ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Rio de Janeiro é nomeado Capital Mundial do Livro 2025 pela UNESCO
24 Abril 2025 | Por Lailla Micas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Foto. Espetáculo teatral.
Cerimônia oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025 contou com espetáculo musical no Teatro Carlos Gomes - Foto: Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio


O Rio de Janeiro foi intitulado a Capital Mundial do Livro de 2025 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A escolha representa um marco inédito: é a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa recebe este título, reforçando a relevância do Rio no cenário literário e cultural global.

Anualmente, a UNESCO e instituições internacionais do setor editorial selecionam uma cidade para liderar um programa dedicado à promoção da leitura, da literatura e do acesso ao livro em reconhecimento aos esforços empreendidos neste sentido. O ciclo tem início sempre no dia 23 de abril de cada ano, quando se celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, e dura 12 meses.

A cerimônia oficial do Rio Capital Mundial do Livro 2025 aconteceu nesta quarta-feira, 23 de abril de 2025, no Teatro Carlos Gomes, no Centro da capital fluminense, com um espetáculo musical. No evento, Jeanne Barseghian, prefeita de Estrasburgo — Capital Mundial do Livro de 2024 e cidade reconhecida como um dos principais polos de literatura infantil da Europa — realizou a entrega simbólica do título ao prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes.

Celebrações começaram no início do mês

Antes mesmo da cerimônia oficial, o evento "Rios da Palavra”, no dia 8 de abril, na Academia das Ciências de Lisboa, deu início às comemorações do título. Na ocasião, foi apresentada a Caixa Literária, com obras de escritores de países de língua portuguesa como Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste. A intenção é que os livros fiquem disponíveis em escolas e bibliotecas do Rio de Janeiro. A iniciativa simboliza a conexão entre as culturas lusófonas.

No dia 11 de abril, a Prefeitura do Rio de Janeiro já havia apresentado simbolicamente o título, durante cerimônia no histórico Real Gabinete Português de Leitura, no centro da cidade. O evento marcou o lançamento da identidade visual e do slogan do projeto.

Escolhida entre 21 propostas enviadas por designers da cidade, em seleção promovida pela Academia Brasileira de Letras (ABL), a marca funde elementos culturais da cidade com o universo literário. Em tons de roxo e rosa, remete simultaneamente às montanhas das paisagens cariocas, como o Pão de Açúcar, ao formato de um livro aberto e ao Arco da Apoteose. O slogan “O Rio de Janeiro continua lendo” faz referência à icônica canção “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil.

Foto. Dezenas de pessoas no piso térreo de uma grande biblioteca. Pendurado no segundo um banner com a marca do Rio Capital Mundial do Livro 2025.
Marca do Rio Capital Mundial do Livro 2025 foi apresentada no Gabinete Real Português - Foto: Beth Santos/ Prefeitura do Rio


Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Paes e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, assinaram um protocolo de cooperação entre o governo municipal e federal. O objetivo é democratizar o acesso à leitura e fortalecer a cultura do livro em todas as regiões da cidade. Também participaram do evento o presidente da ABL, Merval Pereira, e o secretário municipal de Cultura, Lucas Padilha.

Programação literária ocupa a cidade

A programação prevista é ampla e diversa, buscando envolver a população de todas as idades e perfis. Espaços públicos, escolas, bibliotecas e centros culturais serão palco de eventos, encontros literários, oficinas e intervenções urbanas.

Entre os destaques da agenda estão:

  • A Bienal do Livro Rio, em junho, com atrações inéditas, como uma roda-gigante literária.
  • A Noite com Livros, com livrarias e bibliotecas abertas para uma maratona de leitura.
  • O projeto Book Parede, que levará intervenções artísticas com trechos de obras literárias a diferentes pontos da cidade.
  • O Rio de Livros, que disponibilizará livros em pontos de circulação como o Terminal Gentileza, Metrô e Supervia, para troca entre leitores.
  • A iniciativa Academia Editoria Jr., voltada à formação de novos profissionais do setor editorial.
  • A reedição de obras pelas coleções Clássicos Cariocas e Bairros Cariocas.


Rio na pauta de estudantes da ANDAR

Por conta do título carioca, a ANDAR - Agência de Notícias de Alunos da Rede, que reúne iniciativas de jornalismo estudantil em diversas mídias e formatos, colocou o Rio de Janeiro em pauta. Veja o que os jovens já estão produzindo sobre o tema:

10 curiosidades sobre a Capital Mundial do Livro de 2025 - WEB TV Nicarágua em Ação (GEO Nicarágua, Rio de Janeiro)

Rio, Capital Mundial do Livro em 2025 - Jornal “Se Liga, Manuel Bonfim” (Escola Municipal Manuel Bonfim, Rio de Janeiro)

Iniciativa da MultiRio, a ANDAR - Agência de Notícias de Alunos da Rede coloca a educação midiática no centro da aprendizagem. A agência, que reúne projetos de jornalismo estudantil em diversos formatos, estimula a leitura crítica e a criação de conteúdo de forma ética e colaborativa. As atividades da ANDAR contribuem para o desenvolvimento de habilidades de Cultura Digital e Língua Portuguesa, além de competências socioemocionais, promovendo a participação ativa de jovens nas escolas e em seus territórios.

Fontes:

CAPITAL MUNDIAL DO LIVRO – Secretaria Municipal de Cultura – SMC
Unesco elege Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro de 2025 | Agência Brasil
Capital Mundial do Livro, Rio receberá acervo selecionado pela CPLP | Agência Brasil
Prefeitura anuncia Rio Capital Mundial do Livro em evento na Academia das Ciências de Lisboa - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio
Prefeitura do Rio apresenta marca oficial do Rio Capital Mundial do Livro - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - prefeitura.rio
Rio ganha marca como capital mundial do livro, título concedido pela Unesco, e anuncia calendário de eventos
Cidade do Rio recebe o título oficial de Capital Mundial do Livro 2025

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp