ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Profissionais da Educação
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024
Nos dias 1º e 2 de fevereiro, acontece Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024 em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio.
Personagens Rioeduca - Paper Toy
Acesse e faça o download dos personagens do Material Rioeduca em versão paper toy para imprimir, recortar e montar. 
EI Carioca na Rede
A websérie EI Carioca na Rede aborda assuntos relevantes para o cotidiano da Educação Infantil como a rotina, o tempo e o espaço, datas comemorativas, documentação pedagógica e muito mais.
14ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI 2023)
A Jornada Pedagógica da Educação Infantil – JPEI é uma ação formativa dedicada aos profissionais de Educação Infantil atuantes nas Creches Municipais, Epaços de Desenvolvimento Infantil e nas Unidades parceiras da SME-Rio.
2ª Semana do Fundamental II (2023)
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria de Ensino e da Gerência de Anos Finais, promove a 2ª Semana do Fundamental II. Com a temática dos “Territórios educativos” como inspiração para pensar as aprendizagens e os principais desafios do segundo segmento, a Semana do Fundamental II é uma ação de caráter pedagógico, curricular, estruturada por meio de atividades remotas e presenciais, que proporcionam encontros e processos formativos destinados aos professores especialistas dos diferentes componentes curriculares da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.
Material Rioeduca 2024
Acesse os conteúdos do Material Rioeduca.   
Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023
A Jornada Pedagógica de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2023 acontece de 1º a 3 de fevereiro com materiais para estudo, reflexão e debate para a dinâmica das atividades a serem desenvolvidas nas unidades escolares.
IV Semana da EJA Rio 2022
Com o tema “Por uma EJA viva! Remontar às bases históricas e construir o presente juntos”, o evento tem uma programação diversificada com o objetivo de qualificar a práxis pedagógica da Educação de Jovens e Adultos por meio de ação de formação e enriquecimento curricular.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da EPF. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2022)
Com o tema “Rio, uma cidade educadora”, a 13ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (JPEI) é voltada para todos os profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. As palestras serão ministradas por professores da Rede e por pesquisadores renomados nas temáticas abordadas.  
Rioeducopédia
O ambiente virtual de aprendizagem Rioeducopédia foi desenvolvido pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e oferece aos estudantes conteúdos produzidos por professores da Rede.                                              
Por dentro do Fundamental II
Assista às rodas de conversa e às mesas temáticas ocorridas durante o evento Por dentro do Fundamental II, promovido pela Gerência de Anos Finais da SME, pela Escola de Formação Paulo Freire e pela MultiRio. Os encontros objetivaram a formação continuada dos professores e incentivaram a repensar a escola de hoje
Material Rioeduca 2022
Vídeos tutoriais com sugestões de aplicação do Material Rioeduca 2002 e links para download.  
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2022
 A Jornada busca apresentar as diretrizes da SME para 2022, gerar reflexões sobre a função social da escola e muito mais em uma série de lives e palestras com especialistas.
III Semana da EJA (2021)
A III Semana da EJA Rio 2021 tem como tema O legado Freireano para uma EJA emancipadora.
IX Semana de Alfabetização (2021)
Com o tema “Diálogos com Paulo Freire: escrevendo histórias alfabetizadoras”, o objetivo do evento é convidar professoras e professores da Rede a (re)viver suas práticas docentes fundamentadas nos conceitos de autonomia, diversidade e liberdade, tão necessários e pertinentes ao contexto atual da educação.
12ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2021)
Em 2021, a Jornada tem o tema Educação Infantil em tela: refletindo possibilidades, repensando trajetórias e fortalecendo a docência.            
Ciclo de Webinários: Línguas Adicionais
As equipes de línguas adicionais e a Assessoria do Programa Bilíngue da Subsecretaria de Ensino da SME-Rio promovem uma série de webinários com o objetivo de apresentar algumas perspectivas da educação linguística no contexto da educação básica e provocar reflexões sobre o papel do professor de línguas na formação integral dos estudantes.
Dando Ideia - segunda temporada
 Em formato documental e linguagem informal e moderna, revela práticas inspiradoras de professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. Em sete episódios de cerca de 8 minutos de duração, o apresentador Thiago Gomide visita as escolas para conhecer de perto projetos inovadores.  
Material Didático Carioca 2019
Faça o download do Material Didático Carioca 2019.  
Dando Ideia - primeira temporada
A série divulga e analisa experiências pedagógicas inovadoras realizadas em escolas da Rede Pública Municipal. Os programas se desdobram em oficinas de capacitação em audiovisual para professores e em podcasts/videocasts nos quais especialistas comentam os projetos apresentados.
A Arte dos Contos
O projeto A Arte dos Contos abrange a realização de rodas de conversas literárias a partir da leitura prévia de contos de autores brasileiros renomados. Os livros do projeto reúnem textos escritos por membros da comunidade escolar da Rede Pública Municipal de Ensino.  
Jornal Nós da Rede
O jornal do professor da Rede Pública Municipal de Ensino.
Gente da Escola
A série traça um panorama dos diversos atores que compõem o universo escolar da rede pública municipal de ensino do Rio de Janeiro. Cada episódio é focado em um perfil: a diretora, o aluno, a coordenadora pedagógica, o professor etc. Além de contar sobre as funções e o dia a dia nas escolas, os personagens também revelam suas vidas pessoais, seus sonhos e suas histórias de superação.
Perfil do Professor
A trajetória pessoal, a formação e a experiência profissional de professores da Rede Municipal de Educação.
Escola Show de Bola
Desenvolvido e gravado em escolas da Rede, cada programa aborda um tema específico por meio de entrevista com um especialista e diferentes quadros que contam com participação direta de alunos e professores.
Ideias e Caminhos
Série de programas que orienta professores sobre o uso didático dos produtos MultiRio por meio de estratégias para um aproveitamento mais crítico e criativo das mídias, bem além da abordagem conceitual das disciplinas.
Conteúdos do tema Profissionais da Educação
video
Volta às aulas 2024

Volta às aulas 2024

01/02/2024

No início do ano letivo de 2024, Flavia Lobo recebe, no estúdio do #educa, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha. 

#educa

video
Aula Inaugural do Ano Letivo 2024

Aula Inaugural do Ano Letivo 2024

31/01/2024

A Aula Inaugural do Ano Letivo 2024 marca a abertura da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos. 

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

pdf
Carta de Apresentação e Roteiro

Carta de Apresentação e Roteiro

25/01/2024

Veja o documento orientador da Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 1 – Currículo Carioca e Material Pedagógico no Ensino Fundamental

Tema 1 – Currículo Carioca e Material Pedagógico no Ensino Fundamental

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 1 – Currículo Carioca e Material Pedagógico no Ensino Fundamental.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 2 – Educação Infantil e Primeira Infância

Tema 2 – Educação Infantil e Primeira Infância

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do os arquivos do Tema 2 – Educação Infantil e Primeira Infância.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 3 – Educação de Jovens e Adultos

Tema 3 – Educação de Jovens e Adultos

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 3 – Educação de Jovens e Adultos.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 4 – Educação Especial

Tema 4 – Educação Especial

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos Tema 4 – Educação Especial.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 5 – Educação Integral

Tema 5 – Educação Integral

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 5 – Educação Integral.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 6 – Foco na Escola

Tema 6 – Foco na Escola

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 6 – Foco na Escola.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 8 – Formação Continuada

Tema 8 – Formação Continuada

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 8 – Formação Continuada.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Tema 9 – Avaliação da Aprendizagem

Tema 9 – Avaliação da Aprendizagem

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 9 – Avaliação da Aprendizagem.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024