ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

13 Novembro 2014 | Por Luís Alberto Prado
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

chiquinha 16anos_Domínio PúblicoO chorinho nasceu no Rio de Janeiro, nos idos de 1860, como fruto da interação entre a cultura instrumental europeia e práticas rítmicas trazidas da África pelos escravos. Nessa época, se verificava uma convivência entre diferentes estratos sociais na cidade, provocada pela vinda da Corte Portuguesa, e esse contexto foi decisivo na criação do gênero.

Já no final do século XIX, nomes como Joaquim Callado – considerado um dos pais do choro –, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth se destacavam.

O século XX trouxe uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores. Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, Brasileirinho, de Waldir Azevedo, Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim, Carinhoso e Lamento, de Pixinguinha, e Odeon, de Ernesto Nazareth, são canções que marcaram definitivamente o gênero.

Alma brasileira

O choro carioca se confunde com a história de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o mestre Pixinguinha, que completaria 102 anos em 2014. Em homenagem à sua data de nascimento, o Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril.

O choro também serviu de inspiração para compositores eruditos. Entre as criações de Heitor Villa-Lobos, o ciclo dos choros é considerado a mais significativa, em homenagem ao que ele chamou de "a essência musical da alma brasileira".

Alegre, apesar do nome

Pixinguinha Foto Luiz Carlos Barreto

Os conjuntos de choro são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, de chorões. Os regionais são geralmente formados por um ou mais instrumentos de solo, como flauta, bandolim e cavaquinho, que executam a melodia. O cavaquinho faz o centro do ritmo, e um ou mais violões, além do violão de sete cordas, formam a base do conjunto, contando, ainda, com o pandeiro para marcar o ritmo.

Apesar do curioso nome, o gênero é, em geral, de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso de seus participantes, que precisam de bastante estudo, técnica apurada e pleno domínio de seu instrumento.

Patrimônio Cultural Carioca

Em maio de 2012, o choro foi decretado Patrimônio Cultural Carioca em reconhecimento à sua importância e a das canções que se tornaram clássicas, fazendo parte, hoje, da construção da identidade carioca e nacional. Como bem cultural de natureza imaterial, consta no Livro de Registro das Formas de Expressão do IPHAN, dedicado às manifestações artísticas em geral.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
A evolução histórica e artística do samba-enredo

A evolução histórica e artística do samba-enredo

23/02/2017

Adaptado às necessidades do desfile das escolas de samba, gênero se transformou ao longo dos anos e, apesar das críticas, ainda é marca do Carnaval carioca.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Feira Hippie de Ipanema: um patrimônio do Rio

Feira Hippie de Ipanema: um patrimônio do Rio

06/08/2015

Desde 1968, todos os domingos a Praça General Osório se transforma em uma galeria de arte e comércio ao ar livre.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Mais de 100 anos do Mercadão de Madureira

Mais de 100 anos do Mercadão de Madureira

06/07/2015

Um dos grandes centros comerciais da cidade é, também, Patrimônio Cultural Carioca de Natureza Imaterial.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
A bossa nova como patrimônio cultural

A bossa nova como patrimônio cultural

22/05/2015

A história, os principais artistas e os grandes clássicos do estilo musical brasileiro que conquistou o mundo.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Frescobol: das praias a patrimônio cultural

Frescobol: das praias a patrimônio cultural

24/04/2015

O esporte tipicamente carioca, que começou de forma despretensiosa, se expandiu e é hoje praticado em todo o litoral brasileiro.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Clóvis ou bate-bolas são patrimônio cultural do Rio

Clóvis ou bate-bolas são patrimônio cultural do Rio

12/02/2015

Com muito barulho e fantasias extremamente detalhadas, os grupos conhecidos como clóvis ou bate-bolas fazem parte de uma tradição há décadas presente nas ruas cariocas.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Cacique de Ramos e Cordão da Bola Preta

Cacique de Ramos e Cordão da Bola Preta

03/02/2015

Com a tradição de levar multidões pelas ruas de todos os cantos da cidade, os blocos transformaram o carnaval do Rio de Janeiro em um espetáculo à parte.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Beco das garrafas

Beco das garrafas

06/01/2015

Na Rua Duvivier, em Copacabana, fica o local onde parte da história musical do Rio de Janeiro cresceu e conquistou fãs.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
O ofício dos lambe-lambes

O ofício dos lambe-lambes

02/12/2014

Esses fotógrafos de nome curioso trabalhavam nas praças registrando passeios de família e produzindo postais para turistas.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Feira de São Cristóvão

Feira de São Cristóvão

21/10/2014

Guaraná Jesus, carne de sol, manteiga de garrafa, repentistas, literatura de cordel e muito forró. Todas essas delícias e expressões culturais podem ser encontradas no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. 

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Vendedores de mate e biscoito de polvilho

Vendedores de mate e biscoito de polvilho

16/10/2014

Passeando pelas praias do Rio, não há quem não reconheça os vendedores desses produtos, cada um com seu jeito próprio de atrair a freguesia. 

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
O show das torcidas de futebol: uma manifestação cultural e social

O show das torcidas de futebol: uma manifestação cultural e social

07/10/2014

O som das arquibancadas contribui para que cada partida se torne um espetáculo.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Espaço Ciência Viva

Espaço Ciência Viva

26/08/2014

O espaço realiza eventos gratuitos para estudantes e comunidade em geral.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
A obra literária de Machado de Assis

A obra literária de Machado de Assis

19/08/2014

Para abrir a nova série Patrimônio Imaterial Carioca no Portal MultiRio – com os bens culturais da cidade que estão na memória afetiva de seu povo –, trazemos a obra literária de Machado de Assis.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
O Baile Charme de Madureira

O Baile Charme de Madureira

30/08/2013

Os bailes charme de rua não só comunicam a voz e a identidade das periferias à cidade. Também transformam lugares residuais, de mera passagem, em espaço público privilegiado de realização da cidadania.

Patrimônio Imaterial do Rio

texto
Um pouco da trajetória do charme de Madureira

Um pouco da trajetória do charme de Madureira

30/08/2013

Dois anos depois da realização do primeiro Baile Charme na Rua, o governo do estado do Rio de Janeiro reconheceu-o como instrumento fundamental à cultura do bairro, e o baile foi rebatizado de Projeto Charme na Rua.

Patrimônio Imaterial do Rio

egebey1453 multirio.txt