Cidade Ciência e Tecnologia Cultura Educação Esporte G20 Meio Ambiente Saúde
Compartilhar
FESTA DA CONSCIENCIA NEGRA: CULTURA E ANCESTRALIDADE.
Na escola Marechal Alcides Etchegoyen(RIO DE JANEIRO, VILA KENNEDY), dia 28/11/24 ocorreu uma celebração por conta do dia da consciência negra. Em afiliação com projetos da comunidade a unidade escola fez um evento que foi descrito pelos alunos como "mágico e emocionante".
por Geórgia Costa Silva
04/12/2024
Créditos ao(s) autor(es).

Foi realizado em nossa unidade escolar um evento para comemorar o dia da consciência negra, nessa celebração tivemos afiliação com projetos e artistas da comunidade em que a escola é localizada(VILA KENNEDY). O evento recebeu rappers que são reconhecidos e admirados dentro de nossa favela (nome dos divos).Ademais, estavam presentes também a equipe do projeto VILA AFRO E MODU.

Foto: Renato Sampaio

Por parte da VILA AFRO foi colocado em exposição pinturas feitas por artistas locais(incluindo a de nosso Professor GUILHERME JUNIOR - que também esteve responsável pela organização do evento).Agora, falando sobre a MODU, convocaram os seus rappers e sua equipe e fizeram uma batalha de rap dentro da escola e depois os alunos puderam tanto batalhar entre si usando o rap, quanto disputarem com batalhas de dança. Junto com o evento também ganhamos um novo grafite na escola, vocês podem conferir isso no perfil do artista @odrgraff.

Foto: Renato Sampaio

O grêmio estudantil também esteve por dentro desse evento, eles arquitetaram junto com os alunos de todas as séries um desfile que mostrou como a moda afro está presente nas peças mais comuns de roupas que temos, mesmo com simplicidade a beleza e o reconhecimento cultural foram enormes. Os alunos fizeram pinturas faciais e corporais que deixaram ainda mais estiloso o evento. Em meio ao desfile foram feitas pequenas apresentações e a que foi mais aplaudida pelos foi a de capoeira.

Foto: Renato Sampaio
Foto: Renato Sampaio