Festival de Redação Cápsula do Amanhã
25 Setembro 2015 | Por Larissa Altoé

12039594 1104784022865614 6986877678474336451 nComo será o Rio daqui a 50 anos? A Prefeitura convida alunos de 8º e 9º anos de escolas públicas e privadas a escrever como imaginam a cidade em 2065. Todas as redações – com, no mínimo, 20 e, no máximo, 40 linhas – serão armazenadas numa nuvem digital e os códigos de acesso ficarão em uma cápsula do tempo, que será enterrada na área externa do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, devendo ser aberta apenas em 2065.

Quem aceitar o desafio deve digitar o texto no site visaorio500.rio até o dia 30 de setembro. O festival é organizado pelas secretarias de Governo e de Educação, em conjunto com o Museu do Amanhã, e faz parte do projeto Visão Rio 500, que promove ações para discutir o futuro da cidade.

Além da cápsula do tempo, as cem melhores redações, selecionadas por membros da Academia Brasileira de Letras, serão publicadas em um livro. As escolas da Rede Pública enviarão os textos para as CREs, que repassarão para a SME, que, por sua vez, os entregará à ABL. As escolas privadas farão os textos chegarem à ABL por meio do Sindicato das Escolas Privadas.

Pedro Paulo Carvalho, secretário de Coordenação de Governo, diz que “é fundamental o engajamento de crianças e adolescentes neste processo de reflexão. O Rio que construiremos a partir dessa discussão será para eles, para as próximas gerações. Já conversei com muitos e sempre pergunto: qual a cidade você quer ter quando crescer? Se você fosse o Rio, o que gostaria de ser quando crescer? Queremos saber o que nossos jovens têm a dizer sobre o futuro da cidade”.

Tanto a colocação da cápsula do tempo na área externa do Museu do Amanhã quanto o lançamento do livro com as cem redações escolhidas estão previstos para 1º de março de 2016.