ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

A história e as reformas do Maracanã
16 Junho 2015 | Por Carla Araújo
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

riodejaneiro aerea arenamaracana 131883Em meio às comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, outro aniversariante emblemático da cidade é o Maracanã. No dia 16 de junho, o Estádio Jornalista Mario Filho completou 65 anos de existência. A arena passou por várias reformas para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e acumula recordes de público, momentos históricos do futebol mundial e também da música, tendo sido palco de shows de artistas como Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones.

Em 1946, o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo da Fifa de 1950. Com isso, o compositor Ary Barroso, que na época era vereador do Rio de Janeiro, apresentou ao amigo Mario Filho o projeto de um estádio que seria construído no bairro do Maracanã. O jornalista, então, começou a publicar diversos artigos na imprensa defendendo a construção do campo esportivo e, dessa forma, conquistou o apoio popular. O projeto pontuava que o estádio deveria ser o maior do mundo, com pelo menos 150 mil lugares. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade e, após 675 dias, as obras foram concluídas.

A primeira partida disputada no novo gramado da cidade foi um jogo amistoso entre as seleções do Rio e de São Paulo – o carioca Didi, bicampeão mundial de 1958 e 1962 pela seleção brasileira, marcou o primeiro gol do primeiro jogo no Maracanã. Em 24 de junho, teve início a Copa de 1950, que até hoje detém o recorde de maior público de um jogo de futebol no mundo: 199.854 pessoas presentes durante a derrota do Brasil para o Uruguai por 2 a 1, na final.

Vista aerea do Maracana no final da decada de 40 Arquivo Geral da Cidade do RJ 2Transformações

O estádio passou por diversas reformas ao longo de sua história. As duas mais recentes, porém, foram as que mais modificaram sua estrutura original. Entre abril de 2005 e janeiro de 2006, foi rebaixado o nível do campo e colocadas cadeiras no lugar da clássica “geral” – anteriormente, o setor com ingresso mais barato do Maracanã, no qual os espectadores assistiam aos jogos em pé, de modo mais descontraído. Houve, também, a substituição do antigo placar eletrônico por um colorido, de LCD, e a instalação de telões na cobertura do estádio.

Nas obras para a Copa do Mundo de 2014 foram implantadas medidas sustentáveis. O chamado Novo Maracanã, com capacidade para 78.838 torcedores, possui cadeiras retráteis e reutiliza a água da chuva nos 293 banheiros e quatro vestiários. A cobertura original de concreto foi inteiramente demolida e substituída por uma membrana tensionada, cobrindo 95% dos assentos.

Copa do Mundo 2014 Maracana Espanha x Chile Foto Joao Paulo Engelbrecht 2Museu e Calçada da Fama

No aniversário de 50 anos do estádio, em 2000, ocorreu a inauguração da Calçada da Fama, com as marcas dos pés de grandes atletas dos gramados, como Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Rivellino, Zagallo, Franz Beckenbauer, entre outros. Em 2006, foi aberto o Museu do Futebol em suas dependências. Nele, o visitante conhece a história do Maracanã, da seleção brasileira e do futebol do Rio de Janeiro. Uniformes antigos da seleção, fotos dos campeões mundiais e até a bola do milésimo gol de Pelé fazem parte do acervo.

Foto Alexandre Macieira Bellini 2

  

Bustos e estátuas de personalidades do esporte, como Zagallo, Garrincha, Mario Filho e Zico, complementam as atrações do estádio. Curiosamente, a famosa estátua de Bellini – capitão brasileiro na Copa de 1958 – não é exatamente uma representação do jogador. A escultura de bronze retrata um jogador simbólico erguendo a Taça Jules Rimet. O monumento, inaugurado em 1960, fica localizado em frente à entrada principal do estádio.

Professores da educação pública com interesse em visitar o Maracanã e o Museu com suas turmas têm exclusividade e gratuidade às quartas-feiras. Os interessados devem enviar um ofício em nome da escola para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Fontes: Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), Portal Maracanã e Rio Guia Oficial.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp