ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Jogando o lixo dentro - T1 EP3
SÉRIE

Já pensou que, quando descartamos lixo, não estamos jogando lixo fora, mas, sim, dentro? Vivemos todos em um único planeta, portanto, Repensar nossa relação com o que consumimos tornou-se urgente. Além desse “R”, temos ainda que Recusar, Reduzir, Reutilizar e só então Reciclar. Pensar globalmente e agir localmente tem tudo a ver com essa mudança de atitude com relação ao lixo que produzimos.

O programa fala das leis que buscam combater o excesso de produtos danosos ao ambiente, como as sacolas plásticas, os descartáveis (canudos, copos, pratos, talheres etc.) e também aborda temas como a obsolescência programada e o descarte de lixo eletrônico e de medicamentos.

Convidados:
Bárbara Franz – oceanógrafa e química, é doutora em Planejamento Ambiental, mestre em Geociências, especialista em Gestão Pública e professora-adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). http://lattes.cnpq.br/3415405137542697

Carlos Augusto Assumpção de Figueiredo – doutor em Ciências Biológicas, é professor associado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e faz estágio de pós-doutoramento em Cientometria do Ecoturismo e Turismo de Base Comunitária no Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (Cegot) da Universidade de Coimbra, Portugal. http://lattes.cnpq.br/3028042765142332

Fábio Verissimo Correa – doutor em Ciências Ambientais, é pós-doutorando em Ciências Ambientais no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), professor associado no Departamento de Ciências Naturais da Unirio e pesquisador visitante na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). http://lattes.cnpq.br/3463191518030972

Participações:
Cristal Muniz – designer, autora do projeto Uma Vida Sem Lixo. https://umavidasemlixo.com/

Rayane Romão Saad – aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), também desenvolve estudos sobre os impactos do lixo nas praias.

 Plataformas digitais MultiRio:
 Portal: multirio.rj.gov.br
 Assista MultiRio: multi.rio/assista
 Canal MultiRio no Youtube: Youtube.com/MULTIRIOSME
 Facebook: Fb.com/MultiRio
 Instagram: @multirio_oficial
 Twitter: @multirio

 Plataformas digitais UNIRIO:
 Núcleo de Imagem e Som - NIS: www.unirio.br/nis
 Canal UNIRIO-NIS no Youtube: Youtube.com/NISUNIRIO
 e-mail: podcast@unirio.br
 Instagram: @unirio_oficial
 Twitter: @UNIRIO_Oficial

 Série Aventuras Cariocas, da MultiRio: https://tinyurl.com/AventurasCariocas

 Instituto Lixo Zero Brasil: https://ilzb.org/

 Redes sociais de Carlos Augusto Figueiredo: https://linktr.ee/carlosfigueiredo

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
Informação: patrimônio e memória - T3 EP6

Informação: patrimônio e memória - T3 EP6

11/12/2020

Desde que o ser humano está no planeta, ele sente necessidade de armazenar informação. Além das paredes das cavernas, do papel, das músicas e de outros suportes que existem há séculos, hoje temos novas formas de guardar e proteger dados e informações.Nossos convidados falam também sobre a importância da memória social na evolução da nossa sociedade.

Ouvi Falar

audio
Muito além dos livros - T3 EP5

Muito além dos livros - T3 EP5

04/12/2020

Felizmente, existem infinitas portas e janelas para o conhecimento, além dos livros. Museus, cinema e outras linguagens do audiovisual, as artes visuais, a oralidade, a moda, enfim, tudo pode ser fonte de informação que contribui para que possamos construir nosso conhecimento.E quanto mais variadas as fontes, mais rico é o nosso acervo de experiências e aprendizados. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Natalia Christofoletti Barrenha – doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Multimeios da Universidade de Campinas (Unicamp). É autora do livro A experiência do cinema de Lucrecia Martel: resíduos do tempo e sons à beira da piscina.Maria Lia Gautério – mestre em Arte e Cultura Contemporânea pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Tem pós-graduação em Fotografia – Imagem, Memória e Comunicação pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professora de Artes Visuais no ensino médio e no curso de especialização Saberes e Fazeres no Ensino de Artes Visuais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.Alexander Kellner – é paleontólogo, com mestrado e doutorado em Paleontologia. É pesquisador e professor no Museu Nacional da UFRJ e atual diretor da instituição. Participações por áudio:Vera Lúcia Borges – professora e pesquisadora no Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e autora do projeto de extensão A Contemplação da Paisagem.Eduardo Ades – diretor de documentários, aborda assuntos tão diversos como a vida de Torquato Neto, o Palácio Monroe, demolido em 1975, e o desastre de Mariana (MG). Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
Livros, portas do saber - T3 EP4

Livros, portas do saber - T3 EP4

27/11/2020

Seriam os livros os primeiros guardiões do conhecimento? O programa conta a história do surgimento do livro e destaca o impacto dessa invenção para a disseminação do conhecimento e o desenvolvimento das civilizações. Nossos convidados vão poder falar também sobre meios de incentivar os hábitos de leitura.Vivemos um boom de clubes de leitura virtuais, dos fan fictions, youtubers que bombam falando de literatura... isso são evidências de que o livro e a leitura estão se adequando aos novos tempos e às novas tecnologias? Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Eliana Yunes – formada em Filosofia e Letras , é mestre em Linguística/Semiologia, e doutora em Linguística e em Literatura Comparada, com pós-doutorado em Leitura e em Formação de Leitores. Foi professora da PUC-Rio e segue professora visitante em universidades públicas brasileiras e do exterior. Criou, para a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de Leitura (Proler). André Vieira de Freitas Araújo – formado em Biblioteconomia e Documentação , é mestre em História Social e doutor em Ciência da Informação. É professor-adjunto e vice-coordenador do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E é professor no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Kelvin Falcão Klein – formado em Comunicação Social, é mestre em Letras - Literatura Comparada e doutor em Teoria Literária. É professor-adjunto da Escola de Letras e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Participações por áudios gravados:Graziele Gomes – estudante de graduação em Biblioteconomia na Unirio e bolsista no Programa de Educação Tutorial PET- Biblioteconomia do Ministério da Educação (MEC).Adriel Bispo – menino baiano de 12 anos, que virou influenciador digital graças à sua conta no Instagram livros do ADRII, que tem hoje mais de 730 mil seguidores. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
Democratização do conhecimento - T3 EP3

