Rioeduca na TV: experiências para as crianças na cidade do Rio de Janeiro são destaques da programação
18 Novembro 2022 | Por Assessoria de Comunicação

Semana 21.11.22 Videouala Rioeduca na TV Divulgação MultiRio

Videoaulas da série Programa de Criança exploram festejos, estética e narrativas sobre a cultura carioca

Na semana de 21 a 25 de novembro, Rioeduca na TV destaca, em sua programação, a relação das crianças com a cidade do Rio, a importância de Darcy Ribeiro e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Na segunda (21), às 16h, a série Programa de Criança traz a divertida festa do pijama, a relação entre Pierrô e Colombina, os coretos cariocas, e mostra um festival de pipa. Na terça (22), às 11h45, a série Um Rio de Possibilidades dedica-se à vida, obra e legado do antropólogo e historiador Darcy Ribeiro, grande defensor da educação e dos povos originários. No mesmo dia, às 16h, a série Língua Portuguesa em @ção mostra aos alunos do 8º e 9º anos as possibilidades de formação profissional-técnica no Cefet. Rioeduca na TV vai ao ar, na TV, pelo canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30.

As videoaulas, apresentadas por professores da Rede Municipal, são realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com a MultiRio. A programação de Rioeduca na TV é destinada a todos os anos de escolaridade - da Educação Infantil até o 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos projetos Carioca I, Carioca II e Travessia.

Videoaulas “mão na massa”

Fazem parte da programação as videoaulas “mão na massa” com novo formato e uma abordagem mais prática dos temas curriculares. Essas aulas trazem atividades, experiências e visitas externas, entre outros, propondo novas abordagens para habilidades curriculares já trabalhadas nas videoaulas “regulares” da programação. Voltadas para todos os anos de escolaridade são organizadas em “séries”: Programa de Criança, Agora é Com Você, Fique Ligado, Curiosidades, De Olho na Escrita e De Olho na Leitura, Língua Portuguesa em @ção, Onde Tem Matemática?, Se Liga na Ciência, #Segue na Rede, Por Aí, Curiosidades Históricas, Um Rio de Possibilidades e Rio de Leitores.

Programação de videoaulas de Rioeduca na TV
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30 - videoaulas de 7h30 às 12h25 com reapresentações das 13h30 às 18h15 e das 19h às 20h30 (Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos).
Aulas “mão na massa” ao longo da programação da semana.
Canais: TV (canal MultiRio - 26 e HD 526 da NET/Claro); aplicativo Rioeduca em Casa e YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme)