A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva foram as grandes atrações da manhã de 12 de setembro, segundo dia da VI Semana de Alfabetização, evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação. As duas falaram sobre Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo.
Sônia enfatizou a necessidade de a escola dialogar com a ciência e a cultura. “A escola nasceu com o advento do capitalismo, prometendo mobilidade social. Ainda hoje, as famílias matriculam seus filhos com a esperança de que algo seja transformado em suas vidas. Essa é uma situação complexa e, muitas vezes, a escola encontra-se sozinha nesse desafio. Creio que podemos contribuir bastante – para a reforma pessoal dos indivíduos, para o empoderamento feminino, combatendo preconceitos, e até mesmo para a ascensão no mercado de trabalho. Mas também cabem questionamentos: para qual mercado? Para qual sociedade? A função pública da escola e sua relação com a comunidade do entorno é, atualmente, pauta mundial.”
Segundo Sônia, o desejo de recuperar o poder da escola de transmitir conhecimento não pode ser pessoal, por ser infrutífero. “O grupo, a comunidade escolar, seja de Bangu, Madureira ou Copacabana, que partilha, dialoga e inova pode construir salas de aula que façam a diferença na vida dos alunos e da comunidade. A autonomia dos professores também é importante nesse processo. Não somos apenas reprodutores de relações didáticas preestabelecidas. A aula é viva. Precisamos planejar e saber adaptar de acordo com a imprevisibilidade do cotidiano em sala. Não dá para repetir a mesma coisa todo dia sem se atualizar e levar em conta as particularidades das turmas e dos indivíduos.”
Solimar Silva seguiu o viés da palestrante anterior, sublinhando a necessidade de desenvolver a capacidade de se adaptar a situações novas e um permanente processo de reflexão sobre a prática. “Como ensina Tardif [Maurice Tardif, professor da Universidade de Montreal que pesquisa e escreve sobre formação docente], a utilização do conhecimento profissional é responsabilidade do próprio professor. Os saberes docentes são a base, mas temos que levar em conta outros fatores – se nosso aluno comeu, se vive em uma casa com afeto e tranquilidade.”
Solimar reconheceu que é preciso ser dura às vezes, mas com sensibilidade, e perceber que o aluno compreende quando não está entendendo, ficando para trás. “A professora deve estar atenta, sensível a isso e corrigir rumos, principalmente na alfabetização.”
Para finalizar, Solimar ressaltou que a cooperação é um grande recurso para uma escola de qualidade: “O fazer docente necessita de espaços não hierárquicos, de interação mútua e diálogo”.
A MultiRio transmite ao vivo a VI Semana de Alfabetização aqui no Portal e no Facebook. Confira o restante da programação: sexta-feira (14), das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30.
Acompanhe também a cobertura do evento, atualizada ao longo da semana. Em breve, os vídeos das palestras e debates estarão disponíveis.
13/02/2019
Mesa-redonda com Margarida dos Santos, professora do Colégio de Aplicação da Uerj, Gina Paula, da Gerência de Ensino Fundamental da SME, e Luan Gomes, da Gerência de Educação da 4ª CRE, sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: espaços de transição.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
Uma contextualização histórica da alfabetização na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio, por Teresa Cristina Araújo, supervisora da 3ª CRE, e Ana Cristian Veneno, da Assessoria de Articulação Pedagógica da MultiRio. E uma conversa com a professora Cecilia Goulart, doutora em Letras e coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Cultura e Práticas Educativas, sobre oralidade, leitura e produção de textos.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
Palestra sobre educação literária com Cintia Barreto, doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora da pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil da Universidade Candido Mendes. Confira, também, a mesa-redonda "A docência e a produção de conhecimentos em alfabetização", com as professoras Liliane Marins, da Gerência de Alfabetização, Raquel Moraes, da E.M. São Domingos (3ª CRE), Adriana Afonso, do Ciep Almir Bonfim de Andrade (7ª CRE), e Letícia Santos da Cruz, da Gerência de Educação da 9ª CRE.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
A doutora em Educação pela Uerj Sônia Mendes e a doutora em Linguística Aplicada pela UFRJ Solimar Silva participam da VI Semana de Alfabetização. As duas falam sobre "Saberes docentes: premissas para uma educação pautada na sensibilidade e no planejamento cooperativo", durante o evento organizado pela Gerência de Alfabetização da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
A mesa "A integração das áreas de conhecimento em alfabetização" contou com Renata Surrage, Márcia Dias, Roberto Antunes e Marcellus Silveira, professores coordenadores na SME de Língua Inglesa, Educação Física, História e Geografia, respectivamente. Eles falaram sobre como cada uma dessas áreas pode contribuir no processo de alfabetização.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
A professora da Uerj Amélia Ribeiro Escotto, a professora da Rede Municipal de Ensino do Rio e do programa de pós-graduação em Educação Básica da Uerj Jonê Baião e a coordenadora de revisão curricular da SME Cristina Lima participam da VI Semana de Alfabetização da SME. Elas conversam sobre oralidade, leitura, escrita e análise linguística nas orientações curriculares para a alfabetização, no auditório da Escola de Formação Paulo Freire.
VI Semana de Alfabetização
13/02/2019
A Secretaria Municipal de Educação realizou a VI Semana de Alfabetização, reunindo professores alfabetizadores e especialistas em torno de debates, mesas-redondas e apresentações de trabalhos na Escola de Formação Paulo Freire.
VI Semana de Alfabetização
18/09/2018
Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental foi o principal tema da tarde do dia 14.
VI Semana de Alfabetização
18/09/2018
Percursos, métodos e experiências são destaque na manhã do terceiro e último dia da VI Semana de Alfabetização.
VI Semana de Alfabetização
14/09/2018
Professoras alfabetizadoras da Rede Municipal e a palestrante Cíntia Barreto falam sobre literatura infantil e a prática docente na alfabetização.
VI Semana de Alfabetização
11/09/2018
A contribuição de outras disciplinas para o ensino da leitura e da escrita foi outro assunto abordado.
VI Semana de Alfabetização
11/09/2018
Tema é debatido na abertura da VI Semana de Alfabetização, organizada pela SME-Rio.
VI Semana de Alfabetização