Democratização do conhecimento - T3 EP3

19/11/2020

Vivemos num tempo em que a internet ocupa parte importante de nossas vidas, inclusive no âmbito da comunicação. No entanto, milhões de pessoas ainda são excluídas desse acesso, o que atrapalha seu desenvolvimento em todos os sentidos, inclusive, o econômico e o educacional. Além dos livros, das bibliotecas e dos museus, como é possível tornar mais democrático o acesso à informação e ao conhecimento? Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Simone Weitzel – professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), bacharel em Biblioteconomia  e mestre e doutora em Ciência da Informação.Diana Passy – formada em Editoração, trabalha há 12 anos no mercado editorial, atuando com jovens leitores. Criou a Flipop, um festival de literatura pop focado em jovens leitores.Jaílson de Souza e Silva – geógrafo, com mestrado em Educação e doutorado em Sociologia da Educação . É pós-doutor pelo John Jay College of Criminal Justice of City University of New York. É professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), fundou o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, foi secretário de Educação do município de Nova Iguaçu (RJ) e subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Participações por áudios gravados:Sarha Santos – estudante Elisa Machado – professora da Escola de Biblioteconomia da UnirioRaíssa Luara de Oliveira, a Lua – estudante de 12 Anos, criou a Biblioteca Mundo da Lua na comunidade dos Tabajaras, em Copacabana. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
Informação de qualidade - T3 EP2

Informação de qualidade - T3 EP2

13/11/2020

O programa debate a explosão de desinformação e de notícias falsas que assola hoje as redes sociais. Os convidados analisam as origens desse movimento e propõem formas de preparar melhor a sociedade para identificar e anular informações dessa natureza, o que eles chamam de “letramento informacional”. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Marianna Zattar – mestre e doutora em Ciência da Informação. É docente da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Alberto Calil – graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais . É professor associado I do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Biblioteconomia em suas relações com as práticas socioculturais. Isabela Pimentel – formada em Jornalismo e História, é mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais, com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Fundou a Comunicação Integrada Cursos e Soluções, empresa que oferece consultoria de planejamento de comunicação integrada e gestão de crise a empresas. Fundou também a Escola de Comunicação e Crise, totalmente online, dedicada à capacitação de líderes em gestão de projetos, prevenção de crises e planejamento. Isabel é coautora do livro Diálogos: uma coleção de experiências para a aprimorar a comunicação com empregados (São Paulo, In House, 2019). Participações por áudios gravados:Ana Rita Cunha – jornalista e chefe de reportagem da agência de checagem de notícias Aos Fatos. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
A construção do conhecimento - T3 EP1

A construção do conhecimento - T3 EP1

06/11/2020

O programa discute como a evolução da humanidade ocorre em paralelo à produção de informações e de conhecimento mais acelerada, ao longo do tempo. Mas será que acumular informação gera conhecimento? Aí entra o papel fundamental da educação, pois o conhecimento requer uma ação constante de formação e aprendizado que envolve ainda questões cognitivas, sociais, econômicas etc. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Gustavo Saldanha – formado em Biblioteconomia, com especialização em Filosofia Medieval, Gustavo tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação. É pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor-adjunto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Heloisa Dias Bezerra – bacharel em Ciências Sociais e mestre e doutora em Ciência Política.Professora do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais da Unirio. Participações por áudios gravados:Eliane Ribeiro Andrade – doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação aa Unirio. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

texto
Alimentação do futuro - mais informações

Alimentação do futuro - mais informações

02/10/2020

A comida do futuro tem a ver com genética  e sustentabilidade! A preocupação com o meio ambiente vai se tornar central e impactar nossos padrões de consumo, inclusive de alimentos. Mas como essa percepção sobre o que comemos está seguindo os passos da evolução da ciência? Qual a relação entre alimento e saúde em nível molecular? Chegamos na era da nutrigenética e da nutrigenômica. ConvidadosAnderson Junger Teodoro – professor associado no Departamento de Ciência de Alimentos e  diretor de pesquisa na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).  Mestre e doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). http://lattes.cnpq.br/1379990567646374 Manuela Dolinsky – mestre em Nutrição Humana e doutora em Ciências. É professora no Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF).  É ainda presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4), na gestão 2019-22 e presidente do Fórum Estadual de Profissões Regulamentadas do Rio de Janeiro (Fórum-RJ), na gestão 2020-23, e autora de livros de nutrição. http://lattes.cnpq.br/0438533571706181Luna Azevedo –  formada  em Nutrição pela Unirio, é especialista em Ortomolecular e Fitoterapia pela Asssociação Brasileira de Nutrição (Asbran). Em 2012,  fundou as clínicas Nutrindo Ideais. http://www.nutrindoideais.com.br/sobre/ Participações por áudios gravadosJulio Delaprane – Professor na Faculdade de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). André Nogueira  – Pesquisador e instrutor na Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA). Doutor em Design Estratégico, com foco em Sustentabilidade e Equidade pelo Instituto de Design de Chicago (EUA).www.chicagofoodpolicy.comwww.hsph.harvard.edu/d-lab Série Multiclube:http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/13295-biotecnologia-modo-de-usar Plataformas digitais da MultiRioPortal: http://multirio.rj.gov.br/Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/Canal Multirio no Youtube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSMEFacebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOXInstagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da UnirioNúcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nisCanal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featurede-mail: podcast@unirio.brInstagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O Ouvi Falar é uma coprodução da Unirio e da MultiRioDireção: Ricardo BritoApresentação e roteiro: Patrícia CostaCoordenação: Carol Carpintéro e Camila SilvestreCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroProdução: Bruno RibeiroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo Goulart Estagiária: Larissa SantiagoProdução musical e sonoplastia: Ian Murray

