Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.
Números racionais na forma decimal
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Como somar números decimais; unidades, décimos e centésimos; a subtração de números decimais. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano: D25 - Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal, envolvendo diferentes significados de adição ou subtração.
O que rola e o que não rola
Adoro Problemas!
O que são os poliedros e pirâmides e como distinguir cada figura geométrica plana ou espacial. Conceitos de Geometria.
A última do Português pra se dar bem na Matemática!
#educa
Os professores Heitor Oliveira, de Matemática, e Luciane Almeida, de Língua Portuguesa, falam sobre a importante relação entre as duas disciplinas, pois uma parte dos estudantes erra questões simples por falta de atenção na leitura dos enunciados. Heitor e Luciane são os apresentadores das novas temporadas de Tempo de Estudar, dedicadas ao conteúdo do 5º ano.
Multiplicação e divisão com números naturais
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Resolução de problemas com números naturais; exercícios de divisão e multiplicação. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano: D20 - Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
A medida da fantasia
Adoro Problemas!
Como calcular o perímetro e a área. As diferentes unidades de medida como quilômetro quadrado e hectare.
O tempo não para
Adoro Problemas!
Tempo cronológico, tempo social, tempo histórico. Os vários conceitos de tempo e as unidades de medidas de tempo.
Direita ou esquerda: vamos nos localizar!
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Localização e referencial; leitura de mapas; pontos cardeais e rosa dos ventos. Atividades para o seguinte descritor de Matemática para o 5º ano:D1 – Identificar a localização e a movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Problemas com porcentagem
Tempo de Estudar – Matemática – 5º ano
Cálculo de porcentagem: 100%, 50% e 25%. Atividades para o seguinte descritor de Matemática do 5º ano:D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Aula 47 – Construção da parábola
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática.
Eu te vi na TV!
Procura Acha (6º Ano)
Propriedades das operações com números naturais: adição.
Aula 21 – Operações com radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Raízes imperfeitas, o cálculo do valor aproximado de radicais e de uma raiz não exata.
Decompondo um número
Procura Acha (6º Ano)
Múltiplos e divisores de um número natural, fatoração, números primos e critérios de divisibilidade.
Aula 08 – Problemas com MMC
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
O conceito de mínimo múltiplo comum (MMC) e como resolver problemas com MMC.
Relações métricas do triângulo retângulo
Matemática em Flashes
As relações métricas em triângulos com um ângulo de 90°, a hipotenusa e os catetos.
Aula 38 – Números reais na reta numérica
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A definição e localização de números reais na reta numérica, os usos e as aplicações na vida cotidiana. Como construir uma reta numérica com números reais e racionais.
Números decimais: de dez em dez...
Procura Acha (6º Ano)
As quatro operações com números decimais. Centésimos, décimos e milésimos.
Matemática e Ciências
II Semana do Peja (2020)
Participam desse bate-papo sobre Matemática e Ciências os professores Marcia Dias, da E.M. Frederico Trotta (7ª CRE); Euclydes Fernandes, da E.M. Rodrigo Otávio (11ª CRE); e Cesar Felipe Coutinho, da E.M. Jaime Costa (5ª CRE).
Matemática de ouro
#educa
O Brasil foi recentemente promovido à elite da União Matemática Internacional, um seleto grupo com outros dez países considerados os mais desenvolvidos em pesquisas na área. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, e o professor Victor Del Rio, da E.M. Orsina da Fonseca (2ª CRE), falam sobre o ensino de Matemática no país.
Oficina Com a Mão na Massa – E. M. Rodrigues Alves
Curta e Compartilhe
A E.M. Rodrigues Alves (7ª CRE), na Barra da Tijuca, realizou o projeto Com a Mão na Massa, que mostrou aos alunos como preparar receitas saudáveis e baratas. A iniciativa é um desdobramento de outro projeto, Porções do Saber, no qual os estudantes fixam conceitos matemáticos por meio de receitas culinárias.
Raciocínio lógico
#educa
A coordenadora do projeto Sabendo Mais, Sandra Garcia, e a professora Marisa Barros, da E.M. Escritor Lêdo Ivo (4ª CRE), falam sobre o raciocínio lógico, sua aplicação na resolução de problemas práticos e formas de explorá-lo em sala de aula.
Matemática divertida
Ensinar e Aprender
A professora Angela Ramos busca usar a criatividade e questões cotidianas para desmistificar o medo da Matemática que muitos alunos têm. A educadora da E.M. Conselheiro Mayrink, no Maracanã/2ª CRE, montou um pequeno sebo de gibis para ensinar os pequenos a lidar com dinheiro e a fazer contas, além de incentivar a leitura.
Robótica nas escolas
#educa
O professor Thiago Roberto Fortunato dos Santos, da E.M. Celestino da Silva, fala da experiência de construir um robô com seus alunos de 7º e 8º ano. Silva, o nome da máquina, anda, dança e mede a temperatura e a umidade relativa do ar. As aulas de robótica impactaram positivamente o desempenho em Matemática na escola.
Palestra "A Matemática na alfabetização"
V Semana de Alfabetização
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.
A planta do jardim
Adoro Problemas!
Plantas e mapas, escala numérica ou fracionária, semelhança de figuras e outros conceitos matemáticos relacionados ao estudo da cartografia.
Aula 15 – Grandezas proporcionais
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
O que são grandezas proporcionais e as diferenças entre grandezas direta e inversamente proporcionais.
Aula 13 – Comparando números racionais
Tempo de Estudar – Matemática – 6º ano
O que são os números racionais e a comparação de números racionais representados por frações.
Aula 47 – Construção da parábola
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática.
Quadriláteros
Fato Matemático
Definição, classificação e nomenclatura, soma dos ângulos internos.
Aula 34 – Noções de juros simples
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Como calcular o valor do juro, a definição de juros simples e os conceitos de capital, taxa de juros e montante.
Aula 03 – Somando e subtraindo números inteiros
Tempo de Estudar – Matemática – 7° ano
As operações de soma e subtração de números inteiros.
Aula 22 – Adição algébrica com radicais
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.