ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Rio de Janeiro
Próxima Parada: Rio
A série apresenta equipamentos culturais e áreas de lazer de todos os cantos da cidade e mostra as diversas possibilidades que, muitas vezes, não são tão conhecidas pelo público. Os programas percorrem locais existentes em cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, fazendo uma ponte entre esses equipamentos e as escolas do entorno.
Visões do Rio
Diferentes olhares sobre as maravilhas, desafios e multiplicidades da geografia carioca. Em um bate-papo descontraído, o jornalista Sidney Rezende conversa com personalidades da história, da cultura, da política e da educação do Rio de Janeiro.
Rio MultiCultural
A série busca apresentar os equipamentos culturais da Secretaria Municipal de Cultura e as atividades oferecidas de forma gratuita ou a baixo custo à população carioca.
Mães da Cidade
A série Mães da Cidade revela grandes mulheres que, além de mães, são profissionais que trabalham como servidoras públicas no município do Rio de Janeiro. Cada episódio mostra um pouco do cotidiano e da trajetória profissional de cada uma delas: as conquistas, os desafios enfrentados e os diferentes caminhos que trilharam para chegar aonde chegaram. Além de conhecer a história de mulheres inspiradoras, o espectador também tem a oportunidade de entender um pouco melhor o trabalho dessas profissionais em órgãos da Prefeitura.
Cidade Mundo
Minidocumentários sobre imigrantes de diferentes origens que vivem na cidade do Rio de Janeiro. Representando as etnias e os povos que fazem do Rio um lugar cosmopolita, os personagens falam sobre as diferenças e as semelhanças entre a cultura carioca e a de seus países.
Tributo ao Museu Nacional
                                          Produtos da MultiRio relacionados ao Paço de São Cristóvão e ao Museu Nacional.  
Não Custa Nada
Sugestões de atividades culturais e de lazer gratuitas na cidade do Rio de Janeiro.
Ruas do Rio
A trajetória da ocupação dos logradouros da cidade: dos tempos coloniais aos dias atuais.
Revista RIO ao Vivo
A Revista Rio ao Vivo traz assuntos relacionados à vida da cidade e dos  cariocas, com destaque para as noticias e os eventos da escola e dos bairros de nossa cidade maravilhosa. Também abre espaço para alunos, professores e outros profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino e para o cidadão carioca.
Palácios da Cidade
Uma visita guiada aos palácios da cidade do Rio. História, arquitetura, estilo, acervo, curiosidades, horário de funcionamento e outras informações sobre esses prédios monumentais, que datam, em sua maioria, do Brasil Império.
Um Jeito de Ver o Rio
Vídeo sobre a cidade do Rio de Janeiro realizado com base em texto de mesmo nome do cirurgião Ivo Pitanguy. A narrativa serve de fundo para um passeio pelas belezas naturais da cidade – praias, lagoas, montanhas – e também por pontos turísticos famosos, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Maracanã, entre outros.
História dos Esportes no Rio
A afinidade do carioca com as práticas esportivas foi construída por diversos cruzamentos interculturais realizados numa cidade de clima e natureza privilegiados. 
Traços Urbanos
Valoriza a arte urbana produzida na cidade do Rio de Janeiro e sua contribuição para a revitalização de espaços públicos; apresenta artistas reconhecidos aqui e no exterior; e reconhece o caráter transformador do grafite na sociedade.
Símbolos da Cidade
Os principais elementos que representam a cidade. Fatos, curiosidades e o contexto histórico envolvendo os significados desses símbolos.
Carioquices
Destaca o lado criativo e descontraído da cidade, que o carioca incorporou ao seu dia a dia.
Cidade Olímpica
Informações históricas sobre os Jogos Olímpicos, as primeiras medalhas conquistadas pelo Brasil e curiosidades sobre as competições.
Ritmos Cariocas
Uma seleção dos gêneros musicais que fazem parte da história do Rio de Janeiro, como choro, samba, bossa nova e outros.
Rio, Belezas e Afetos
Aspectos culturais, históricos e sociais do Rio de Janeiro nos últimos 50 anos, quando deixou de ser capital do país, ganhando identidade própria. Um retrato da cidade que é bela, cosmopolita, diversa, generosa e resiliente.      
Quiz 450 Anos