Ouvi Falar

audio
Alimentação do futuro - T2 EP6

Alimentação do futuro - T2 EP6

02/10/2020

O programa vai falar sobre a comida do futuro, que tem a ver com genética e sustentabilidade! Ou seja, a preocupação com o meio ambiente vai se tornar central e impactar nossos padrões de consumo, inclusive de comida.O fato é que essa percepção sobre o que comemos está seguindo os passos da evolução da ciência, a ponto de se buscar entender a relação entre alimento e saúde em nível molecular! Chegamos à era da nutrigenética e da nutrigenômica. Apresentação: Patrícia Costa Convidados:•    Anderson Junger Teodoro – professor associado no Departamento de Ciência de Alimentos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e diretor de Pesquisa na mesma instituição. Mestre e doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).•    Manuela Dolinsky – professora no Departamento de Nutrição e Dietética da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (UFF), com doutorado em Ciências e mestrado em Nutrição Humana. Manuela também é presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 4ª Região (CRN-4), na gestão 2019-22, e também presidente do Fórum Estadual de Profissões Regulamentadas do Rio de Janeiro (Forum-RJ), na gestão 2020-23, além de autora de livros de nutrição.•    Luna Azevedo – formada em Nutrição pela Unirio, é especialista em Ortomolecular e Fitoterapia pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Em 2012, fundou as clínicas Nutrindo Ideais. Participações por áudios gravados:•    Julio Delaprane – professor na Faculdade de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). •    André Nogueira – doutor em Design Estratégico pelo Instituto de Design de Chicago, com foco em Sustentabilidade e Equidade. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom. Saiba mais: https://tinyurl.com/AlimentacaoFuturo

Ouvi Falar

audio
O guia alimentar brasileiro T2 EP5

O guia alimentar brasileiro T2 EP5

24/09/2020

O programa vai dissecar o Guia alimentar para a população brasileira, considerado um dos mais completos da atualidade e elogiado pela comunidade científica em todo o mundo. O principal objetivo do guia é oferecer à população informações confiáveis sobre alimentação saudável e também sobre a prevenção de doenças crônicas, como obesidade e diabetes, por meio das melhores escolhas alimentares. Vamos mostrar que o guia serve também para subsidiar políticas públicas, programas e ações que incentivem, protejam e promovam a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.Temas que o guia traz, como a escolha dos alimentos, o ato de comer e até os obstáculos que impedem uma boa alimentação são abordados no programa. Apresentação: Patrícia Costa Convidados:Michelle Teixeira  –  mestre e doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental, com especialização em Nutrição Clínica, professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de nutrição materno-infantil.Daniela Silva Canella  –  mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública, professora no Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP). Vanessa Schottz Rodrigues  –  doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e mestre em Saúde Pública. Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé, e professora colaboradora na Unirio. É pesquisadora no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). Participações por áudios gravados:•    Michele Bento  –  nutricionista funcional e materno infantil •    Aline Barbosa  –  moradora do Méier, no Rio de Janeiro•    Andréa Santiago  –  moradora do Rio de Janeiro Gravado de forma remota por meio de ferramentas de reunião virtual. Saiba mais: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/16583-o-guia-alimentar-brasileiro

Ouvi Falar

texto
O guia alimentar brasileiro - mais informações

O guia alimentar brasileiro - mais informações

24/09/2020

O Guia Alimentar para a população brasileira é considerado um dos mais completos da atualidade e elogiado pela comunidade científica em todo o mundo. Vamos mostrar que o guia serve não só para ajudar as pessoas a fazer escolhas alimentares saudáveis como também para subsidiar políticas públicas, programas e ações que incentivem, protejam e promovam a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população adulta e infantil. ConvidadosMichelle Teixeira  –  mestre e doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental, com especialização em Nutrição Clínica, professora na Unirio. (http://lattes.cnpq.br/5798390719855026)Daniela Silva Canella  –  mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública, professora no Departamento de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pesquisadora científica no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Universidade de São Paulo (USP). (http://lattes.cnpq.br/3074020679309873)Vanessa Schottz Rodrigues  –  doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade e mestre em Saúde Pública. Professora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé e professora colaboradora na Unirio. É pesquisadora no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). (http://lattes.cnpq.br/7905415948763606) Participações por áudios gravadosMichele Bento  –  nutricionista funcional e materno infantil @nutrimichellebentoAline Barbosa  –  moradora do Méier, no Rio de JaneiroAndréa Santiago  –  moradora do Rio de Janeiro Série aquela Conversahttp://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/10214-comida-de-verdade Série Saúde é Vidahttps://www.youtube.com/watch?v=VbTh7WXnP80 Plataformas digitais da MultiRioPortal: http://multirio.rj.gov.br/Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/Canal Multirio no Youtube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSMEFacebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOXInstagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da UnirioNúcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nisCanal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featurede-mail: podcast@unirio.br Instagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

audio
Você é o que escolhe comer? T2 EP4

Você é o que escolhe comer? T2 EP4

17/09/2020

O programa discute como as relações de consumo passaram por mudanças ao longo do tempo. Se antes, nos primórdios da civilização, comer era um ato de sobrevivência, hoje isso pode representar um estilo de vida.Vamos saber como a propaganda tem papel importante nos hábitos de consumo de alimentos. O que escolhemos comer segue modismos? As leis e políticas públicas visam proteger o consumidor dos excessos de sódio, de açúcar e de química. E o que podemos fazer para não cair em pegadinhas? Light e diet são a mesma coisa? Integral ou não integral? E a validade dos produtos é válida? Os orgânicos são tudo isso que prometem ser mesmo? E como a indústria de alimentos planeja seus produtos? Apresentação: Patrícia Costa Convidados:•    Ellen Mayra Menezes Ayres – mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua em Análise Sensorial de Alimentos e Estudos do Comportamento de Consumidores, bem como em Desenvolvimento de Produtos, Agricultura Familiar Orgânica e Agroecológica e Rotulagem de Alimentos. É professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).•    Carolina Grabner Reis – engenheira de Alimentos, com 15 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento. Conhecimentos: Desenvolvimento de produtos, Pesquisa e Desenvolvimento, Novos Produtos, Formulação, Processos, Gestão, Conhecimento Técnico, Bebidas e Alimentos, Novas Tecnologias, Gerenciamento, Equipe e Projetos.•    Rafael Silva Cadena – mestre e doutor em Alimentos e Nutrição, professor na Unirio de Técnica Dietética e Análise Sensorial de Alimentos. Na pós-graduação, é professor permanente do PPG em Alimentos e Nutrição. Participações por áudios gravados:•    Cristina Diestel – professora de Nutrição na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj.•    Márcia Barreto Feijó – professora do Departamento de Bromatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual ZOOM. Saiba mais: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/16555-voc%C3%AA-%C3%A9-o-que-escolhe-comer

