28 Maio 2021
0
0
0
s2sdefault
 
RioEd percurso3
Visualização, no celular, dos passos um e dois do percurso formativo

Já está disponível para todos os estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro a plataforma digital Rioeducopedia.

Trata-se de um ambiente virtual de aprendizagem, feito em linguagem lúdica e gamificada com o objetivo de potencializar a experiência dos estudantes com as videoaulas.

Rioeducopedia é mais uma resposta da Secretaria Municipal de Educação (SME) às atuais demandas do ensino. Foi totalmente desenvolvida pela MultiRio e pelas diferentes equipes de professores que trabalham no nível central da SME.

Reúne todas as ações de ensino remoto da Prefeitura, articulando Rioeduca na TV, Rioeduca em Casa e material pedagógico Rioeduca.

A plataforma é autoinstrucional e visa, além da ampliação da experiência de aprendizagem, desenvolver uma maior autonomia do estudante. Contudo, é desejável que os professor articulem seu planejamento de trabalho com os diferentes percursos formativos da Rioeducopedia.

 

O que são percursos formativos?

São o coração da Rioeducopedia. Foram criados a partir das videoaulas da programação Rioeduca na TV e organizados por ano e currículo, com base nas diretrizes da SME. Os percursos formativos consistem de quatro etapas pedagógicas que visam a ampliação da experiência de aprendizagem dos alunos.

O objetivo é que os estudantes percorram, autonomamente, cada percurso, ou seja, a navegação na Rioeducopedia foi estruturada de modo a favorecer a autonomia deles. Isto não impede de o professor se apropriar dos recursos oferecidos pela plataforma, mas é mais um aspecto a ser observado pelos docentes.

Todos os percursos formativos têm as seguintes etapas:

RioEd desafio
Detalhe do desafio referente à videoaula "Escrevendo com parlendas"

Passo um: Videoaula

Cada videoaula passada no Rioeduca na TV dá título a um percurso formativo. É preciso assisti-la na plataforma Rioeducopedia – e avaliá-la por meio de uma escala de uma a cinco estrelas – para chegar à segunda etapa do percurso formativo.

Passo dois: Atividade/Desafio

O objetivo desta etapa é ampliar e aprofudar os assuntos abordados na videoaula. Pode ser uma proposta de reflexão ou uma atividade elaborada pelos professores da Rede que integram a equipe Rioeduca na TV, sempre pautados pela concepção de reforçar o conceito principal explorado na videoaula e, também, pela ideia de "aquecimento" dos estudantes para a etapa seguinte. Quando houver correspondência direta entre videoaula e material Rioeduca, suas páginas serão sinalizadas. Neste caso, o aluno é convidado a entrar em contato com seu professor para para receber a orientação sobre o momento mais adequado de realizar as atividades ali propostas, de acordo com o planejamento da sua escola. Para os estudantes da Educação Infantil, do EJA I e dos 1º, 2º e 3º anos, esta etapa é disponibilizada em texto e em áudio.

Passo três: Quiz

O aluno só acessa esta etapa, se tiver passado pela segunda.

RioEd premioquiz3
O estudante é contemplado com estrelas e troféu, conforme o número de acertos

Elaborado com linguagem gamificada, lúdica, simples e direta, o quiz apresenta questões relacionadas à videoaula e à atividade proposta (passos um e dois). O número de perguntas varia conforme o ano escolar e, para respondê-las, é preciso clicar em uma das alternativas apresentadas. A cada resposta, certa ou errada, é aberta uma janela na tela (light-box) com uma explicação que reforça o conteúdo. Após responder a todas as perguntas, o aluno recebe, automaticamente, a avaliação geral de sua performance. Cada acerto vale uma estrela. Se responder corretamente a todas as perguntas, ainda ganha um troféu virtual. Para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano, os enunciados do quiz são apresentados em texto e em áudio.

Para saber mais

Esta etapa só pode ser acessada se o aluno tiver terminado o quiz e é opcional. Ela pode conter até três links para conteúdos do Portal MultiRio ou de outras fontes elencadas na curadoria e buscam expandir o conhecimento sobre o tema do percurso.

Percorridas as etapas, o aluno avaliará o percurso formativo, escolhendo um emoji: se gostou, sinal positivo (“curtir”); se não, sinal negativo.

 

RioEd Paginainicial 0

Acesso e navegação

Para acessar a plataforma é preciso entrar no aplicativo Rioeduca em Casa. Por esse caminho, estudantes e professores da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro garantem acesso patrocinado, sem consumo do pacote de dados privado.

Na página inicial do Rioeduca em Casa, clique na aba "Outros" e selecione a opção Rioeducopédia. Abrirá uma página que pedirá alguns dados do usuário. Preencha-os. Também é preciso clicar em "Termos de Uso" e e concordar com ele. Este procedimento só é feito uma vez.

Efetivada essa etapa, o estudante será direcionado, automaticamente, à página do ano que está cursando, com as devidas opções de disciplina. Já o professor é levado a uma página onde deve escolher o ano que quer acessar.

 

Identidade e histórico

Uma vez dentro da plataforma, o aluno avistará, na parte inferior de todas as páginas, um espaço para pôr seu avatar. Para inseri-lo, basta clicar ali, e escolher o de sua preferência, a partir de uma lista oferecida pela Rioeducopedia.

Clicando no avatar, o aluno também verá seu nome e o da escola em que está matriculado e ainda poderá conferir todos os percursos que já percorreu em cada componente curricular (disciplina).

 

Relatórios e funcionalidades

Além de importante recurso de aprendizagem, Rioeducopédia também terá importância na gestão do ensino remoto, pois permitirá a SME acompanhar dados quantitativos e qualitativos dos alunos. Fora isso, a plataforma continua em desenvolvimento. No decorrer do tempo, novas funcionalidades poderão ser ofertadas aos alunos, ou mesmo aos professores, conforme as demandas da SME.

 

RioEd logo2

Mídias Relacionadas
Relacionados
Mais Recentes