ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp
Conteúdos do tema Cultura Maker
audio
Na Cultura Maker - como a cultura do Faça Você Mesmo pode ajudar no aprendizado

Na Cultura Maker - como a cultura do Faça Você Mesmo pode ajudar no aprendizado

28/11/2024

Um bate-papo descontraído e informativo sobre a poderosa combinação entre a matemática e a cultura maker.

Tem Matemática!

texto
Educação midiática: como jovens e mídias digitais estão moldando o futuro

Educação midiática: como jovens e mídias digitais estão moldando o futuro

18/10/2024

A 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática acontece entre 29 de outubro e 1º de novembro. Entenda o movimento internacional por trás desse evento, que tem tudo a ver com a escola. 

Reportagens

audio
Games e Educação - Episódio 2

Games e Educação - Episódio 2

18/04/2024

Todo game tem um roteiro, uma narrativa como fio condutor de sua obra. Até mesmo um game de futebol, conta a história do esporte e de seus esportistas. Tudo isso dentro de uma característica chamada de hiperfoco. Quantos jovens não aprenderam um pouco de história ou até de uma segunda língua com os jogos eletrônicos?

MultiGames

video
Games e Educação - Videocast - Episódio 2

Games e Educação - Videocast - Episódio 2

18/04/2024

Todo game tem um roteiro, uma narrativa como fio condutor de sua obra. Até mesmo um game de futebol, conta a história do esporte e de seus esportistas. Tudo isso dentro de uma característica chamada de hiperfoco. Quantos jovens não aprenderam um pouco de história ou até de uma segunda língua com os jogos eletrônicos?

MultiGames

video
Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

Eletiva da Agência de Alunos da Rede engaja alunos e professores

17/04/2024

Seis professores do GEO Fernando de Azevedo (10ª CRE), em Santa Cruz, desenvolvem conjuntamente um projeto de jornalismo estudantil durante o tempo da eletiva da Agência dos Alunos da Rede (Andar).

Andar no G20

video
Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

Melissa Chagas e Kevelyn Carvalho cobriram o W20 para a revista eletrônica Nicarágua em Ação

27/03/2024

As estudantes do GEO Nicarágua, em Realengo, e suas professoras orientadoras, Renata Ribeiro (Geografia) e Talita Goulart (Língua Portuguesa) falam sobre a experiência de cobrir o Women20 - o grupo de engajamento do G20 para o empoderamento feminino.

Andar no G20

video
Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

Em vídeo: a cobertura do Women 20 pelos alunos da Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen

27/03/2024

Geórgia Costa e Erick Domingos contaram com a orientação do professor Renato Lima.

Andar no G20

texto
Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

video
GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

15/11/2023

Thiago Lopes, professor articulador do colaboratório do GET Pablo Picasso (8ª CRE), em Padre Miguel, realiza o projeto Geogebra e massinha, uma possibilidade de união.

Boas Práticas da Rede

audio
GET Elza Soares (3ª CRE)

GET Elza Soares (3ª CRE)

06/09/2023

Acompanhe um bate-papo sobre alfabetização e o Genius: Projeto de Robótica Sustentável, realizado no GET Elza Soares

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

video
 Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

10/04/2023

Conheça a Torre Verde, projeto piloto da Faperj, instalado no terreno da E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Ali, são trabalhados quatro eixos da sustentabilidade: aproveitamento de água da chuva, reciclagem de plásticos, uso de energia solar e compostagem com restos de alimentos. O episódio também mostra detalhes do projeto Tem Menina no Circuito, uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ, com foco em Robótica e no empoderamento feminino. As estudantes são estimuladas a se interessar pelas Ciências - entendendo que podem se destacar e escolherem profissões ligadas a esta área do conhecimento -, por meio de atividades lúdicas, como a construção de uma casinha de bonecas que utiliza energia hidrelétrica e energia solar para funcionar.

Digitalmente – segunda temporada

video
Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

04/04/2023

Na E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha, várias ações estão transformando a forma de aprender e de ver o mundo dos estudantes. A primeira parte do episódio apresenta o projeto Bonde da Gambiarra, desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Os materiais trabalhados abordam tecnologias, ciências e arte de forma lúdica. Outra ação destacada é o laboratório de Cultura Maker montado na escola em parceria com a CRIAP, uma plataforma educativa. Alunos do 5º e do 6º ano se inscrevem no laboratório e desenvolvem soluções para problemas da própria comunidade usando a robótica.

Digitalmente – segunda temporada