Ouvi Falar

texto
Você é o que escolhe comer? - mais informações

Você é o que escolhe comer? - mais informações

17/09/2020

As relações de consumo passaram por mudanças ao longo do tempo. Se antes, nos primórdios da civilização, comer era um ato de sobrevivência, hoje isso pode representar um estilo de vida.Vamos saber como a propaganda tem papel importante nos hábitos de consumo de alimentos e entender melhor as informções nas embalagens dos alimentos. O que escolhemos comer segue vontades internas ou externas? ConvidadosEllen Mayra Menezes Ayres – mestre e doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos. É professora na Unirio. (http://lattes.cnpq.br/1348187758193469)Carolina Grabner Reis – engenheira de Alimentos, com 15 anos de experiência em Pesquisa e Desenvolvimento.Rafael Silva Cadena – mestre e doutor em Alimentos e Nutrição, professor na Unirio de Técnica Dietética e Análise Sensorial de Alimentos. Na pós-graduação, é professor em Alimentos e Nutrição. (http://lattes.cnpq.br/4132892935442910) Participações por áudios gravadosCristina Diestel – professora de Nutrição na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj.Márcia Barreto Feijó – professora do Departamento de Bromatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Série Atitude Conscientehttp://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/2053-alimentacao-e-qualidade-de-vida Plataformas digitais da MultiRioPortal: http://multirio.rj.gov.br/Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/Canal Multirio no Youtube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSMEFacebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOXInstagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da UnirioNúcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nisCanal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featurede-mail: podcast@unirio.brInstagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

texto
Do campo à mesa - mais informações

Do campo à mesa - mais informações

11/09/2020

O Brasil se destaca na produção mundial de alimentos, ocupando a quarta posição, atrás da China, dos Estados Unidos e da Índia! Mas como as inovações tecnológicas transformaram essa indústria e contribuíram para melhorar o abastecimento para a população? Como colaboram para diminuir o desperdício de alimentos no transporte, no armazenamento e na distribuição? Qual o papel da agricultura familiar na produção dos alimentos do dia a dia? Convidados•    Cristina Yoshie Takeiti – mestre em Alimentos e Nutrição, doutora em Tecnologia de Alimentos e pós-doutora em Pós-Colheita. É pesquisadora na Embrapa Agroindústria de Alimentos e professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). http://lattes.cnpq.br/2731571246957085•    Mariana Simões Larraz Ferreira – engenheira de Alimentos e doutora em Bioquímica, Química e Tecnologia de Alimentos pela École Montpellier SupAgro (França). É pesquisadora e professora na Unirio. http://lattes.cnpq.br/6362184968085817•    Ana Elizabeth de Gusmão –  mestre em Nutrição e doutora em Ciência de Alimentos, com foco em Bioquímica. http://lattes.cnpq.br/6743437678632057 Participações por áudios gravados•    Joyce Duarte – zootecnista que trabalha com produção de leite orgânico. •    Fátima dos Orgânicos – produtora familiar de vegetais. https://organicosdafatima.com.br/•    Elaine Leão – engenheira de Alimentos e doutoranda em Ciência dos Alimentos e Nutrição pela Unirio. Série #educahttp://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/15096-agricultura-familiar-urbana-e-org%C3%A2nica Livro “Agro é Paz - Análises e propostas para o Brasil alimentar o mundo”Organizador: Roberto Rodrigues - Ano: 2018.Editora: ESALQ Live sobre a 2ª temporada do Ouvi Falar: https://www.youtube.com/watch?v=Qjycuio7nrs Plataformas digitais da MultiRio•    Portal: http://multirio.rj.gov.br/•    Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/•    Canal Multirio no YouTube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME•    Facebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOX•    Instagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/•    Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da Unirio•    Núcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nis•    Canal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featured•    e-mail: podcast@unirio.br•    Instagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/•    Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

audio
Do campo à mesa T2 EP3

Do campo à mesa T2 EP3

11/09/2020

O Brasil se destaca na produção mundial de alimentos, ocupando a quarta posição, atrás da China, dos Estados Unidos e da Índia! Mas como as inovações tecnológicas transformaram essa indústria e contribuíram para melhorar o abastecimento para a população? Como colaboram para diminuir o desperdício de alimentos no transporte, no armazenamento e na distribuição? Qual o papel da agricultura familiar na produção dos alimentos do dia a dia? Apresentação: Patrícia CostaConvidados•    Cristina Yoshie Takeiti – mestre em Alimentos e Nutrição, doutora em Tecnologia de Alimentos e pós-doutora em Pós-Colheita. É pesquisadora na Embrapa Agroindústria de Alimentos e professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). •    Mariana Simões Larraz Ferreira – engenheira de Alimentos e doutora em Bioquímica, Química e Tecnologia de Alimentos pela École Montpellier SupAgro (França). É pesquisadora e professora na Unirio. •    Ana Elizabeth de Gusmão –  mestre em Nutrição e doutora em Ciência de Alimentos, com foco em Bioquímica. Participações por áudios gravados•    Joyce Duarte – zootecnista que trabalha com produção de leite orgânico. •    Fátima dos Orgânicos – produtora familiar de vegetais.•    Elaine Leão – engenheira de Alimentos e doutoranda em Ciência dos Alimentos e Nutrição pela Unirio. Saiba mais: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/16537-do-campo-%C3%A0-mesa-2

