FABIANA REBELO DE OLIVEIRA
Graduada em pedagogia com mestrado em psicologia social ambos pela UERJ e pós graduação em Neurociência Pedagógica pela UCAM.
Escritora da fábula: Borboletolândia.
Atuei como Professora do ensino fundamental I na prefeitura de Nova Iguaçu, como Professora substituta no CPII ( colégio Pedro II) e atuo desde 2007 na (PCRJ) Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, já atuei como PII, como coordenadora pedagógica, como membro de equipe na CTIL/SME e atualmente atuo na alfabetização de jovens e adultos no PEJA, todos os cargos na PCRJ.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PII
Arnon Coutinho Duarte
Nutricionista. Professor. Pós Graduado em Supervisão e Inspeção Escolar, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Direito Educação; e Educação Especial com ênfase em LIBRAS .Na área de Saúde, Alimentação e Nutrição, sou pós graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral e em Fitoterapia. Graduado em PEDAGOGIA e NUTRIÇÃO. Funcionário Público Municipal, fui Diretor IV da Escola Municipal Paraíba. Atuou como preceptor de Educação a distância pela Educopédia no Município do Rio de Janeiro e presta serviços de consultoria a diversas Instituições de Ensino. Já foi diretor adjunto de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. É também professor da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e ministrou aulas para o Curso de Formação de Professores do Colégio Francisco de Assis e no Colégio Itu. Possui 38 anos de experiência no Magistério. Atualmente ministra capacitações para professores de alfabetização e Ensino Fundamental I desenvolvendo atividades através de jogos para dinamizar as aulas.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR: PII
Incentivar a leitura de forma divertida.
Exibir diferentes tipos de texto em especial as poesias.
Incentivar os alunos a se expressar verbalmente e expôr suas idéias.
Produzir frases e pequenos textos relacionados a diferentes temas, partindo de uma referência específica (cada uma das poesias irão nortear o imaginário deles)
Proporcionar um momento prazeroso de integração entre todas as etapas do PEJA.
Estimular os alunos a lerem em público, valorizando os resultados dos esforços deles e gerando satisfação pessoal ao serem aplaudidos por suas apresentações.
Criar uma memória positiva, que foge do trivial e que será registrada em fotos e nos corações deles.
A turma 191 realizou a atividade proposta na apostila do PEJA I Bloco II pgs: 125 a 127 que consistia em:
* Realizar a leitura coletiva da poesia: Eu sei mas não devia de Marina Colasanti.
* Roda de conversa para interpretação de cada estrofe da poesia.
* Observação de imagens ( retirei da internet imagens sobre as temáticas contidas na poesia para q os alunos pudessem associa las a cada estrofe da poesia).
* Construção e escrita de frases resumindo as estrofes ( que foram digitadas com o nome do aluno que a criou).
* Confecção coletiva de um cartaz.
Foi nítido que todos gostaram muito desta atividade, o que gerou uma conversa na sala dos professores entre mim, o professor Arnon do peja I bloco I e o professor Clóvis, de Língua Portuguesa do peja II, sobre o quanto os alunos gostaram da atividade. Então, o professor Clóvis teve a ideia de ampliar essa proposta e procurar despertar ainda mais o interesse dos alunos da nossa escola por poesia, com a realização de um sarau de poesias.
Todos concordamos e adoramos a ideia e começamos a planejar e as etapas:
* Poesias diversas serão trabalhadas cada professor com sua(s) turmas em sala de aula (leitura coletiva, livre interpretação e debate sobre o tema).
* Os alunos deverão realizar a escolha das poesias que preferem para a apresentação ( eles levarão a poesia escolhida impressa para casa e terão uma semana para estuda la)
* O Sarau de poesias será realizado na sala de leitura e os alunos e professores deverão se apresentar.
* Após as apresentações teremos um momento de comes e bebes com: canapés diversos, espetinho de frutas e suco de uva servido em taças descartáveis simbolizando o vinho ( o professor Arnon que é nutricionista montará o cardápio para este dia)
* Como culminância faremos um cartaz de memórias, com os melhores registros deste dia para expôr na área de entrada da escola.
Na primeira etapa já realizada ( atividade proposta na apostila do PEJA I bloco II nas pgs: 125 a 127) pude observar grande interesse e entusiasmo da turma durante a realização de cada uma das propostas e se mostraram muito orgulhosos em ver e mostrar o cartaz que eles fizeram. Outras poesias foram disponibilizadas e trabalhadas após esta atividade : Ignoto Romano de Cecília Meireles, O rabugento - Trecho extraído do livro Poemas Sapecas Rimas Traquinas de Almir Correa e a poesia final do meu livro ( fiz o empréstimo do livro que escrevi - Borboletolândia a todos os alunos da minha turma). Fizemos a leitura coletiva - cada um leu um trecho e após realizei a leitura integral das poesias, seguida de roda de conversa, onde cada um pôde expressar o que pensa a respeito dos temas de cada poesia e os objetivos pretendidos foram todos alcançados.
O projeto ainda está em andamento e outra poesias ainda serão apresentadas e trabalhadas e o sarau de poesia está marcado para o dia 30/10/2024
Colasanti Marina, Eu sei, mas não devia, Editora Rocco - Rio de Janeiro, 1996.
Meireles Cecília, Poemas Italianos - Discurso ao Ignoto Romano- Global editora, 2017
Correa Almir, ilustrações Regina Miranda, Poemas sapecas rimas traquinas - O rabugento, Editora Formato, 2009.
Oliveira, Fabiana Rebelo de, ilustrações Lívia Brandão, Borboletolândia- Rio de Janeiro ,Editora Autografia, 2023.