ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp
Conteúdos do tema Sala de Leitura e Biblioteca
audio
E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE)

E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE)

10/11/2023

Veja como foi o bate-papo sobre duas práticas alfabetizadoras realizadas em escolas cariocas!

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

texto
Ciep Oswald de Andrade promove feira literária inspirada na Bienal do Livro

Ciep Oswald de Andrade promove feira literária inspirada na Bienal do Livro

07/11/2023

A escola promove a expressão dos estudantes em três idiomas diferentes: Língua Portuguesa, Libras e Alemão.

Reportagens

video
E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

23/10/2023

A professora Rosane de Abreu, da E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE), em Irajá, utiliza textos de personalidades negras brasileiras para estimular a leitura e provocar reflexões sobre desigualdade social e racismo estrutural. 

Boas Práticas da Rede

video
E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) - eixos Práticas leitoras e Anos finais

E.M. Leonel Azevedo (11ª CRE) - eixos Práticas leitoras e Anos finais

06/09/2023

Na Sala de Leitura da E.M. Leonel Azevedo, a professora Ana Carolina Mizrahi trabalha com os alunos o livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak,

Boas Práticas da Rede

video
Literatura como território educativo

Literatura como território educativo

15/06/2023

O professor de Artes Cênicas Pedro Bárbara, gerente na Gerência de Anos Finais da SME-Rio, apresenta a mesa temática Literatura como território educativo com a participação de Ana Paula Ferraz, professora da Rede, poeta e escritora; Georgina Martins, doutora em Literatura Brasileira e escritora; Raphael Pinheiro, professor, quadrinista e pesquisador em Quadrinhos; e o professor Gustavo Castro, professor da Rede e integrante da equipe da Gerência de Leitura da SME-Rio.

2ª Semana do Fundamental II (2023)

texto
Dicionários e glossários: propostas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Dicionários e glossários: propostas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

24/12/2020

Veja como projetos da Rede resgatam o dicionário, em atividades que vão da ampliação do vocabulário ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Reportagens

texto
A potência da Poesia Falada e do Slam no desenvolvimento da capacidade expressiva

A potência da Poesia Falada e do Slam no desenvolvimento da capacidade expressiva

24/11/2020

 Trabalho desenvolvido pelo Pronaipe/Niap também cria habilidades reflexivas.

Reportagens

texto
Livro de memórias: registro afetivo no isolamento social

Livro de memórias: registro afetivo no isolamento social

11/08/2020

Professora Danielle Pereira, da E.M. José Eduardo de Macedo Soares (3ª CRE), cria e-book para crianças expressarem sentimentos e vivências durante a pandemia.

Material de Complementação Escolar (MCE)

video
Encontros virtuais, leituras reais

Encontros virtuais, leituras reais

21/07/2020

Uma conversa sobre leitura em tempos de isolamento e projetos de incentivo à leitura com a escritora, cantora e compositora Bia Bedran e com a diretora do Instituto Estação das Letras Suzana Vargas.

#educaemcasa

texto
Como trabalhar com cartas e cartões postais no Ensino Fundamental I

Como trabalhar com cartas e cartões postais no Ensino Fundamental I

14/02/2020

Projetos resgatam a comunicação por meio de cartas e cartões postais para explorar conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Artes Visuais e até educação socioemocional.

Reportagens

video
Novas leituras, novos leitores

Novas leituras, novos leitores

10/02/2020

Uma conversa sobre inovação, literatura e livros digitais com tecnologia imersiva com Rona Hanning, fundadora e diretora do Ler Conecta e Priscila Vaz, da Nextale, uma startup carioca que desenvolve livros digitais com tecnologia imersiva.

#educa

video
Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização Carioca

06/12/2019

O programa discute práticas de leitura e de escrita, destacando o lugar da autoria das crianças na Alfabetização e compreendendo-as como sujeitos que, lendo e escrevendo suas próprias narrativas, aprendem a ler e a escrever. Convidadas: Angela de Almeida Lima e Magali Azeredo Araujo, professoras da E.M. Doutor Cocio Barcellos (2ª CRE), em Copacabana; e Simone Werneck, professora da E.M. Professor Paulo Freire (4ª CRE), na Maré.

Formação em Rede