Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira –doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Patrícia Corsino – consultora do MEC Participantes: Ana Cristina Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira, Cristiane F. Amancio, Elisabeth Fernandes Martini, Fabiola Lira Gonçalves, Geise Carla de Souza Teixeira, Gilmara Mendes da Silva, Helena Mayara de O. Costa, Karen de Fátima Maciel, Luciane Frazão, Mariana Rodrigues Zadminas, Natalia Iorio da Silva e Valessa Carvalho.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
Um mundo repleto de leitura
Quarto de Brinquedo
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções
VIII Semana de Alfabetização
A professora e escritora Sonia Rosa, o escritor Otávio Júnior e a professora Ana Soares conversam sobre a relação entre leitura, literatura e escola.
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções
VIII Semana de Alfabetização
A professora e escritora Sonia Rosa, o escritor Otávio Júnior e a professora Ana Soares conversam sobre a relação entre leitura, literatura e escola.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
7ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Mediadora: Zilma Ramos de Oliveira –doutora em Psicologia e especialista em Educação Infantil Convidada: Patrícia Corsino – consultora do MEC Participantes: Ana Cristina Ferreira da Silva, Ananda da Luz Ferreira, Cristiane F. Amancio, Elisabeth Fernandes Martini, Fabiola Lira Gonçalves, Geise Carla de Souza Teixeira, Gilmara Mendes da Silva, Helena Mayara de O. Costa, Karen de Fátima Maciel, Luciane Frazão, Mariana Rodrigues Zadminas, Natalia Iorio da Silva e Valessa Carvalho.
1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)
Curta e Compartilhe
A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
A importância da literatura na construção do sujeito
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
Uma conversa com a professora Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio, sobre a importância da literatura na construção do sujeito.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Oralidade e infâncias
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora e fonoaudióloga Fanni Hamphreis da Silva em uma conversa sobre oralidade e infâncias.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
Um mundo repleto de leitura
Quarto de Brinquedo
A escrita na representação de ideias: da pedra ao computador.
Literatura e espaços de leitura
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Práticas e situações que buscam a formação de crianças leitoras de literatura. Como instituições de Educação Infantil podem aorganizar e utilizar espaços de leitura. Convidado: Edmir Perrotti, doutor em Comunicação.
O Lugar da Linguagem na Educação Infantil: Reflexões e Práticas
9ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
Denise Carvalho, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fala sobre o tema no EDI Neusa Maria Goulart Brizola (11ª CRE).
1ª Festa Literária da Rede Municipal de Ensino (Flirme)
Curta e Compartilhe
A 1ª edição da Festa Literária da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (Flirme) ocorreu de 16 de outubro a 8 de novembro. O projeto, idealizado pela Gerência de Leitura e Audiovisual da Secretaria Municipal de Educação, teve como homenageado o poeta mato-grossense Manoel de Barros. A cerimônia de encerramento, realizada no Arquivo Nacional, reuniu os trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte II
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de 4 e 5 anos e a linguagem escrita. Práticas que facilitam a apropriação da cultura escrita e proporcionam às crianças oportunidades de reflexão. Possibilidades de trabalho da escrita com crianças dessa faixa de idade. Convidada: Cecília Maria Goulart, doutora em Letras e professora da UFF.
A descoberta dos textos: a literatura em suas muitas direções
VIII Semana de Alfabetização
A professora e escritora Sonia Rosa, o escritor Otávio Júnior e a professora Ana Soares conversam sobre a relação entre leitura, literatura e escola.
Crianças como leitoras e escritoras - Parte I
8ª Jornada Pedagógica da Educação Infantil
A relação entre crianças de até 3 anos e a linguagem escrita. O papel da Educação Infantil de ampliar as experiências culturais dos alunos e de valorizar diferentes linguagens. Convidada: Maria Emilia Lopez, especialista em Educação Infantil e coordenadora do projeto de formação docente da Universidade de Buenos Aires.
Oralidade e infâncias
XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil (2020)
A professora e fonoaudióloga Fanni Hamphreis da Silva em uma conversa sobre oralidade e infâncias.