02 Setembro 2021
0
0
0
s2sdefault
 
Njinga Mbande retratada em material da série Mulheres na História de África, da Unesco
Njinga Mbande retratada em material da série Mulheres na História de África, da Unesco. O conteúdo está disponível para download gratuito (Imagem: Unesco/ Creative Commons)

A História da África – conteúdo previsto na Lei N.º 11.645/2008 – é repleta de mulheres que tiveram grande importância e, até hoje, são símbolos de resistência e consideradas heroínas nacionais nos países onde viveram, como na Nigéria, em Angola, em Gana, na Argélia, na África do Sul e em Madagascar.

Rainhas, guerreiras e importantes lideranças de seus povos, elas conquistaram poder e respeito, romperam tradições e lutaram contra invasores europeus.

Pouco se sabe sobre o nascimento e a infância de grande parte delas. Diversas histórias são fruto da tradição oral e muitas informações não são unanimidade entre pesquisadores e historiadores.

Além disso, há distorções na história contada por colonizadores europeus, especialmente no que se refere a mulheres que tiveram papel de destaque na resistência ao avanço do imperialismo.

No entanto, pesquisas sobre a História da África apontam que personagens femininas foram preponderantes em muitas sociedades antigas do continente.

Confira a trajetória de seis grandes mulheres que marcaram a História do continente africano: Amina, Nzinga, Yaa Asantewaa, Dihya (Kahina), Ranavalona I e Nandi ka Bhebhe.

Mídias Relacionadas
Relacionados
Mais Recentes