ACESSIBILIDADE:
Acessibilidade: Aumentar Fonte Acessibilidade: Retornar Fonte ao Tamanho Original Acessibilidade: Diminuir Fonte
Ícone do YouTube Ícone do Instagram Ícone do Tik Tok Ícone do Facebook WhatsApp
Ícone Sanduíche para Navegação
Logotipo do Projeto Cartografias de Boas Práticas da Rede Navegue pelo mapa e conheça as diferentes ações escritas e promovidas por profissionais de toda a nossa Rede.
Boas Práticas
Educação de Jovens e Adultos (EJA Rio)
Poesia viva na Waldemar Falcão
Informações
Relato
Resultados Observados
UNIDADE DE ENSINO
EM Waldemar Falcão - 5ª CRE
Praça Jaguaré 53 - Oswaldo Cruz
Unidade não vocacionada


AUTORES

FABIANA REBELO DE OLIVEIRA

Graduada em pedagogia com mestrado em psicologia social ambos pela UERJ e pós graduação em Neurociência Pedagógica pela UCAM.
Escritora da fábula: Borboletolândia.
Atuei como Professora do ensino fundamental I na prefeitura de Nova Iguaçu, como Professora substituta no CPII ( colégio Pedro II) e atuo desde 2007 na (PCRJ) Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, já atuei como PII, como coordenadora pedagógica, como membro de equipe na CTIL/SME e atualmente atuo na alfabetização de jovens e adultos no PEJA, todos os cargos na PCRJ.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PII

Arnon Coutinho Duarte

Nutricionista. Professor. Pós Graduado em Supervisão e Inspeção Escolar, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Direito Educação; e Educação Especial com ênfase em LIBRAS .Na área de Saúde, Alimentação e Nutrição, sou pós graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral e em Fitoterapia. Graduado em PEDAGOGIA e NUTRIÇÃO. Funcionário Público Municipal, fui Diretor IV da Escola Municipal Paraíba. Atuou como preceptor de Educação a distância pela Educopédia no Município do Rio de Janeiro e presta serviços de consultoria a diversas Instituições de Ensino. Já foi diretor adjunto de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. É também professor da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e ministrou aulas para o Curso de Formação de Professores do Colégio Francisco de Assis e no Colégio Itu. Possui 38 anos de experiência no Magistério. Atualmente ministra capacitações para professores de alfabetização e Ensino Fundamental I desenvolvendo atividades através de jogos para dinamizar as aulas.

CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PII

ANOS/GRUPAMENTOS ENVOLVIDOS
EJA I - Bloco 1
EJA I - Bloco 2
EJA II - Bloco 1
OBJETIVO(S) DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EJA RIO ALINHADO(S) COM A PRÁTICA

Incentivar a leitura de forma divertida.

Exibir diferentes tipos de texto em especial as poesias.

Incentivar os alunos a se expressar verbalmente e expôr suas idéias.

Produzir frases e pequenos textos relacionados a diferentes temas, partindo de uma referência específica (cada uma das poesias irão nortear o imaginário deles)

Proporcionar um momento prazeroso de integração entre todas as etapas do PEJA.

Estimular os alunos a lerem em público, valorizando os resultados dos esforços deles e gerando satisfação pessoal ao serem aplaudidos por suas apresentações.

Criar uma memória positiva, que foge do trivial e que será registrada em fotos e nos corações deles.

COMPONENTE CURRICULAR
EJA I - Bloco 1 - Língua Portuguesa - Reconhecer a sua condição de sujeito que interage no mundo por meio da leitura-escrita, em suas diversas formas e contextos sociais, para comunicação, acesso e produção de informações e conhecimentos, lazer, trabalho, expressão de pensamentos e sentimentos.
EJA I - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Experimentar a oralidade como meio de produção de si e do mundo;de criação, expressão, comunicação, argumentação e interação social, em situações e contextos diversos, formais e informais, inclusive em meio digital, adequados aos objetivos, gêneros discursivos einterlocutores, nas culturas brasileira, popular, indígenas e afro-brasileiras.
EJA I - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Produzir sentidos para a leitura de textos não verbais e verbais, orais e escritos, em situações comunicativas e contextos sociais diversos, com mediação docente e progressivo desenvolvimento de sua autonomia, com criticidade, uso das estratégias de seleção, antecipação,verificação e inferência; localizando informações, reconhecendo o tema e finalidade; estabelecendo relações de causa e consequência
EJA II - Bloco 2 - Língua Portuguesa - Reconhecer a função estética do texto, por meio do sentido figurado de expressões, ritmo, sonoridade, sequência por oposição ou simetria ou repetições de palavras ou sons.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Abril/9/20 até atualmente

A turma 191 realizou a atividade proposta na apostila do PEJA I Bloco II pgs: 125 a 127 que consistia em:

* Realizar a leitura coletiva da poesia: Eu sei mas não devia de Marina Colasanti.

* Roda de conversa para interpretação de cada estrofe da poesia.

* Observação de imagens ( retirei da internet imagens sobre as temáticas contidas na poesia para q os alunos pudessem associa las a cada estrofe da poesia).

* Construção e escrita de frases resumindo as estrofes ( que foram digitadas com o nome do aluno que a criou).

* Confecção coletiva de um cartaz.

Foi nítido que todos gostaram muito desta atividade, o que gerou uma conversa na sala dos professores entre mim, o professor Arnon do peja I bloco I e o professor Clóvis, de Língua Portuguesa do peja II, sobre o quanto os alunos gostaram da atividade. Então, o professor Clóvis teve a ideia de ampliar essa proposta e procurar despertar ainda mais o interesse dos alunos da nossa escola por poesia, com a realização de um sarau de poesias.

Todos concordamos e adoramos a ideia e começamos a planejar e as etapas:

* Poesias diversas serão trabalhadas cada professor com sua(s) turmas em sala de aula (leitura coletiva, livre interpretação e debate sobre o tema).

* Os alunos deverão realizar a escolha das poesias que preferem para a apresentação ( eles levarão a poesia escolhida impressa para casa e terão uma semana para estuda la)

* O Sarau de poesias será realizado na sala de leitura e os alunos e professores deverão se apresentar.

* Após as apresentações teremos um momento de comes e bebes com: canapés diversos, espetinho de frutas e suco de uva servido em taças descartáveis simbolizando o vinho ( o professor Arnon que é nutricionista montará o cardápio para este dia)

* Como culminância faremos um cartaz de memórias, com os melhores registros deste dia para expôr na área de entrada da escola.

Na primeira etapa já realizada ( atividade proposta na apostila do PEJA I bloco II nas pgs: 125 a 127) pude observar grande interesse e entusiasmo da turma durante a realização de cada uma das propostas e se mostraram muito orgulhosos em ver e mostrar o cartaz que eles fizeram. Outras poesias foram disponibilizadas e trabalhadas após esta atividade : Ignoto Romano de Cecília Meireles, O rabugento - Trecho extraído do livro Poemas Sapecas Rimas Traquinas de Almir Correa e a poesia final do meu livro ( fiz o empréstimo do livro que escrevi - Borboletolândia a todos os alunos da minha turma). Fizemos a leitura coletiva - cada um leu um trecho e após realizei a leitura integral das poesias, seguida de roda de conversa, onde cada um pôde expressar o que pensa a respeito dos temas de cada poesia e os objetivos pretendidos foram todos alcançados.

O projeto ainda está em andamento e outra poesias ainda serão apresentadas e trabalhadas e o sarau de poesia está marcado para o dia 30/10/2024

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Colasanti Marina, Eu sei, mas não devia, Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1996.

Meireles Cecília, Poemas Italianos - Discurso ao Ignoto Romano- Global editora, 2017

Correa Almir, ilustrações Regina Miranda, Poemas sapecas rimas traquinas - O rabugento, Editora Formato, 2009.

Oliveira, Fabiana Rebelo de, ilustrações Lívia Brandão, Borboletolândia- Rio de Janeiro ,Editora Autografia, 2023.

Registros
IMAGENS
Cartaz produzido pelos alunos.
Confeccionando o cartaz.
Confeccionando o cartaz.
Confeccionando o cartaz.
Confeccionando o cartaz.
Confeccionando o cartaz.
Confeccionando o cartaz.
Envie sua mensagem
E aí, professor(a)?

Gostou dessa ação, tem alguma sugestão ou quer tirar alguma dúvida com este(a) professor(a)? Mande uma mensagem para ele(a) aqui. As Cartografias também consistem neste espaço de trocas e compartilhamentos do que se produz na Rede Municipal de Educação carioca.