreiros. Tanto na Ilha de Moçambique como na capitania de Rios de Sena, surgiram grupos de influência que passaram a defender a secessão da colônia africana em favor dos brasileiros. Tais projetos desapareceram com a ordem do primeiro-ministro português para o governador-geral: “Previna-se de qualquer conspiração que trate de unir a província ao governo do Rio de Janeiro”. Pouco depois, em 1829, periódicos daqui também foram impedidos de circular e, em 1836, quando Portugal proibiu a exportação de escravos em suas colônias, novos movimentos passaram a defender a subordinação de Moçambique ao governo brasileiro.

Segundo José Luis de Oliveira Cabaço, sociólogo e antropólogo moçambicano, a mensagem libertária que o Brasil projetava de si, desde a Independência, não se desvaneceu na imaginação dos setores urbanos da colônia portuguesa e voltou a ganhar ímpeto a partir dos anos 1930, com o surgimento da literatura regionalista brasileira, rica em narrativas sobre a marginalização racial. “Nesses livros, os negros eram personagens e não meros adereços de cena”, diz ele, que ainda afirma que tais personagens e histórias foram fundamentais para a solidificação da utopia de libertação de Moçambique do jugo colonial.

Heranças culturais

Para o historiador Manolo Florentino, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o legado dos moçambicanos à cultura carioca e brasileira é muito mais sutil que o dos escravos da costa ocidental africana. Isso porque o menor tempo de cativeiro, comparado àquele dos demais grupos étnicos, imprimiu uma dinâmica própria. “Quanto mais recentes, menores as chances de as comunidades se reproduzirem e MOÇAMBIQUE-artesanato3fincarem raízes”, avalia.

Benigna Zimba, do Departamento de História da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, a capital de Moçambique, está de acordo com essa interpretação. “A integração de nós, moçambicanos, com o Brasil foi problemática, porque trouxemos uma cultura que, de certa forma, teve que se adaptar à cultura de outros escravos que já estavam integrados”, disse ela em uma entrevista ao site da BBC. Ainda assim, a historiadora afirma reconhecer traços das etnias da África Oriental em nosso país, como o uso de miçangas em roupas e adereços. Segundo Benigna, os brasileiros também exerceram influência na cultura de lá, a exemplo do carnaval, que é comemorado nas regiões que mais exportaram escravos para o Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil.

Alguns pesquisadores, contudo, desconfiam que a influência das etnias de Moçambique na cultura afro-brasileira pode ser maior do que parece, já que seu estudo, ao longo da historiografia, vem sendo negligenciado, quando comparado ao dos grupos étnicos da costa ocidental. Aliás, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou o DNA de negros, concluiu que a presença genética dos moçambicanos é bem maior do que se esperava, de forma que ainda há muita coisa a ser esclarecida sobre o assunto.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
A singularidade do Cais do Valongo no mundo

A singularidade do Cais do Valongo no mundo

27/07/2017

Apenas um sítio arqueológico no Senegal apresenta semelhanças históricas e simbólicas com o cais negreiro carioca. 

Matrizes Negras do Rio

texto
Cais do Valongo é Patrimônio da Humanidade

Cais do Valongo é Patrimônio da Humanidade

19/07/2017

Sítio se encontra no mesmo patamar da cidade de Hiroxima e do campo de concentração de Auschwitz, como um alerta para as gerações futuras.

Matrizes Negras do Rio

texto
O samba é plural

O samba é plural

02/12/2015

Em 2 de dezembro se comemora o Dia Nacional do Samba, um ritmo musical dos mais ricos que existem: tem partido-alto, samba de terreiro, de breque ...

Matrizes Negras do Rio

texto
Baianas de acarajé no Rio de Janeiro

Baianas de acarajé no Rio de Janeiro

26/11/2015

Em 25 de novembro se comemora um dos mais antigos ofícios femininos do país, que há dez anos é também patrimônio tombado pelo Iphan.

Matrizes Negras do Rio

texto
Abolição e República: símbolos da liberdade negra

Abolição e República: símbolos da liberdade negra

13/05/2015

O movimento pela libertação dos escravos produziu alguns símbolos que se antagonizaram à República. Esse regime de governo não trouxe a igualdade esperada pelos negros.

Matrizes Negras do Rio

texto
Identidade carioca, capoeira e malandragem

Identidade carioca, capoeira e malandragem

24/03/2015

O longo processo histórico até a cultura afro-brasileira ser "oficialmente" incorporada à identidade do Rio e do país.

Matrizes Negras do Rio

texto
A influência dos nagôs na cultura carioca

A influência dos nagôs na cultura carioca

11/11/2014

O grande êxodo dos nagôs da Bahia para o Rio de Janeiro foi determinante na construção da identidade cultural da cidade.

Matrizes Negras do Rio

texto
Escravidão, diplomacia e leis

Escravidão, diplomacia e leis "para inglês ver"

22/10/2014

Nesta segunda matéria da série sobre as matrizes negras do Rio de Janeiro, conheça as artimanhas diplomáticas e jurídicas da coroa portuguesa para ludibriar os britânicos, que pressionavam pelo fim do tráfico negreiro e da escravatura no Brasil.

Matrizes Negras do Rio

texto
O matiz banto do Rio

O matiz banto do Rio

02/09/2014

O ensino das relações étnico-raciais é obrigatório há mais de dez anos, mas ainda sabemos muito pouco sobre os laços que o Rio construiu com a África ao longo do tempo. Nesta semana, a MultiRio dá início a uma série de matérias repletas de histórias – que a maioria ainda desconhece – sobre as matrizes negras da cidade.

Matrizes Negras do Rio

texto
A brasileira África dos escravos retornados

A brasileira África dos escravos retornados

29/07/2014

Para se distinguirem dos nativos, os libertos que retornaram à África no século XIX construíram uma brasilidade própria, cultivada até hoje pelos descendentes.

Matrizes Negras do Rio

texto
Pequena África: reduzida no nome, gigante no legado

Pequena África: reduzida no nome, gigante no legado

24/02/2014

Referência fundamental da história recente da cidade, a área concentrou inúmeros talentos que enriqueceram, e muito, a cultura carioca.

Matrizes Negras do Rio