Ouvi Falar

texto
Saúde na quarentena - mais informações

Saúde na quarentena - mais informações

04/09/2020

A quarentena vem causando impacto na saúde das pessoas, inclusive pela ótica da alimentação – ou da falta dela! Que mudanças a quarentena provocou nos hábitos alimentares da população? Será que estamos comendo direito? Porque não basta ter acesso à comida, é preciso comer bem! Convidados•    Luana Azevedo de Aquino – doutora em Saúde Coletiva e Epidemiologia, professora de Nutrição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) da Unirio. http://lattes.cnpq.br/3679995866885029•    Paulo Sergio Marcellini – mestre e doutor em Alimentos e Nutrição, professor no Departamento de Bioquímica do Instituto Biomédico da Unirio. http://lattes.cnpq.br/0157735661216251•    Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão – mestre em Nutrição, doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente e professora na Unirio. http://lattes.cnpq.br/8029530315519009 Participações por áudios gravados•    René Lopo – nutricionista e membro da Coordenação Nacional do Programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de bancos de alimentos.http://www.sesc.com.br/portal/site/mesabrasilsesc/home/•    Isabela Bizotto – moradora da comunidade da Nova Holanda, que faz parte do Complexo da Maré, uma das regiões mais carentes do Rio de Janeiro. •    Nicolas Bizotto – filho da Isabela.•    Thaís Ferreira – nutricionista e professora na Unirio Série Conceito & Açãohttp://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/assista/tv/1378-obesidade-e-h%C3%A1bitos-alimentaresSérie Saúde É Vidahttps://www.youtube.com/watch?v=kRSNk_FRWNc&list=PLHrzOhV9meSwhMe8x5U4Ip2U4yH5KAA5P&index=14&t=89s Live sobre a 2ª temporada do Ouvi Falar: https://www.youtube.com/watch?v=Qjycuio7nrs Plataformas digitais da MultiRio•    Portal: http://multirio.rj.gov.br/•    Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/•    Canal Multirio no YouTube: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME•    Facebook: https://www.facebook.com/MultiRio/?epa=SEARCH_BOX•    Instagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/•    Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da Unirio•    Núcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nis•    Canal Unirio-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirio/featured•    e-mail: podcast@unirio.br•    Instagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/•    Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

audio
Saúde na quarentena - T2 EP2

Saúde na quarentena - T2 EP2

03/09/2020

O programa fala dos impactos que a quarentena vem causando na saúde das pessoas, pela ótica da alimentação – ou da falta dela!Que mudanças a quarentena provocou nos hábitos alimentares da população? Se, por um lado, milhares de famílias estão precisando cozinhar mais dentro de casa, por outro, outros milhares estão tendo de lidar com a escassez de alimentos. E, será que estamos comendo direito? Porque não basta ter acesso à comida, é preciso comer bem.Os convidados explicam o que é segurança alimentar, e como a quarentena agravou a fome. Estimativas apontam que 7% da população brasileira, ou seja, quase 15 milhões de pessoas, estão em situação de extrema pobreza. E apontam iniciativas como a dos bancos de alimentos, que visam amenizar essa situação. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:•    Luana Azevedo de Aquino – doutora em Saúde Coletiva e Epidemiologia, professora de Nutrição na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional (PPGSAN) da Unirio. •    Paulo Sergio Marcellini – mestre e doutor em Alimentos e Nutrição, professor no Departamento de Bioquímica do Instituto Biomédico da Unirio.•    Leila Sicupira Carneiro de Souza Leão – mestre em Nutrição, doutora em Saúde Pública e Meio Ambiente e professora na Unirio. Participações por áudios gravados:•    René Lopo – nutricionista e membro da Coordenação Nacional do Programa Mesa Brasil Sesc, uma rede nacional de bancos de alimentos.•    Isabela Bizotto – moradora da comunidade da Nova Holanda, que faz parte do Complexo da Maré, uma das regiões mais carentes do Rio de Janeiro. •    Nicolas Bizotto – filho da Isabela.•    Thaís Ferreira – nutricionista e professora da Unirio Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual ZOOM. Saiba mais: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/ouca/webradio/16511-sa%C3%BAde-na-quarentena-1