Perguntas e respostas sobre curiosidades e temas variados referentes ao Rio de Janeiro. A história da cidade, de seus espaços urbanos, personagens e personalidades.
Contrastes
Destaca as diferenças entre o Rio Antigo e a cidade de hoje. Locução de Paulo Betti.
Rio Multicultural - reportagens
Os diversos grupos étnicos que deram origem à população carioca.
Aventuras Cariocas
Explora os ecossistemas da cidade, como as restingas, os mangues, as praias e as florestas, e aborda os aspectos geográficos do Rio, o que permite visualizar a transformação da paisagem pela ocupação humana.
Cidade Inteligente
Um espaço de reflexão sobre a vida nas grandes metrópoles, as relações sociais e as ações para tornar as cidades mais acolhedoras. Em estúdio, a apresentadora Vera Barroso entrevista especialistas sobre os assuntos em destaque; Thiago Gomide atua como coapresentador, e a população participa em entrevistas pré-gravadas.
Mestre do Tempo
Uma viagem pela história do Rio que começa com a chegada de Cabral ao Brasil, passa pela fundação da cidade, chega aos dias de hoje e continua rumo a um futuro com novos desafios. A geografia da cidade, que cresceu entre o mar e a montanha e sofreu seguidos processos de urbanização, estabeleceu uma relação única com o ambiente natural exuberante, o que fez com que recebesse o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana. Em cena, os atores Sávio Moll (Mestre do Tempo), Valentina Herszage, Victor Motta, Tiago Salomone e Amanda Ramalho. Consultoria da série: Alexandre Ferreira Sandoval, professor de Geografia; e Jeanne Abi-Ramia, professora de História.
Vozes da Cidade
Um desdobramento da série Cidade Inteligente, reúne temas como urbanismo, mobilidade, tecnologia, habitação, saúde, meio ambiente, cultura e cidadania, entre outros.
Cidade Integrada
A partir da exibição de minidocumentários, a apresentadora Vera Barroso e dois especialistas de diferentes áreas do conhecimento debatem sobre desenvolvimento sustentável, projetos de revitalização urbana e outros temas. Telespectadores participam por Skype, e-mail ou telefone, com perguntas e comentários.        
Cenário Rio
Revista de variedades com diversos quadros, como Giro na Rede, sobre projetos escolares; Cenário Cultural, que visita atrações em cartaz na cidade; A Voz do Meu Bairro, com um resgate histórico dos bairros do Rio; entre outros.
Rio Resiliente
Com enfoque no Rio de Janeiro, aborda o conceito de Cidades Resilientes, criado pela ONU. Entre os temas relacionados, estão: ações do poder público, envolvimento das comunidades e da sociedade civil organizada, gestão de riscos, mudanças climáticas, educação ambiental, economia criativa e desenvolvimento sustentável.
Rio Raro
Mostra imagens raras do Rio de Janeiro, com informações sobre os locais visitados e seu contexto histórico.
Click o Rio
Curiosidades históricas, culturais, o pitoresco e o inusitado em passeios pela cidade do Rio.
Ser Carioca
Em comemoração aos 450 anos da cidade, o programa traz depoimentos de personagens e personalidades sobre sua relação com o Rio de Janeiro.
Caminhos Cariocas
Curiosidades históricas, culturais; o pitoresco e o inusitado em passeios pela cidade do Rio.
Rio Colonial
A fundação da cidade e a história do Rio de Janeiro antes da chegada da família real.
Bairros Cariocas
A formação, o desenvolvimento e as características dos bairros da Cidade Maravilhosa.
Rio de Música
Os gêneros musicais cariocas que retratam o espírito de cada época em que surgiram na cidade.              
Matrizes Negras do Rio
Histórias sobre as matrizes negras do Rio e a formação cultural da cidade.
Patrimônio Material do Rio
Os bens tombados da cidade: prédios, calçamentos, árvores e outros elementos inusitados.
Arquitetura das Escolas Municipais
            O acervo arquitetônico formado pelas unidades escolares tombadas da Rede Municipal.
Heróis e Heroínas do Rio
Biografias dos personagens que integram o Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro, lançado pela Prefeitura nas comemorações dos 450 anos da cidade.
Patrimônio Imaterial do Rio
Os bens culturais da cidade que estão na memória afetiva de moradores e turistas.
Um Rio de Histórias
Episódios selecionados da série Cidade e Educação, exibida entre 1995 e 2000, que relembram momentos importantes da história do Rio de Janeiro e do Brasil.
Conteúdos do tema Rio de Janeiro
video
Placas azuis - Circuitos do Patrimônio Carioca

