Durante o Festival de Matemática, visitamos um stand em que era uma imersão incrível no quebra-cabeças chinês mais famoso do mundo: o TANGRAM.
Não se sabe muito bem a história exata do surgimento deste jogo, algumas delas dizem que uma princesa deixou um espelho cair, e se partiu em 7 pedaços, que são as formas geométricas presentes neste jogo. E foram sendo contadas durante séculos, até que a atividade começou a circular pelo mundo durante o século XIX.
Este jogo, também conhecido como jogo das 1000 peças, é utilizado por educadores no mundo inteiro, pela sua versatilidade no ensino de Matemática.
Agora, voltando ao evento, vivenciamos uma experiência incrível: peças gigantes desse quebra-cabeças, de madeira, estavam dispostas, para montarmos a figura que quiséssemos, como um pássaro, um barco, uma pipa, entre outros. O grande desafio era movê-las, o que exigia um pouco de força e tempo de sobra.
Ao final, o que importava mesmo era compreender os conceitos matemáticos envolvidos nessa brincadeira divertida, e aproveitar mais uma das atividades fornecidas pelo evento. Fique ligado, pois vem mais por aí!