ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Conteúdos do tema Cultura Maker
texto
Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

Inovação na II Feira Tecnológica da 6ª CRE: robótica, cultura maker e midiaeducação

08/12/2023

Estudantes de diversas escolas da zona norte se divertiram e aprenderam com oficinas e exposição no GET Coelho Neto.

Reportagens

video
GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

GET Pablo Picasso (8ª CRE) - eixo Cultura Maker

15/11/2023

Thiago Lopes, professor articulador do colaboratório do GET Pablo Picasso (8ª CRE), em Padre Miguel, realiza o projeto Geogebra e massinha, uma possibilidade de união.

Boas Práticas da Rede

audio
GET Elza Soares (3ª CRE)

GET Elza Soares (3ª CRE)

06/09/2023

Acompanhe um bate-papo sobre alfabetização e o Genius: Projeto de Robótica Sustentável, realizado no GET Elza Soares

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

video
 Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

Cultura Maker parte 2 – Tem criança na Ciência

10/04/2023

Conheça a Torre Verde, projeto piloto da Faperj, instalado no terreno da E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Ali, são trabalhados quatro eixos da sustentabilidade: aproveitamento de água da chuva, reciclagem de plásticos, uso de energia solar e compostagem com restos de alimentos. O episódio também mostra detalhes do projeto Tem Menina no Circuito, uma iniciativa de professoras do Instituto de Física da UFRJ, com foco em Robótica e no empoderamento feminino. As estudantes são estimuladas a se interessar pelas Ciências - entendendo que podem se destacar e escolherem profissões ligadas a esta área do conhecimento -, por meio de atividades lúdicas, como a construção de uma casinha de bonecas que utiliza energia hidrelétrica e energia solar para funcionar.

Digitalmente – segunda temporada

video
Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

Cultura Maker parte 1 – A arte de se virar (Sevirologia)

04/04/2023

Na E.M. Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha, várias ações estão transformando a forma de aprender e de ver o mundo dos estudantes. A primeira parte do episódio apresenta o projeto Bonde da Gambiarra, desenvolvido no 3º Laboratório de Emergência Covid19, promovido pela Silo - Arte e Latitude Rural. Os materiais trabalhados abordam tecnologias, ciências e arte de forma lúdica. Outra ação destacada é o laboratório de Cultura Maker montado na escola em parceria com a CRIAP, uma plataforma educativa. Alunos do 5º e do 6º ano se inscrevem no laboratório e desenvolvem soluções para problemas da própria comunidade usando a robótica.

Digitalmente – segunda temporada

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente – primeira temporada

video
Cultura Maker nas escolas

Cultura Maker nas escolas

24/08/2017

A cultura Maker estimula a criatividade e a autonomia de seus adeptos. Neste episódio, a gerente de Inovação e Tecnologia Educacional da SME, Gisele Cordeiro, fala mais sobre o conceito e explica como professores e alunos podem se apropriar dele em sala de aula.

#educa

texto
Olimpíada de Robótica incentiva a programar futuro melhor

Olimpíada de Robótica incentiva a programar futuro melhor

26/04/2017

Mesmo estudantes que nunca viram robótica educacional podem participar, a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Olimpíadas curriculares

audio
Geração Maker

Geração Maker

16/09/2016

Uma nova geração com acesso livre ao conhecimento e à tecnologia está revolucionando o mercado e propondo novas formas de criar, ensinar e aprender. As oportunidades que surgem; o acesso às tecnologias de controladores, processadores, impressoras 3D e programação de computadores revolucionam a forma como criamos e experimentamos. Convidado: João Bonelli, supervisor do Laboratório de Interfaces Físicas Experimentais (Life) da PUC-Rio.

Interconectados

video
Crianças ensinam robôs

Crianças ensinam robôs

11/07/2016

A Feira de Eletrônicos que acontece esta semana em Las Vegas apresentou um robô especialmente desenvolvido para crianças. Elas vão ter de ensinar as máquinas a executar suas funções. Com isso, poderão aprender um pouco de programação.

Cyber Tudo

audio
Imprimindo a vida em 3D

Imprimindo a vida em 3D

30/06/2016

Possibilidades de uso da impressão 3D e sua influência no processo industrial; a expansão desse novo mercado, atuais e possíveis futuros usuários; o que é possível fazer com uma impressora 3D caseira; utilização nas escolas, identificando referenciais teóricos em Piaget, Vygostsky e Papert. Convidado: Juan Siaba, arquiteto de sistemas especialista em impressão 3D.  

Interconectados

video
A revolução das coisas

A revolução das coisas

03/06/2016

Das telas do computador para o mundo real. Uma feira realizada em Londres mostra as diversas utilidades para impressão 3D, seja para carros, moda ou gastronomia. Mas em meio à euforia trazida pela novidade, há quem olhe com cuidado para as projeções ilimitadas feitas para a impressão 3D.

Cyber Tudo