ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Conteúdos de Educação
texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Bases históricas da Educação de Jovens e Adultos inspiram a IV Semana da EJA Rio

Bases históricas da Educação de Jovens e Adultos inspiram a IV Semana da EJA Rio

25/11/2022

 Objetivo do evento foi qualificar práticas pedagógicas e ações oriundas do currículo.

IV Semana da EJA Rio 2022

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

pdf
Cartas a Paulo Freire

Cartas a Paulo Freire

21/11/2022

E-book comemorativo à III Semana EJA Rio 2021. Faça o download. 

IV Semana da EJA Rio 2022

video
IV Semana da EJA | Roda de conversa - Tarde (22/11)

IV Semana da EJA | Roda de conversa - Tarde (22/11)

21/11/2022

Confira, no vídeo, as atividades realizadas na IV Semana da EJA na tarde desta terça-feira (22/11). Com início previsto para as 9h, a programação inclui uma roda de conversa com a coordenadora de Ensino Fundamental, Michelle Valadão, o coordenador da Equipe Gestora, Marcelo Fernandes e o diretor do CREJA, Maurício Chaves. Também participa do bate-papo a formadora de Liderança Pedagógica Daniele Peres.

IV Semana da EJA Rio 2022

video
IV Semana da EJA | Roda de conversa - Manhã (22/11)

IV Semana da EJA | Roda de conversa - Manhã (22/11)

21/11/2022

Confira, no vídeo, as atividades realizadas na IV Semana da EJA na manhã desta terça-feira (22/11). Com início previsto para as 9h, a programação da manhã inclui uma roda de conversa com o subsecretário de Ensino Adriano Giglio e a representante das CREs, Denise Carvalho. Também participam do bate-papo Maurício Chaves, representante Escola Exclusiva de EJA, e José Carlos Lima, Representante Escola e Universidade.

IV Semana da EJA Rio 2022

video
Privacidade e segurança

Privacidade e segurança

17/11/2022

Este episódio discute, a partir da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a noção de internet segura e sua importância, o conceito de privacidade na web e que tipos de crimes mais comuns nas redes, dando algumas pistas sobre medidas de segurança para usar as redes na escola e fora dela. Participa deste episódio Walter Capanema, advogado, coordenador-geral e professor da pós-graduação em Direito Digital do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Ierbb/MPRJ). É coordenador-geral e professor dos cursos de extensão sobre Direito Eletrônico e sobre Proteção de Dados e Novas Tecnologias na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

Digitalmente

video
Direitos autorais na internet

Direitos autorais na internet

17/11/2022

A partir da compreensão de que a internet não é uma terra sem lei, vamos discutir, neste episódio, a importância do tema, especialmente para os educadores, destacando os efeitos da apropriação indevida de conteúdos e de produtos produzidos por terceiros sem o devido crédito ou remuneração. O episódio conta com a participação Claudio Lins de Vasconcelos, advogado especializado em mídia, cultura e propriedade intelectual.

Digitalmente

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

17/11/2022

A publicidade infantil já é proibida no Brasil e em diversos países. No entanto, empresas insistem em utilizar estratégias para disseminar o consumismo entre as crianças. Para discutir essas práticas, o programa apresentará as modalidades de publicidade infantil e de plataformas digitais com este fim, abordar o consumo online e discutir o papel da escola no contexto do estímulo ao consumo consciente. Participa deste episódio Marcelo Andrade, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), e doutorando em Ciências da Comunicação na USP.

Digitalmente

video
Os muitos modos de ler o mundo

Os muitos modos de ler o mundo

17/11/2022

O episódio trata das diferentes possibilidades de leitura e constituição de conhecimento, considerando a integração de diferentes abordagens: transmídia, edutainment, crossmídia, snack culture, segunda tela, multiplataformas, realidade virtual e streaming. Participa deste episódio Carolina Sanches, jornalista, escritora, pedagoga e ludóloga. Carolina é uma das fundadoras do Lerconecta.

Digitalmente

video
Cyberbullying

Cyberbullying

17/11/2022

As consequências dos diversos tipos de agressão que ocorrem através das telas e também como a escola e os professores podem abordar o tema, com responsabilidade e engajamento da comunidade escolar, para evitar ou minimizar os efeitos de possíveis casos de agressões digitais entre os alunos. Participam do episódio a assistente social da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Taíza Ramos, que fez parte da pesquisa Violência na comunicação digital, da Fiocruz, e a professora Luciene Tognetta, pós-doutora em Psicologia Escolar, pesquisadora e líder do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Digitalmente