Um vai e vem de pessoas e de coisas
Mestre do Tempo
A história da fundação do Rio de Janeiro, a missão da expedição de Martim Afonso de Sousa, a França Antártica e as batalhas que culminaram no estabelecimento da cidade.
Aqui neste mesmo lugar... O tempo dos vice-reis
Mestre do Tempo
A transformação do Rio de Janeiro em centro econômico e administrativo da América portuguesa, como sede do vice-reinado, em 1763. O início da expansão da cidade a partir do centro histórico.
Um Rio de muitos janeiros
Mestre do Tempo
As reformas urbanas do estado da Guanabara e a fusão com o estado do Rio. A mudança da capital do país para Brasília, os festejos da comemoração do IV Centenário da cidade em 1965, o surgimento da bossa nova e as obras do Aterro do Flamengo.
O Rio de Janeiro no presente
Mestre do Tempo
A natureza do Rio de Janeiro, as inovações tecnológicas, a economia sustentável, a inclusão digital, o Rio como polo de cinema, a gastronomia carioca e mais sobre a cultura da cidade.
Rio de Janeiro, capital do Reino
Mestre do Tempo
A chegada da família real portuguesa no Rio de Janeiro em 1808. As mudanças promovidas por D. João VI, o Dia do Fico e as articulações para a independência do Brasil proclamada por D. Pedro I.
O Rio de Janeiro novamente corte: Império
Mestre do Tempo
A abdicação de D. Pedro I, os governos regenciais, os “barões do café”, a expansão da cidade do Rio ao longo dos trilhos dos trens e dos bondes, o governo de D. Pedro II e as ideias que culminaram com a proclamação da República.
Madureira, via Central
Aventuras Cariocas
Da Central do Brasil à quadra da Portela, em Oswaldo Cruz, muitas aventuras e novidades.
Prédios antigos também contam histórias
MultiClube
Construções antigas podem representar muito mais do que se pensa. Elas são símbolos de movimentos artísticos, de períodos históricos e de influências sociais e culturais. E marcam a identidade de um povo. O Multiclube visita construções importantes na França, na Itália, na Palestina e no Nepal para revelar história que elas contam.
A Revolta da Vacina
O Mochileiro do Futuro
No Rio de Janeiro de 1904, sem saneamento básico, a população sofria com diversas epidemias. O governo estabeleceu uma vacinação obrigatória, sem uma prévia campanha de esclarecimento sobre a importância da vacina, e a população se revoltou.
Tijuca-São Cristóvão, via Maracanã
Aventuras Cariocas
Saindo do Alto da Boa Vista até a Feira de São Cristóvão, o grupo recolhe sete amostras de água de pontos diferentes do Rio Maracanã.
Gestão de risco
Rio Resiliente
Uma cidade resiliente é, antes de tudo, organizada. Por isso, é fundamental ter um centro de controle que possa reagir de forma ordenada quando ocorre um grande desastre. O Centro de Operações Rio monitora a cidade de forma ininterrupta, com suas 560 câmeras.
Chuvas – deslizamentos
Rio Resiliente
A participação e o envolvimento da população, em seus locais de moradia, podem evitar tragédias. A atuação da comunidade do Borel, incluindo alunos de um Ciep, contra as consequências das chuvas torrenciais na região. O sistema de alarme da Prefeitura, que alerta sobre a possibilidade de deslizamentos.
Cosme Velho-Rocinha, via Copacabana
Aventuras Cariocas
No caminho, informações sobre fatos e personagens que ilustram a história do desenvolvimento urbano do Rio.
Áreas verdes urbanas
Rio Resiliente
Encostas reflorestadas evitam deslizamentos; florestas preservadas ajudam a controlar o regime de chuvas; rios desassoreados são menos suscetíveis a enchentes. Mais árvores e menos asfalto e cimento contribuem para diminuir os alagamentos. Uma cidade resiliente respeita, recupera e conserva seu meio ambiente natural.
Rolé na Penha - E.M. Bernardo de Vasconcellos
Práticas que Transformam
O professor de História Wander Pinto, da E.M. Bernardo de Vasconcellos (4ª CRE), na Penha, construiu com seus alunos o projeto Rolé na Penha. Os estudantes fizeram mapas afetivos do trajeto entre suas casas e a escola. A partir daí, elaboraram dois roteiros turísticos do bairro da Penha. Ao dar voz aos alunos, Wander trabalha conceitos como protagonismo juvenil, turismo comunitário, história local e autoestima.
Nas trilhas da preservação
#educa
A cidade do Rio de Janeiro tem diversas opções de trilhas ambientais. O professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), em Campo Grande, utiliza-as em sua prática pedagógica e aborda conteúdos curriculares a partir das áreas verdes da cidade.
450 anos de cidadania
Ensinar e Aprender
Na E.M. Edmundo Bittencourt (1ª CRE), em São Cristóvão, a experiência da professora Maria Aparecida Gomes Bago com o uso de atividades lúdicas para os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Em conjunto com toda a escola, no desenvolvimento do tema “450 anos do Rio de Janeiro”, Aparecida cria atividades que misturam arte, matemática, música e língua portuguesa.
18ª Primavera Literária do Rio
MultiRio na Rua
Cobertura da 18ª Primavera Literária do Rio, realizada no Museu da República entre os dias 18 e 21 de outubro. Entrevistas com a presidente da Liga Brasileira de Editoras, Raquel Meneses, o diretor do Museu da República, Mário Chagas, e participantes do projeto A Arte dos Contos.
Parque das Ruínas
Não Custa Nada
O centro cultural dedicado às artes visuais, ao teatro e à dança foi construído a partir das ruínas do palacete onde viveu Laurinda Santos Lobo, mecenas da cultura carioca.
Chuvas – enchentes
Rio Resiliente
As tragédias com água são a causa de 95% dos desastres no Brasil. Uma cidade resiliente pode enfrentar melhor os efeitos das chuvas torrenciais. No bairro da Tijuca, o sistema de escoamento de água, que está em construção, vai evitar os alagamentos históricos naquela área.
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rio MultiCultural
Criado em 2004 e localizado na Tijuca, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro conta com 34 companhias de dança que oferecem oficinas gratuitas ao público. Além disso, o espaço também recebe espetáculos de dança durante a semana.
Getúlio Vargas
Um Rio de Histórias
O presidente mais popular do Brasil governou o país por duas vezes. Em 1930, por meio de um golpe de Estado, fechando o Congresso, dissolvendo os partidos, impondo a censura e criando tribunais de exceção. Em 1950, chega ao poder por eleição direta, lançando as bases de uma nação industrial e urbana, além de uma legislação trabalhista e previdenciária.
3ª Bienal Internacional da Caricatura
MultiRio na Rua
A 3ª Bienal Internacional da Caricatura, realizada no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), está em destaque em MultiRio na Rua. O programa traz entrevistas com o curador Luciano Magno, a arte-educadora do CCJF Andreia Garcia e Eliane Racca, professora de Sala de Leitura da SME-Rio.
República
Um Rio de Histórias
Da Ilha Fiscal, local do último baile da monarquia, ao Campo de Santana, cenário da Proclamação da República, o Rio de Janeiro, capital do país até 1960, reúne locais e eventos que moldaram o Brasil.
Rio, capital mundial da Arquitetura
#educa
O arquiteto e urbanista Dietmar Starke, da Empresa Municipal de Urbanização - RIO-URBE, e o arquiteto e urbanista Sergio Magalhães, presidente do 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2020, falam sobre o papel da arquitetura em pensar soluções positivas para as cidades.