Ouvi Falar

texto
Alimentos em todos os sentidos - mais informações

Alimentos em todos os sentidos - mais informações

27/08/2020

Comer é um ato social e vai além de nutrir o corpo. Comemos também para alimentar nossos sentidos, nossa alma, nossa mente. Vamos abordar ainda a história e a evolução tecnológica do preparo da comida. A correria da vida moderna nos afastou do ritual do bem comer, em torno de uma mesa, com calma, apreciando o sabor dos pratos. Uma das consequências é o impacto negativo sobre a nossa saúde física e mental. Por isso, é preciso valorizar os momentos das refeições, algo tão importante que faz parte das diretrizes que regem as políticas públicas de saúde. Escute aqui: https://tinyurl.com/y3ga3zty Convidados:MÔNICA VALLE DE CARVALHO – mestre e doutora em Memória Social, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Nutrição Social. (http://lattes.cnpq.br/9932690023882634); CLÁUDIA ROBERTA BOCCA SANTOS –  doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde. Com especialização em Saúde da Família, é vice-coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (Nusan) da UNIRIO. (http://lattes.cnpq.br/6023310450555344); CAMILLA ESTIMA – nutricionista, pós-doutora em Epidemiologia, doutora em Ciências e pesquisadora visitante no Projeto EAT (Eating Among Teens) da Universidade de Minnesota – EUA. É também especialista em Nutrição Comportamental. (http://lattes.cnpq.br/9093368394831765) Participações por áudios gravadosMarcella Lopes Guimarães –  mestre em Letras, doutora em História e especialista em Saúde e Alimentação na Idade Média. Autora do livro Capítulos de história: o trabalho com fontes.Mariana Melo – nutricionista e proprietária do Cozinha Equilibrada. www.cozinhaequilibrada.com.br Live sobre a 2ª temporada do Ouvi Falar: https://www.youtube.com/watch?v=Qjycuio7nrs Plataformas digitais da MultiRioPortal: http://multirio.rj.gov.br/Assista MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/Canal MultiRio no YouTube: https://www.youtube.com/MULTIRIOSMEFacebook: https://www.facebook.com/MultiRioInstagram: https://www.instagram.com/multirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/MultiRio Plataformas digitais da UNIRIONúcleo de Imagem e Som – NIS:  http://www.unirio.br/nisCanal UNIRIO-NIS no YouTube: https://www.youtube.com/user/nisunirioe-mail: podcast@unirio.brInstagram: https://www.instagram.com/unirio_oficial/Twitter: https://twitter.com/UNIRIO_Oficial O podcast Ouvi Falar é uma coprodução da MultiRio e da Unirio Ficha técnica MultiRioApresentação e roteiro: Patrícia CostaDireção: Ricardo BritoProdução: Bruno RibeiroProdução musical e sonoplastia: Ian Murray Ficha técnica UNIRIO Coordenação: Camila Silvestre e Carol Carpintéro 1ª temporadaCuradoria e pesquisa: Natascha KrepskyApoio à pauta e roteiro: Rodrigo GoulartAssistente de produção: Clarissa Naveira2ª temporadaCuradoria e pesquisa: Anderson TeodoroApoio à pauta e roteiro: Norma Nascimento e Rodrigo GoulartEstagiária: Larissa Santiago

Ouvi Falar

audio
Alimentos em todos os sentidos - T2 EP1

Alimentos em todos os sentidos - T2 EP1

27/08/2020

Comer é um ato social e vai além de nutrir o corpo. Comemos também para alimentar nossos sentidos, nossa alma, nossa mente. Vamos abordar ainda a história e a evolução tecnológica do preparo da comida. A correria da vida moderna nos afastou do ritual do bem comer, em torno de uma mesa, com calma, apreciando o sabor dos pratos. Uma das consequências é o impacto negativo sobre a nossa saúde física e mental. Por isso, é preciso valorizar os momentos das refeições, algo tão importante que faz parte das diretrizes que regem as políticas públicas de saúde. Convidados:MÔNICA VALLE DE CARVALHO – mestre e doutora em Memória Social, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialista em Nutrição Social.CLÁUDIA ROBERTA BOCCA SANTOS –  doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde. Com especialização em Saúde da Família, é vice-coordenadora do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (Nusan) da UNIRIO.CAMILLA ESTIMA – nutricionista, pós-doutora em Epidemiologia, doutora em Ciências e pesquisadora visitante no Projeto EAT (Eating Among Teens) da Universidade de Minnesota – EUA. É também especialista em Nutrição Comportamental. Saiba mais: https://tinyurl.com/AlimentosEmTodosSentidos

Ouvi Falar

audio
A Terra conta histórias - T1 EP6

A Terra conta histórias - T1 EP6

21/07/2020

Neste episódio, vamos saber como a natureza, com suas terras, águas, rochas e fósseis, conta-nos suas histórias... e como a nossa cultura, com a arte, em especial a literatura, conta as histórias da natureza. Sabia que a Terra conta histórias por meio de seus fósseis, rochas, e outros componentes antigos? Nossos convidados vão mostrar também como a Geologia, a Biologia, a Botânica e outras áreas da ciência podem e devem ser apresentadas de forma lúdica para a população em geral e, em especial, para as crianças e jovens.  Convidados:  Luiza Corral Martins de Oliveira Ponciano – paleontóloga, professora na UFRJ, doutora em Geologia e coordenadora do projeto de extensão GeoTales, que une Geociências e Artes. http://lattes.cnpq.br/0519721250469036  Leonardo Ávilla – é paleozoólogo, doutor em Ciências Biológicas, professor-adjunto e pesquisador na UFRJ e criador dos projetos PaleoJR e Eu, Mamífero? http://lattes.cnpq.br/5383557718345145  Participações por áudios gravados:  Brunna Ellen e Gabriel Mação – alunos de graduação na Unirio.  Stela Mariana de Moraes – diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (Uberaba-MG), que abriga o Centro de Pesquisas Paleontológicas Lewellyn Ivor Price e o Museu dos Dinossauros de Uberaba (MG).  Camila Patreze – professora do Departamento de Botânica, do Instituto de Biociências da Unirio.  Denise Klein – professora de Botânica na Unirio e coordenadora do Grupo Floraprendizado.  Série Ensinar e Aprender, da MultiRio  Projeto Geotales: https://geotalesunirio.wixsite.com/geotales  Instagram: @geotales/  Facebook: @GeoTalesUnirio  Artigos da Profa. Luiza Ponciano: http://www.researchgate.net/profile/Luiza_Ponciano2  Sobre o Projeto PaleoJR: https://www.blogs.unicamp.br/colecionadores/2017/05/27/projeto-paleojr-paleontologia-para-a-educacao-basica/  Projeto Eu Mamífero: https://www.instagram.com/p/B8q4s5UJrB5/  Museu dos Dinossauros, de Peirópolis, Uberaba (MG): http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/uberaba/museu-dos-dinossauros  Geopark Uberaba: http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,45369  Jardim Didático e Evolutivo da Unirio – visitas guiadas pelo e-mail: camila.m.patreze@unirio.br  Grupo Floraprendizado no Facebook:  https://www.facebook.com/pg/Grupo-Floraprendizado-113023693432589/posts/  Plataformas digitais MultiRio: Portal: multirio.rj.gov.br Assista MultiRio: multi.rio/assista Canal MultiRio no Youtube: Youtube.com/MULTIRIOSME Facebook: Fb.com/MultiRio Instagram: @multirio_oficial Twitter: @multirio  Plataformas digitais UNIRIO: Núcleo de Imagem e Som - NIS: www.unirio.br/nis Canal UNIRIO-NIS no Youtube: Youtube.com/NISUNIRIO e-mail: podcast@unirio.br Instagram: @unirio_oficial Twitter: @UNIRIO_Oficial

