Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira –doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Patrícia Corsino – consultora do MEC Participantes: Ana Cristina Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira, Cristiane F. Amancio, Elisabeth Fernandes Martini, Fabiola Lira Gonçalves, Geise Carla de Souza Teixeira, Gilmara Mendes da Silva, Helena Mayara de O. Costa, Karen de Fátima Maciel, Luciane Frazão, Mariana Rodrigues Zadminas, Natalia Iorio da Silva e Valessa Carvalho.
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
Um mundo repleto de leitura
Quarto de Brinquedo
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
Corpo e movimento
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Marco Antonio Santoro, doutor em Educação Infantil.
Estética do corpo e inclusão na Educação Infantil
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quarta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta um diálogo entre a estética do corpo e a inclusão, trazendo um panorama teórico e relacionando-os com práticas, vivências e experiências. Convidadas: Luciane Frazão, doutora em Educação e integrante da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Tecnologia, e Patricia Braun, professora do Cap-Uerj.
Eu conheço várias casas
UniDuniTV
O primeiro lugar onde a criança se descobre é dentro de casa: como é o lugar em que ela vive? Quais são as outras casas?
Brincadeiras
3ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Renata Meirelles, formada em Educação Física e mestre em Educação.
Geografia da Infância
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Tânia de Vasconcellos, pedagoga e doutora em Educação.
Um olhar sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A quinta roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil faz uma reflexão a respeito da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a fim de entender teoricamente a importância desse movimento para a criança, as famílias e os profissionais envolvidos. Convidadas: Georgete de Moura Barboza, doutoranda em Educação na UFRRJ, e Maíra de Oliveira Freitas, professora-assistente no CAp-Uerj.
Corpo, gestos e movimentos
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira – doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidado: Paulo Fochi – consultor do MEC Participantes: Adriana de Souza Spíndola, Aluanda Nabuco de Oliveira, Ana Caroline Campos, Andréa Batista de Barros, Angélica da Silva Barroso, Bianca Portugal dos Santos, Diana Teodosio Arruda Lisboa, Edna Silva Marins, Fabíola Farias Baptista da Cunha, Juracy Mourilhe de Oliveira, Michelle Pinheiro de Abreu Saramago, Monica Cristina dos Santos Moreira e Shirlei Machado.
Corpo - território de saberes, produções e conhecimentos
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora Bianca de Albuquerque Mathiesen, mestre em Ciências da Atividade Física, fala sobre o corpo como território de saberes, produções e conhecimentos.
Seu Lobo
Cantigas de Roda
“Vou passear no bosque, enquanto o Seu lobo não vem”... Cantando a tradicional cantiga infantil, crianças incomodam o lobo, que tenta escapar como pode.
A linda rosa juvenil
Cantigas de Roda
Contos de fadas, folclore nordestino e cordel ilustram o despertar de uma menina para os desejos da adolescência.
Entrei na roda
Cantigas de Roda
Crianças se divertem em grupo para descobrir o mundo, o multiculturalismo e as interações sociais nas brincadeiras de roda.
Casinha de cupim
Cantigas de Roda
Embalada pela cantiga de roda Casinha de cupim, veja a história de uma menina que é perseguida por cupins ao visitar várias casas.
Marcha, soldado
Cantigas de Roda
A história de um menino que vai seguindo uma parada militar e sonha em salvar a Bandeira Nacional durante um incêndio no quartel.
Como pode viver o peixe
Cantigas de Roda
Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.
Se esta rua fosse minha
Cantigas de Roda
Sentindo-se rejeitado com o nascimento da irmã, um menino passa por uma situação inesperada que muda esse sentimento.
Atirei o pau no gato
Cantigas de Roda
Animação sobre a tradicional canção Atirei o pau no gato. Nela, um menino entende a diferença entre brincar com um gato de brinquedo e outro de verdade.
Os Traços, Sons, Cores e Formas que Permeiam o Trabalho na Educação Infantil
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Aristeo Leite Filho, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), discute o tema no EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins (6ª CRE).
Voa, João
Que Medo!
Um pequenino joão-de-barro, em seu primeiro dia na escola, precisa deixar a proteção do seu ninho e voar com as próprias asas.
Como pode viver o peixe
Cantigas de Roda
Um menino aprende a lidar com a perda de seu melhor amigo, na animação inspirada pela canção Como pode viver o peixe.
Hugo, o monstro
Que Medo!
Hugo é um monstro que não assusta ninguém. Para mudar essa situação, ele enfrentará uma criatura maior e mais assustadora.
Florescendo práticas, contando trajetórias
10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A primeira roda de conversa da 10ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil apresenta uma reflexão teórica a respeito da relação da criança pequena com a natureza e possibilidades de ação do profissional da Educação Infantil na prática cotidiana. Convidadas: Maria Clara Boing, educadora no CCBB Educativo, e Nathalia Winkelmann Roitberg, gestora no Museu de Ciências da Terra (MCT).
Educando de 0 a 6 anos
2ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Palestrante: Emília Cipriano, doutora em Educação.
Aquitã, o indiozinho
Que Medo!
Quando o sol se põe, o pequeno Aquitã precisa criar coragem para enfrentar seu único temor: o medo de ficar sozinho no escuro.
Sala 2 – Potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil
Jornada de Planejamento e Formação Pedagógica 2021
A professora Andréa Barros, coordenadora na Coordenadoria da Primeira Infância (SME-Rio), e a professora Márcia Gil, doutora em Educação e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Infância, falam sobre as potências e experiências de aprendizagens na Educação Infantil.
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.