Em 8 de maio, a E.M. Embaixador Araújo Castro (9ª CRE), em Campo Grande, promoveu um Centro de Estudos especial para realizar parte de seu processo de autoavaliação, com a presença de professores, funcionários e alunos. O trabalho com os responsáveis seria feito em reunião posterior, no dia 11.
Com turmas do 7º ao 9º ano, a unidade fez parte do programa Ginásio Experimental Carioca e, desde o início do ano escolar, utilizou a eletiva Projeto de Vida para que os alunos discutissem, entre outros assuntos, tópicos relacionados à autoavaliação. “Nessa disciplina, fizemos enquetes e todos os estudantes pensaram sobre a escola que temos e a que queremos. Também fizemos esse processo com o Conselho Escola Comunidade (CEC)”, explica a diretora Anne Elizabeth Dantas, que ocupa o cargo há 34 anos.
A diretora Anne fala sobre a importância da participação da família no processo de autoavaliação.
Ensino de qualidade
A Araújo Castro vem se saindo bem em exames de avaliação, como Ideb e IDE-Rio, e não registra nenhuma reprovação há três anos. Anne Elizabeth credita esses resultados a diversos fatores, como o trabalho de reforço escolar e a atenção a estudantes com conceito I – insuficiente.
Uma evidência de que a parte pedagógica da unidade vai bem são as prioridades elencadas pelo CEC durante a autoavaliação. “Nossas maiores preocupações são com a infraestrutura da escola, pois alguns reparos não têm sido feitos, e também com o acesso dos alunos à internet. Queremos que eles possam trabalhar dentro de sala de aula com as questões da mídia”, diz a secretária escolar Mariana Vieira, representante dos funcionários no Conselho.
Ela acredita que a autoavaliação propicia um pensamento crítico sobre as ações da escola. “A participação de todos os segmentos possibilita um retorno – positivo ou negativo – do que está sendo feito e a definição de metas objetivas para se atingir a excelência.”
Para a secretária escolar Mariana Vieira, a autoavaliação favorece a gestão democrática.
Os representantes de turma Eduarda Dias (8º ano) e Derek Werneck (9º ano) julgam importante os alunos serem ouvidos durante esse processo. “Mais do que ninguém, nós vivenciamos as práticas que a Direção e os professores exercem. Com nossas opiniões, eles podem melhorar aquelas que achamos ruins e ganhar ânimo com as que achamos boas”, diz Eduarda.
Segundo Derek Werneck, os alunos têm um olhar diferenciado em relação à escola.
Ambos consideram bom o ensino oferecido pela escola e gostariam que a mesma qualidade estivesse presente em toda a Rede. Para Derek, é importante que os adolescentes sejam estimulados a tentar sempre mais. “Os alunos precisam de uma influência positiva para querer ir além, fazer provas para colégios técnicos ou federais. Aqui na Araújo Castro temos muito isso, mas vejo alunos de outros lugares que não conhecem tais opções. Então, essa é uma necessidade que precisamos trabalhar”, alerta o estudante.
Eduarda Dias acredita que a rede pública de ensino deveria ser mais valorizada.
23/05/2018
Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
21/05/2018
Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
18/05/2018
Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
17/05/2018
A dinâmica, que faz parte do processo de autoavaliação da unidade da 8ª CRE, reuniu professoras, funcionárias e responsáveis de crianças.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
16/05/2018
Professoras da unidade localizada na 2ª CRE acreditam que o processo trará benefícios para a escola.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
15/05/2018
Processo é antigo na escola da 3ª CRE e tem sido fundamental para o seu avanço.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
14/05/2018
Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
11/05/2018
As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
09/05/2018
Escola da 5ª CRE deu salto de qualidade ao dar voz e ouvidos a todos.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018
08/05/2018
Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.
Autoavaliação das Unidades Escolares 2018