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Boas Práticas
Práticas integradas de assistentes sociais, professores e psicólogos
Debates da Adolescência
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADES DE ENSINO
EM Comenius - 8ª CRE
Rua Renato Rebecchi S/nº - Bangu
Unidade não vocacionada


EM Comenius - 8ª CRE
Rua Renato Rebecchi S/nº - Bangu
Unidade não vocacionada


AUTOR(ES)
Ivanisi Souto dos Santos, Marciane da Silva Faria e Thatiany Gomes Ribeiro
Marciane da Silva Farias, assistente social formada pela UFRJ, integrante do Programa interdisciplinar de apoio às escolas /Proinape. Atua na educação desde 2007. Ivanisi Souto dos Santos, possui graduação em Serviço Social Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC). Trabalha como assistente social na Prefeitura do Rio de Janeiro-Secretaria Municipal de Educação/ PROINAPE 8ª CRE. Thatiany Gomes Ribeiro, assistente social da Prefeitura do Rio desde 2007. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2004, atuando no Programa Interdisciplinar de Apoio às escolas.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
Assistente Social da SME
ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
8º ano
9º ano
OBJETIVOS

Refletir com os educandos sobre preconceito, discriminação, diversidade, gênero e machismo

Possibilitar aos alunos espaço de escuta, de fala, reflexão e troca de conhecimento sobre as temáticas relacionadas à adolescência, gênero e diversidade;

Contribuir com a permanência do aluno na escola;

Estimular o aluno a autoestima, a percepção de si enquanto sujeitos e suas potencialidades.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Março/2023 até Novembro/2023
Público
Alunos
Competências da BNCC

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

Eixo de trabalho do NIAP
Juventude e Escola

A equipe realizou rodas de conversas com grupos com cerca de 15 alunos, para fomentar debates sobre temas como discriminação, preconceito, adolescência, gênero, através de imagens pré-selecionadas pela equipe. Nos encontros, abrimos espaços para que os adolescentes pudessem colocar suas falas a respeito dos temas e levantamos discussões e reflexões sobre os assuntos colocados em pauta.

Realizamos um total de 4 encontros com cada grupo de alunos, sendo que, dois deles foram realizados exclusivamente com meninos e meninas respectivamente. Ao final desses encontros pedíamos a produção de frases que um grupo gostaria de deixar de reflexão para o outro (meninos para meninas e vice-versa) e produzimos um vídeo (em anexo) com o material produzido que foi exibido no último encontro com todos os alunos presentes.

O que observamos foi uma abertura para um diálogo entre os alunos com respeito a opinião diferente. Além disso, a direção da escola entendeu que era um espaço de acolhimento para que o aluno colocasse suas questões e discutisse temas relevantes, que produzem reflexos na escola.
Referências Bibliográficas

ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 6ª

ed. Campinas: Papirus, 2000.

FREIRE, Paulo. A escola, Nova Escola,

Nº 163, Jun-Jul,2003.

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