Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte

Quiz da Rioeducopédia ajuda a acompanhar turmas e alunos
SÉRIE
11 Julho 2022 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A plataforma Rioeducopédia não é só uma aliada da escola como recurso na aprendizagem dos alunos. É também uma excelente ferramenta complementar para acompanharo desempenho das turmas e dos estudantes. A Secretaria Municipal de Educação (SME) já utiliza os indicadores fornecidos pela plataforma como mais um instrumento de acompanhamento das unidades escolares e dos alunos da Rede.

Print de imagens do quiz
Visualização no celular das páginas inicial e final do quiz da RioEducopédia

O quiz da Rioeducopédia é a etapa do percurso formativo – formado por videoaulas, desafio, quiz e saiba mais – que disponibiliza mais informações ao acompanhamento por parte dos educadores. Escolas e professores que fazem uso sistemático e pedagógico da plataforma podem utilizar os dados fornecidos pela Rioeducopédia para chegar a uma série de números interessantes.

A plataforma fornece, por exemplo, o número de acertos das perguntas, tanto por aluno como por turma, de forma que é possível saber qual foi o rendimento de cada ano escolar, de cada habilidade trabalhada e de cada componente curricular, ou ainda se houve avanço de um bimestre para o outro. Tudo isso com a certeza de que os componentes curriculares trabalhados estão alinhados com as orientações da SME.

Como o quiz é feito?

A elaboração do quiz está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Avaliação, um dos setores que compõem a Subsecretaria de Ensino (Sub-E). As perguntas e respostas são construídas a partir das sugestões enviadas pelos professores que estão à frente das videoaulas e que, por sua vez, estão subordinados à Coordenadoria de Ensino Fundamental, também vinculada à Sub-E.

Os professores da Gerência de Elaboração e Avaliação (GEA), vinculada à Coordenadoria de Avaliação, é que convertem as sugestões enviadas em perguntas e respostas objetivas, observando sempre se as questões contemplam a habilidade trabalhada na videoaula. "A habilidade é elencada a partir do Currículo Priorizado da Rede Municipal de Ensino, de acordo com o ano de escolaridade de cada videoaula”, explica Letícia Maria de Souza Cortes, gerente da GEA.

Foto de Letícia Maria de Souza Cortes
A gerente de Elaboração e Avaliação da SME, Letícia Maria de Souza Cortes

Subsídios ao planejamento

Na opinião dela, além do alinhamento com as prioridades da SME, os relatórios fornecidos pela Rioeducopédia ajudam a subsidiar o planejamento pedagógico e a gestão das unidades escolares. Tanto que a SME já utiliza a estrutura da plataforma como ferramenta auxiliar para avaliações da Rede.

“O simulado Saeb de 2021, realizado na modalidade online através da plataforma Rioeduca em Casa, foi construído a partir da base de dados do quiz da Rioeducopédia. O mesmo ocorreu com as Olimpíadas de Matemática”, diz Letícia Maria de Souza Cortes. Para ela, o uso dos dados oferecidos pela plataforma de aprendizagem possibilita vislumbrar novas estratégias para diversificar as ações de acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes.

Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Veja perguntas e respostas sobre a Rioeducopédia

10/08/2022

Saiba mais sobre a Rioeducopédia, o ambiente virtual de aprendizagem da Rede Municipal do Rio

texto
Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

02/08/2022

Veja os originais e as versões finais dos desenhos selcionados para serem incluídos como novos avatares da Rioeducopédia.

Resultado do edital

Resultado do edital "Crie um avatar para a Rioeducopédia"

09/05/2022

Confira as produções selecionadas!

Crie um avatar para a Rioeducopédia - Regulamento e inscrição

29/10/2021

Confira o regulamento e o formulário de inscrição para o envio dos personagens.

texto
Rioeducopédia: uma experiência de sucesso na sala de aula da Educação Especial

31/08/2021

Alunos adoram aulas a partir da plataforma que, agora, tem novas funcionalidades

texto
Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

13/08/2021

Entenda o processo de elaboração dos percursos da plataforma de aprendizagem.

Rioeducopédia - Tutorial de acesso

28/05/2021

Assista ao tutorial e fique por dentro da Rioeducopédia, nova plataforma de estudos para apoiar o ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Plataforma Rioeducopédia amplia aprendizagem e autonomia dos alunos da Rede

28/05/2021

Com linguagem lúdica e gamificada, plataforma potencializa experiência dos estudantes com videoaulas.