Refletir com os educandos sobre preconceito, discriminação, diversidade, gênero e machismo
Possibilitar aos alunos espaço de escuta, de fala, reflexão e troca de conhecimento sobre as temáticas relacionadas à adolescência, gênero e diversidade;
Contribuir com a permanência do aluno na escola;
Estimular o aluno a autoestima, a percepção de si enquanto sujeitos e suas potencialidades.
1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
A equipe realizou rodas de conversas com grupos com cerca de 15 alunos, para fomentar debates sobre temas como discriminação, preconceito, adolescência, gênero, através de imagens pré-selecionadas pela equipe. Nos encontros, abrimos espaços para que os adolescentes pudessem colocar suas falas a respeito dos temas e levantamos discussões e reflexões sobre os assuntos colocados em pauta.
Realizamos um total de 4 encontros com cada grupo de alunos, sendo que, dois deles foram realizados exclusivamente com meninos e meninas respectivamente. Ao final desses encontros pedíamos a produção de frases que um grupo gostaria de deixar de reflexão para o outro (meninos para meninas e vice-versa) e produzimos um vídeo (em anexo) com o material produzido que foi exibido no último encontro com todos os alunos presentes.
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. 6ª
ed. Campinas: Papirus, 2000.
FREIRE, Paulo. A escola, Nova Escola,
Nº 163, Jun-Jul,2003.