ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Conteúdos de Artes
texto
— Geografia inclusiva: como fazer mapas táteis

— Geografia inclusiva: como fazer mapas táteis

16/06/2021

Mapas podem – e devem – estar acessíveis, também, para alunos com deficiência visual. IBGE ensina o passo a passo.

Reportagens

video
Linguagens Artísticas e Educação Física

Linguagens Artísticas e Educação Física

16/11/2020

Os professores Valéria Cristina Mofati, da E.M. Almirante Saldanha da Gama (9ª CRE); Simone Santiago, da E.M. Renato Leite (7ª CRE); Cristina Bayer, da E.M. República de El Salvador (3ª CRE); e Andrea Saint Clair da Silveira, do Ciep Nação Rubro Negra (2ª CRE), participam da roda de conversa sobre experiências exitosas em Linguagens Artísticas e Educação Física no Peja.

II Semana do Peja (2020)

texto
Como trabalhar com Monet na Educação Infantil

Como trabalhar com Monet na Educação Infantil

13/11/2020

Com obras que retratam jardins, flores e cenas ao ar livre, pintor francês tem grande apelo com as crianças. Conheça alguns projetos.

Reportagens

texto
Os múltiplos lugares da música na Educação

Os múltiplos lugares da música na Educação

01/07/2020

As diversas atividades e projetos espelham as múltiplas possibilidades da música.

Material de Complementação Escolar (MCE)

texto
Como trabalhar com cartas e cartões postais no Ensino Fundamental I

Como trabalhar com cartas e cartões postais no Ensino Fundamental I

14/02/2020

Projetos resgatam a comunicação por meio de cartas e cartões postais para explorar conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Artes Visuais e até educação socioemocional.

Reportagens

video
Novas leituras, novos leitores

Novas leituras, novos leitores

10/02/2020

Uma conversa sobre inovação, literatura e livros digitais com tecnologia imersiva com Rona Hanning, fundadora e diretora do Ler Conecta e Priscila Vaz, da Nextale, uma startup carioca que desenvolve livros digitais com tecnologia imersiva.

#educa

texto
Como a obra de Djanira pode inspirar trabalhos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Como a obra de Djanira pode inspirar trabalhos na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

19/12/2019

Pinturas de Djanira da Motta e Silva retratam o Brasil, destacando o cotidiano do povo, as paisagens e a cultura popular – religiosidade, folclore e lazer.

Reportagens

texto
Como abordar a região Nordeste nas aulas de Artes

Como abordar a região Nordeste nas aulas de Artes

13/12/2019

Conheça o trabalho desenvolvido pela professora de Artes Visuais Juliana Couto, na E.M. Magdalena Tagliaferro (11ª CRE), na Ilha do Governador.

Reportagens

video
Como a criança aprende na alfabetização: teoria e prática

Como a criança aprende na alfabetização: teoria e prática

07/10/2019

A educadora Sandra Bozza, formada em Letras pela PUC-PR e mestra pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (Portugal), ministrou a palestra Como a criança aprende na alfabetização: teoria e prática.

VII Semana de Alfabetização

texto
Arte contemporânea e relações étnico-raciais

Arte contemporânea e relações étnico-raciais

09/01/2019

Projeto Afro Olhar, desenvolvido pela professora Mariana Maia, na E.M. Nações Unidas, valoriza a cultura afro-brasileira em oficinas de fotografia e vídeo, artes visuais, pintura e grafite.

Reportagens

video
João Victor e Luan

João Victor e Luan

27/12/2018

João Victor Procópio Lima estuda no Ginásio Carioca do Samba – E.M. Chile (4ª CRE), em Olaria. Aprendeu a tocar bateria, flauta transversal, piano e teclado, mas, hoje, dedica-se somente ao piano e à flauta doce, seu instrumento na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Luan Carvalho Vieira é aluno da E.M. Rubem Berta (8ª CRE), em Bangu. O saxofone tocado por ele na OSJC é fruto de uma doação vinda da Alemanha.

Como É Bom Tocar um Instrumento

video
Mariana e Willian

Mariana e Willian

20/12/2018

Mariana Eleotério mora em Jacarepaguá e estuda na E.M. Roma (2ª CRE), em Copacabana. Ela integra o Coro Laboratório Orsina da Fonseca e, com o apoio do pai, publica nas redes sociais vídeos nos quais aparece cantando. Willian Teles é aluno da E.M. Leônidas Sobrinho Porto (8ª CRE), em Bangu, onde também mora. Ele toca trombone em uma orquestra regida pelo pai, professor de música, e na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

Como É Bom Tocar um Instrumento