Placas azuis - Circuitos do Patrimônio Carioca

30/01/2024

Uma conversa sobre os Circuitos do Patrimônio Carioca com o arquiteto e coordenador de Estudos e Planos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), Fabrício Rezende.

#educa

video
Montanhismo no Rio de Janeiro

Montanhismo no Rio de Janeiro

23/01/2024

Praticado no mundo inteiro, o montanhismo esportivo encontra no Rio de Janeiro trilhas e condições surpreendentes além de paisagens de tirar o fôlego.

#educa

video
Museu Nacional Vive

Museu Nacional Vive

09/01/2024

Uma conversa sobre as novas ações e retomada do Museu com o paleontólogo e diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner.

#educa

video
Arqueologia urbana

Arqueologia urbana

13/12/2023

Uma conversa com Helder Viana, gerente de arqueologia do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), sobre as ações do LAAU - Laboratório Aberto de Arqueologia Urbana do Rio de Janeiro, todo o acervo da instituição e muito mais.

#educa

video
Profissão: cachorro

Profissão: cachorro

14/11/2023

Cães adestrados trabalham em diversas funções como resgate e terapia. Flavia Lobo conversa com o líder operacional da Guarda Municipal do Rio de Janeiro e instrutor de adestramento do Grupamento de Operações com Cães, Márcio Alexandre Silva dos Santos, acompanhado de Zeck, um border colie. 

#educa

video
Caminhos da ciência

Caminhos da ciência

05/09/2023

Conheça o projeto que tem o objetivo de percorrer a cidade do Rio a partir de oito instituições de ciência e tecnologia.

#educa

video
Bienal do livro

Bienal do livro

29/08/2023

Está chegando a Bienal do Livro Rio! Em 2023, A feira mais famosa de livros está completando 40 anos e chega à sua 20ª edição.

#educa

video
Nômades digitais

Nômades digitais

24/08/2023

A pauta deste #educa é nomadismo digital - uma realidade para cerca de 35 milhões de pessoas no mundo.

#educa

video
Rio mal-assombrado

Rio mal-assombrado

10/08/2023

Flávia Lobo recebe Milton Teixeira, um dos maiores conhecedores da história do Rio de Janeiro, para falar sobre locais mal-assombrados da cidade!

#educa

video
Arte da favela para o mundo

Arte da favela para o mundo

25/07/2023

Por meio de obras que destacam suas vivências enquanto morador da Zona Norte do Rio de Janeiro, Albarte traça um panorama do cotidiano das diversas periferias da cidade.

#educa

video
Literatura periférica

Literatura periférica

13/07/2023

Conheça a Periferia Brasileira de Letras, um projeto da Fiocruz que lançou edital para coletivos literários em diversas capitais do país.

#educa

video
Férias no Rio - A reabertura da Ilha Fiscal

Férias no Rio - A reabertura da Ilha Fiscal

11/07/2023

Um bate-papo sobre a história da Ilha Fiscal e a reabertura como uma das muitas opções de lazer oferecidas no Rio de Janeiro.

#educa