Ouvi Falar

audio
Como reviver uma lagoa - T1 EP5

Como reviver uma lagoa - T1 EP5

17/07/2020

Espelhos d’água como lagos, lagoas e lagunas sofrem com diversos problemas. Poluição, floração de algas, espécies invasoras, toxicidade e mortandade de peixes são apenas alguns deles. Mas, é possível também recuperá-los, mesmo quando eles parecem completamente mortos. Neste programa, os especialistas vão contar como plantas e animais podem ajudar nesse processo de recuperação e como a ação humana, que degrada, também pode recuperar as lagoas com ciência, inovação e diálogo com a sociedade.  Convidados:  Igor Christo Miyahira – biólogo, doutor em Ecologia e Evolução e professor na Unirio. http://lattes.cnpq.br/7213907571500742 Luciano Neves dos Santos – oceanógrafo, professor na Unirio e coordenador do projeto Eco-Shift. http://lattes.cnpq.br/8407855673136236  Raquel de Almeida Ferrando Neves – bióloga marinha, mestre e doutora em Ecologia e líder do grupo de pesquisa Ecologia Aquática Experimental e   Aplicada, da Unirio. http://lattes.cnpq.br/4355139849741531  Participações por áudios gravados:  Nathália Rodrigues Corrêa da Silva, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Unirio.  Isnaldo dos Santos, um dos pescadores mais antigos da Lagoa Rodrigo de Freitas.  Kauan Nunes Fonseca, mestrando no Programa de Biodiversidade Neotropical da Unirio.    Plataformas digitais MultiRio:  Portal: multirio.rj.gov.br/  Assista MultiRio: www.multirio.rj.gov.br/assista/  Canal MultiRio no YouTube: www.youtube.com/user/MULTIRIOSME  Facebook: MultiRio  Instagram: @MultiRio_Oficial  Twitter: @MultiRio    Plataformas digitais da UNIRIO:  Núcleo de Imagem e Som (NIS): www.unirio.br/nis  Canal Unirio-NIS no YouTube: www.youtube.com/user/nisunirio/featured  e-mail: podcast@unirio.br  Instagram: @Unirio_Oficial  Twitter: @Unirio_Oficial    Tecnologia water cleanser: https://www.thewatercleanser.com/  O papel do falso mexilhão preto, na melhoria da água da Lagoa Rodrigo de Freitas: Raquel A. F. Neves, Clarissa Naveira, Igor Christo Miyahira, Samira G. M. Portugal, Natascha Krepsky & Luciano Neves dos Santos. 2020. Are invasive species  always negative to aquatic ecosystem services? The role of dark false mussel for water quality improvement in a multi-impacted urban coastal lagoon. Water Research, in press.  Endereço para o artigo: https://doi.org/10.1016/j.watres.2020.116108  Série Como É Que É?, da MultiRio: http://www.multirio.rj.gov.br/assista/index.php/video/112-o-mar-nao-ta-pra-peixe  Projeto de extensão Conhecendo as HABs: @conhecendoashabs

Ouvi Falar

audio
Água nossa de todo dia - T1 EP4

Água nossa de todo dia - T1 EP4

10/07/2020

Sabia que apenas 0,02% de toda a água do planeta é potável? Por isso, precisamos cuidar muito bem dessas fontes de água. Geralmente, são rios e lagos, mas é possível coletar água da chuva e até dessalinizar a água do mar. Mas, o melhor mesmo é proteger nossos rios da poluição e da degradação. Vamos conhecer algumas iniciativas que visam recuperar os mananciais e garantir água de qualidade para as grandes cidades. E compreender como o uso racional desse precioso bem é obrigação de cada um de nós. Convidados: Christina Wyss Castelo Branco – bióloga e doutora em Ciências Biológicas. Atualmente é professora titular na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), coordenando projetos institucionais na área de Ecologia Aquática. http://lattes.cnpq.br/6129052109183586 Samira da Guia Mello Portugal – doutora em Química, é pesquisadora no Laboratório de Análises Químicas e Ambientais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e atua em colaboração com o Núcleo de Estudos Limnológicos da Unirio desenvolvendo projetos relacionados à qualidade de água. http://lattes.cnpq.br/2949940482598517 Viviane Bernardes dos Santos Miranda – doutora em Ecologia e Evolução, atualmente faz pós-doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), pesquisando amebas testáceas de reservatórios. http://lattes.cnpq.br/7444746454207037 Participações por áudios gravados: Mariana Guedes, aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Regina Franzoti, moradora de Vitória (ES). Adélia Duarte, moradora do Rio de Janeiro (RJ). Sonia Nunes, moradora do Rio de Janeiro (RJ). Cristiane Kieffer, moradora de Juiz de Fora (MG).  Plataformas digitais MultiRio: Portal: multirio.rj.gov.br Assista MultiRio: multi.rio/assista Canal MultiRio no Youtube: Youtube.com/MULTIRIOSME Facebook: Fb.com/MultiRio Instagram: @multirio_oficial Twitter: @multirio  Plataformas digitais UNIRIO: Núcleo de Imagem e Som - NIS: www.unirio.br/nis Canal UNIRIO-NIS no Youtube: Youtube.com/NISUNIRIO e-mail: podcast@unirio.br  Série Curiosos por Natureza, da MultiRio: https://tinyurl.com/CuriososPorNatureza  Projeto Teca Lages: @tecalajes  Projeto Mundo Plancton: @mundoplancton

