Tributo ao Museu Nacional
Poucos lugares do Brasil representavam tanto para a história, a ciência, a cultura e a educação do país quanto o Paço de São Cristóvão, localizado na Quinta da Boa Vista. Residência oficial das famílias reais de Portugal (1809-1821) e do Brasil (1822-1889), o Paço foi local de nascimento de D. Pedro II e da Princesa Isabel e sede do Congresso Nacional Constituinte (1890-1891), que deu origem à primeira Constituição republicana do país. Desde 1892, passou a abrigar o Museu Nacional, instituição criada por D. João VI em 1818 e que anteriormente se situava no Campo de Santana.

Ao rico passado histórico do Paço se somou o vasto acervo do Museu, que àquela altura já contava com a principal coleção de artefatos egípcios da América Latina e com o meteorito Bendegó, o maior siderito já encontrado em solo brasileiro. Ao longo das décadas, a instituição foi multiplicando seu acervo em quantidade e importância. Entre os 20 milhões de itens, destacavam-se o fóssil mais antigo encontrado nas Américas, conhecido como Luzia, pertencente a uma mulher que viveu há cerca de 13 mil anos; o exemplar de Maxakalisaurus topai, o primeiro esqueleto de dinossauro de grande porte montado no país; e importantes coleções etnográficas. O Museu também era um grande produtor de ciência e educação, abrigando os cursos de pós-graduação das áreas de Antropologia Social, Arqueologia, Botânica, Geociências, Linguística e Línguas Indígenas e Zoologia da UFRJ.

Nos produtos relacionados abaixo, você encontrará vídeos e textos que falam sobre a trajetória, o acervo e os profissionais que fizeram do Museu Nacional uma das mais importantes instituições brasileiras. Um pouco da memória da MultiRio para manter viva a lembrança do local que guardava tanto da História do Brasil e do mundo.

Conteúdos
Tributo ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

04/09/2018

Em homenagem ao Museu Nacional, destruído por um incêndio em setembro de 2018, a MultiRio reuniu parte de seu acervo relacionado a essa instituição de extrema importância para a história, a cultura, a ciência e a educação do Brasil.

texto
Museu Nacional: memória e pesquisa tornaram-se cinzas

05/09/2018

Pesquisador da UFRJ e professores da Rede Municipal lamentam o incêndio que destruiu a instituição.

Reportagens

texto
Paço de São Cristóvão abriga o Museu Nacional

01/12/2016

Construção sofreu diversas alterações arquitetônicas ao longo dos anos e também mudou de nome várias vezes.

Palácios da Cidade

Passado e cultura

11/10/2016

Civilizações extintas e povos antigos deixaram marcas capazes de influenciar modos, costumes e sistemas sociais atuais. Descobertas arqueológicas revelam a formação de povos e imprimem a identidade cultural para além de seus territórios. A influência da cultura histórica.

Como Vivemos

audio
São Cristóvão (1)

09/10/2015

O bairro imperial, área da cidade que mais guarda memórias dos tempos da Colônia e do Império. Locais visitados: Quinta da Boa Vista (Museu Nacional e Jardim Zoológico) e Observatório Nacional.

Caminhos Cariocas

Tributo ao Museu Nacional da Quinta da Boa Vista

04/09/2018

Rio, a Cidade - 190 anos do Museu Nacional

05/09/2016

Episódio da série Rio, a Cidade exibido em 2008. Os professores e pesquisadores Sérgio Alex Azevedo e Regina Dantas falam sobre a história do Museu Nacional e as riquezas de seu acervo.