ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Meio Ambiente
Agenda 2030
A Agenda 2030 é um acordo internacional firmado pelos 193 estados-membros da ONU. Contém 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com várias metas a serem atingidas até o fim da terceira década do século XXI - do combate às desigualdades aos cuidados com o planeta. A série aborda iniciativas e desafios relacionados à sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro, em especial, na Rede Pública Municipal de Ensino.
Como Vivemos - Reino Animal
Curiosidades sobre o mundo animal que estimulam a conscientização da importância de se respeitar e preservar as espécies. A partir de vídeos produzidos pela agência France-Presse, a apresentadora da série contextualiza e amplia as informações sobre o tema exibido.
Precisamos Agir
Reflexões do economista e ambientalista Sérgio Besserman sobre meio ambiente e sustentabilidade a partir de matérias jornalísticas produzidas pela agência France-Presse.
Atitude Consciente
No formato entrevista, têm por objetivo contribuir para a conscientização e a mudança de atitude da população em relação a importantes questões socioambientais.
Aventuras Cariocas
Explora os ecossistemas da cidade, como as restingas, os mangues, as praias e as florestas, e aborda os aspectos geográficos do Rio, o que permite visualizar a transformação da paisagem pela ocupação humana.
Vozes da Cidade
Um desdobramento da série Cidade Inteligente, reúne temas como urbanismo, mobilidade, tecnologia, habitação, saúde, meio ambiente, cultura e cidadania, entre outros.
Rio Resiliente
Com enfoque no Rio de Janeiro, aborda o conceito de Cidades Resilientes, criado pela ONU. Entre os temas relacionados, estão: ações do poder público, envolvimento das comunidades e da sociedade civil organizada, gestão de riscos, mudanças climáticas, educação ambiental, economia criativa e desenvolvimento sustentável.
Conteúdos do tema Meio Ambiente
texto
10 espécies animais ameaçadas de extinção no Brasil

10 espécies animais ameaçadas de extinção no Brasil

18/05/2022

Algumas delas estão entre as mais ameaçadas do mundo.

Reportagens

texto
As ilhas da cidade do Rio de Janeiro

As ilhas da cidade do Rio de Janeiro

14/02/2022

 Conheça esse patrimônio natural carioca.

Reportagens

texto
Tecnologias sustentáveis e o futuro das cidades

Tecnologias sustentáveis e o futuro das cidades

05/01/2022

 Na busca da sustentabilidade: conheça algumas tendências da vida urbana.

Reportagens

texto
Passo a passo da compostagem de lixo e dicas úteis

Passo a passo da compostagem de lixo e dicas úteis

09/12/2021

Contribua com o meio ambiente: aprenda a gerir os resíduos sólidos que você produz. 

Reportagens

texto
Árvores brasileiras em risco de extinção

Árvores brasileiras em risco de extinção

20/05/2021

 O desmatamento e demais pressões sobre as florestas têm eliminado, quase por completo, a presença de algumas espécies.

Reportagens

video
Reflorestamento urbano

Reflorestamento urbano

14/11/2019

O secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Bernardo Egas, fala sobre reflorestamento urbano e os desafios de lidar com o crescimento da população nas cidades.

#educa

jogo
Nossa Cidade

Nossa Cidade

15/08/2019

Distribua adequadamente os recursos para saúde, educação, alimentação e saneamento e construa a sua cidade sustentável, com qualidade de vida para todos.

Jogos

video
Agricultura familiar urbana e orgânica

Agricultura familiar urbana e orgânica

23/07/2019

A agricultora familiar Vanessa Dacinger, criadora do projeto Quintal da Vanessa, e o professor de Ciências Luciano Tadeu de Mendonça, da E.M. Charles Dickens (9ª CRE), falam sobre os benefícios da agricultura familiar orgânica e urbana para a saúde, o meio ambiente e a sociedade.

#educa

video
Educação ambiental

Educação ambiental

20/06/2019

A secretária estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, e a subsecretária estadual de Recursos Hídricos e Governança das Águas, Renata Bley falam sobre a preservação do meio ambiente e a importância da educação para atingir esse objetivo.

#educa

video
Pacto de Milão

Pacto de Milão

28/05/2019

O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Planejamento do Rio de Janeiro, Epitácio Brunet, e a diretora do Instituto de Nutrição Annes Dias, Mônica Teixeira, falam sobre agricultura urbana e alimentação saudável. Esses e outros temas relacionados à alimentação nas cidades serão discutidos no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão, que ocorre no Rio de Janeiro de 29 a 31 de maio.

#educa

video
Oficina ODS

Oficina ODS

02/05/2019

A Secretaria Municipal de Educação (SME) reuniu mais de mil professores de forma presencial e on-line para uma oficina sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), esses objetivos devem ser cumpridos até o ano de 2030. Durante o evento, também foi lançado o concurso que irá escolher o nome do personagem-símbolo das ações da Agenda 2030 na Rede Pública Municipal de Ensino.

Curta e Compartilhe

video
Crianças pelo meio ambiente

Crianças pelo meio ambiente

12/03/2019

A professora Iolanda Nunes Rodrigues, do EDI Maria Berenice Parente (7ª CRE), e a chefe do serviço de educação ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Milena Goulart, falam sobre a importância de apresentar, desde cedo, conceitos da educação ambiental às crianças. Elas também apresentam  possibilidades de como trabalhar o tema com a primeira infância.

#educa