ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Troca estimula a leitura
18 Março 2014 | Por
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Troca livrosTroca-Troca de Livros é um evento que acontece toda primeira quarta-feira do mês, das 10h às 16h, no hall de entrada do Centro Administrativo São Sebastião (Cass) e em mais nove bibliotecas da Rede Municipal. O interessado apresenta um livro em bom estado de conservação e pode fazer uma permuta por outro que estiver disponível na banca de cada local, naquele dia. Organizada pela servidora e bibliotecária Maria Iara da Silva, a iniciativa acontece há mais de dois anos e, só no Cass, cerca de 70 títulos mudam de mãos por encontro.

Há gêneros para todos os gostos: policial, autoajuda, romance e infantil, entre outros. Além disso, a Biblioteca do Cass está de portas abertas, sempre de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. Para ter direito ao empréstimo gratuito de livros, basta o servidor apresentar o crachá e assinar a ficha de inscrição. Quem quiser mais informações, o telefone é 2976-2164.

Modelo começa a ser copiado

Todo domingo, das 10h às 14h, acontece a troca de livros em bom estado também no Imperator – Centro Cultural João Nogueira. Na Biblioteca Popular da Ilha do Governador, não existe limitação de horário, contanto que sejam romances. Para participar, o leitor leva de um a dois livros e troca pelo número equivalente de exemplares. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h.

Na Biblioteca Popular de Irajá, a troca também pode ser feita durante todo o horário de funcionamento – de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h –, independentemente do gênero literário. E na Biblioteca Popular de Santa Teresa, que também aceita de romance a poesia, a permuta de livros está restrita a apenas um dia da semana – quarta-feira, das 10h às 16h.

Iniciativas semelhantes se espalham pela cidade

De uma parceria entre o Parque das Ruínas e o Centro Educacional Anísio Teixeira (Ceat), nasceu o projeto Poesia no Parque. Uma vez por mês, acontece um sarau gratuito, para todas as idades, com lançamento de livros. O parque está aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

Os Livros Viajantes é um projeto da Biblioteca da Tijuca, que dá apoio a bibliotecas comunitárias, formando espaços de leitura e repassando livros doados para essas instituições. Interessados podem se informar na Biblioteca da Tijuca, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h.

Serviço:

Biblioteca Popular Municipal Abgar Renault – Centro Administrativo São Sebastião (Cass) – Sala 251
Biblioteca Popular Municipal de Botafogo – Rua Farani, 53
Biblioteca Popular Municipal de Campo Grande – Praça Thelmo Gonçalves Maia
Biblioteca Popular Municipal da Gamboa – Rua Benedito Hipólito, 125 – Cidade Nova
Biblioteca Popular Municipal da Ilha do Governador – Praça Danaides – Cocotá
Biblioteca Popular Municipal do Irajá – Avenida Monsenhor Félix, 512
Biblioteca Popular Municipal de Jacarepaguá – Rua Dr. Bernardino, 218 – Praça Seca
Biblioteca Popular Municipal da Tijuca – Rua Guapeni, 61
Biblioteca Popular Municipal de Santa Teresa – Rua Monte Alegre, 306
Biblioteca Popular Jorge Amado (Lona Cultural da Maré) – Rua Ivanildo Alves – Bonsucesso
Centro Cultural João Nogueira – Imperator – Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas – Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp