UNIDADE DE ENSINO
EM Cívico Militar Carioca - 3ª CRE
Rua Conde de Porto Alegre, 301 - Rocha
UNIDADE ESCOLAR VOCACIONADA
Escola Cívico-Militar - ECIM
AUTOR(ES)
Roberta Regina Costa Caroprese Toledo, Carlos Eduardo Jascone e Francisco de Assis
Roberta Regina Costa Caroprese Toledo, professora de Artes Plásticas, formada pela UFRJ, em Licenciatura em Educação Artística, com Especialização em Técnicas de Representações Gráficas, também pela UFRJ e concursada na Prefeitura do Rio de Janeiro e exercendo há 23 anos.
Carlos Eduardo Jascone, Formado em Ciências Biológica pela UERJ, Mestre em Ciências Biológica/Botânica pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor de Ciências PI-Ciências na SME/RJ e PI-Ciências na SEEDUC/RJ. Atua há 17 anos como professor e foi Diretor da ECIM Carioca até janeiro de 2023.
Francisco de Assis Rodrigues Júnior, formado em Ciências Biológica, Mestre em Ciências Biológica/Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ. Professor de Ciências PEF-Ciências na SME/RJ e PI-Ciências na SME/Duque de Caxias. Atua há 17 anos como professor e Diretor adjunto da ECIM até janeiro de 2023.
CARGO/FUNÇÃO DO AUTOR
PROFESSORA DE ARTES, DIRETOR DA ECIM (2022) E DIRETOR ADJUNTO DA ECIM (2022)
OBJETIVOS
O nosso Jornal Digital, além de motivar os alunos na apropriação da escrita e da leitura, promover o uso de diferentes recursos tecnológicos digitais, também desenvolve o protagonismo infantil, permitindo o contato em diferentes contextos sociais.
HABILIDADES
9º ano - Artes Visuais - Valorizar, a partir de análises, o patrimônio cultural, material e imaterial de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. Analisar aspectos históricos, sociais e políticos de produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.); Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. Identificar pela apreciação práticas musicais diversas reconhecendo os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, especialmente da vida cotidiana.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Agosto/2022 até Dezembro/2023
Através do nosso Jornal, a comunidade escolar fica em contato com os variados projetos da nossa escola durante o mês anterior. A participação variada de alguns professores, alunos e monitores, também variam de mês a mês, sendo voluntária a participação de cada um. Três alunos se tornaram mais frequentes como autores, juntamente com os diretores e eu, Roberta, como editora geral. Todos entregam as matérias no início do mês posterior aos eventos, juntamente com fotos, depois eu faço a editoração geral. Já para 2023, esse projeto será desenvolvido em uma aula eletiva por mim e todo editorado pelos alunos, com a minha orientação. O inicial desse projeto, foi feito pelo nosso diretor Carlos e pelo seu adjunto Francisco e eu assumi a editoração, As matérias são sempre de curiosidades, atividades, eventos, projetos e informes importantes para a comunidade escolar. Os alunos Sarah, Emanuelle e Iago, ambos do nono ano de 2022, exerceram uma constante participação no Jornal ECIM DIGITAL. Alguns outros alunos de variados anos também participaram de algumas edições, sendo orientados pelos seus professores. O Projeto é mensal e continuará em 2023 através ada aula eletiva, sendo novamente protagonistas de um lindo projeto. Todo o nosso jornal é constantemente abastecido de informações sobre sustentabilidade. O Protagonismo dos alunos, a prática ortográfica e a sustentabilidade, fazem parte do nosso PPP.
Os alunos do nono ano tiveram uma maior participação nas edições do nosso JORNAL ECIM DIGITAL. Sarah, Emanuelle e Iago, fizeram relatos da importância de nosso jornal e de como foi importante na escolha da nossa aluna Sarah, que criou seu próprio Jornal, que faz circular entre a família e os amigos. Várias disciplinas participaram de algumas edições, dando a oportunidade dos alunos escreverem sobre temas e projetos, durante todo o ano. As edições, feitas por mim, eram disponibilizadas, digitalmente, para o grupo dos responsáveis, no Instagram da escola e, fisicamente, em algumas edições, nos murais da escola. Segue a fala do aluno Iago: "O jornal da escola foi um projeto incrível pra mim e pra muitos outros alunos. É algo que aproxima todos na escola, alunos, professores, pessoal da limpeza, direção... Faz com que todos eles fiquem, além de bem informados, emergidos nesse grande ambiente escolar que compartilhamos, e que sejam cada vez mais abraçados pelas pessoas que convivem nele".