Ouvi Falar

audio
Quando a ciência é pop - T1 EP2

Quando a ciência é pop - T1 EP2

26/06/2020

Sabia que a ciência e a cultura namoram desde que o homem é sapiens? As pinturas rupestres são apenas um dos primeiros indícios... Atualmente, uma das formas de se popularizar a ciência é ligá-la ao entretenimento. Um bom exemplo é a criação de heróis de quadrinhos com referências a insetos e outros artrópodes: o Homem-Aranha, o Homem-Formiga, a Vespa, o Besouro Verde... Outra fórmula de sucesso é abordar a ciência de forma criativa e divertida. Séries como CSIThe Big Bang Theory tornaram a ciência muito popular, principalmente entre os jovens. Ouça no podcast como a cultura pop pode tornar a ciência ainda mais popular e atraente para todos. Convidados: Elidiomar Ribeiro da Silva - é entomólogo, ou seja, estuda apaixonadamente os insetos, é editor adjunto da revista A Bruxa, mestre e doutor em Ciências Biológicas e professor adjunto do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da UNIRIO. http://lattes.cnpq.br/5241943666178242; Virgínia Codá - é bióloga, defensora das mulheres na ciência e mestranda em Divulgação Científica pela Fiocruz.  http://lattes.cnpq.br/4661258055566658 Participações: Jana Bianchi, escritora, tradutora, editora e blogueira. Fabiana Chimez, bióloga, com pós-graduação em Educação e Divulgação Científica e mestranda no curso de Ciências. Igor de Castro, biólogo e mestrando em Divulgação da Ciência pela Fiocruz.  Plataformas digitais MultiRio: Portal: multirio.rj.gov.br Assista MultiRio: multi.rio/assista Canal MultiRio no Youtube: Youtube.com/MULTIRIOSME Facebook: Fb.com/MultiRio Instagram: @multirio_oficial Twitter: @multirio  Plataformas digitais UNIRIO: Núcleo de Imagem e Som - NIS: www.unirio.br/nis Canal UNIRIO-NIS no Youtube: Youtube.com/NISUNIRIO e-mail: podcast@unirio.br Instagram: @unirio_oficial Twitter: @UNIRIO_Oficial  Série Detetives da Ciência, da MultiRio: https://tinyurl.com/DetetivesDaCiencia  Jana Bianchi: https://janabianchi.com.br/ e no twitter @janapbianchi  Fabiana Chimez  - Projeto Conversando com a Ciência: https://www.youtube.com/channel/UCOJDsxS6HdJcwLuBgJeOcgQ e facebook.com/conversandocomaciencia/  Bug Bites Podcast:https://www.youtube.com/channel/UCOJDsxS6HdJcwLuBgJeOcgQ  Revista A Bruxa: www.revistaabruxa.com  Colóquio de Zoologia Cultural: https://www.facebook.com/coloquiozoologiacultural/  Eidiomar Ribeiro da Silva: elidiomar@gmail.com  Virgínia Codá nas redes sociais:facebook.com/VCoda instagram: @ladybaggins

Ouvi Falar

audio
Praias de plástico - T1 EP1

Praias de plástico - T1 EP1

24/06/2020

O programa discute os principais elementos que poluem os oceanos e praias: plástico e petróleo. Que impactos essa poluição pode trazer para a nossa saúde? Você vai conhecer um pouco das pesquisas científicas desenvolvidas na UNIRIO que podem ajudar na solução deste problema. E ouvir sobre as soluções científicas em estudo para a remediação do óleo, com potencial para serem usadas também na degradação de plástico. E é claro que vamos mostrar como a educação ambiental pode auxiliar na proteção de nossas praias tão lindas e tão cheias de luz! Convidados: Natascha Krepsky - velejadora, montanhista e cientista, é formada em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Biologia Marinha e doutora em Geologia e Geofísica Marinha pela Universidade Federal Fluminense. http://lattes.cnpq.br/7457049001802391 Daniel Fonseca Andrade - a paixão pelo mar o levou a se formar em Ciências Biológicas e se especializar em Ciência Ambiental. Desde 2015, é docente na UNIRIO e trabalha com educação e poluição ambiental que, infelizmente, é muita. http://lattes.cnpq.br/7825501663911868 Claudia Luna - essa carioca da gema é arte-educadora e psicóloga formada pela PUC-Rio e participou, nos anos 90, de um projeto pioneiro em educação ambiental desenvolvido na PUC que, posteriormente, originou a ONG O Nosso Papel. Participações: Hildon Carrapito, coordenador da ONG Clean Up The World no Brasil; Caio Salles, jornalista e instrutor de mergulho, é coordenador do projeto Verde Mar e mestrando no Programa de Ecoturismo e Conservação da UNIRIO. Clarissa Naveira, mestranda na UNIRIO, desenvolve uma pesquisa com bactérias que podem consumir plástico no oceano.  Plataformas digitais MultiRio: Portal: multirio.rj.gov.br Assista MultiRio: multi.rio/assista Canal MultiRio no Youtube: Youtube.com/MULTIRIOSME Facebook: Fb.com/MultiRio Instagram: @multirio_oficial Twitter: @multirio  Plataformas digitais UNIRIO: Núcleo de Imagem e Som - NIS: www.unirio.br/nis Canal UNIRIO-NIS no Youtube: Youtube.com/NISUNIRIO e-mail: podcast@unirio.br Instagram: @unirio_oficial Twitter: @UNIRIO_Oficial  Série Transformando Meu Quadrado: https://tinyurl.com/TransformandoMeuQuadrado  Clean Up the World Brasil – Hilton Carrapito: www.cleanuptheworld.org  Projeto Verde Mar – Caio Salles: www.projetoverdemar.com  Laboratório de Ações e Pesquisas em Educação Ambiental (LAPEAr), da UNIRIO: facebook.com/lapear.unirio  ONG O Nosso Papel: www.nossopapel.org.br  ONG O Nosso Papel no Facebook: facebook.com/ongonossopapel  Laboratório de Microbiologia das Águas (LACQUA), da UNIRIO, no instagram: @lacqua_unirio  Artigo Ciência Hoje, Biodetergentes para limpeza de petróleo.Krepsky, Natascha & Da Silva, Frederico & Crapez, Mirian. (2006). Biodetergentes para limpeza de petróleo. Ciência Hoje. 38. 70. https://tinyurl.com/ArtigoCienciaHoje

Ouvi Falar