ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Divina Soarez

Os segredos da arte de produzir perucas para espetáculos. Convidada: Divina Soarez, responsável pelo setor de perucaria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
audio
João Guilherme Ripper

João Guilherme Ripper

09/11/2016

Os desafios para a produção de óperas no Brasil. A carreira do entrevistado como regente e compositor de ópera. Convidado: João Guilherme Ripper, maestro e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mãos à Ópera

audio
André Cardoso

André Cardoso

09/11/2016

A história da ópera no Brasil. O trabalho do maestro e do diretor artístico na montagem e na apresentação de uma ópera. Convidado: André Cardoso, maestro e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Mãos à Ópera

audio
Maria José Chevitarese

Maria José Chevitarese

09/11/2016

Como é feita a seleção para os coralistas. A atuação da regente e a importância do coro em uma ópera. Convidada: Maria José Chevitarese, professora da Escola de Música da UFRJ e responsável pelo coro infantil da instituição.

Mãos à Ópera

audio
Laís Rodrigues

Laís Rodrigues

09/11/2016

A experiência de se filmar óperas em grandes teatros como o Municipal do Rio de Janeiro. O passo a passo que culmina na filmagem do espetáculo. Convidada: Laís Rodrigues, documentarista e diretora de cinema.

Mãos à Ópera

audio
Ricardo Prado

Ricardo Prado

09/11/2016

A história do gênero e dos compositores mais famosos do mundo; no Brasil, destaque para Heitor Villa-Lobos. Convidado: Ricardo Prado, maestro.

Mãos à Ópera

audio
Daniela Thomas

Daniela Thomas

09/11/2016

Como pensar o cenário de uma ópera, os materiais, o tamanho. O Theatro Municipal como um dos poucos no Brasil capazes de receber grandes espetáculos operísticos. Convidada: Daniela Thomas, cenógrafa, responsável pela concepção dos cenários da ópera O Menino Maluquinho.

Mãos à Ópera

audio
André Heller-Lopes

André Heller-Lopes

09/11/2016

A história e as transformações do gênero no Brasil e no mundo. Ao longo da entrevista, ouvimos trechos de Norma, composta por Vicenzo Bellini; O Barbeiro de Sevilha, de Giochiano Rossini; e Aída, de Giuseppe Verdi. Convidado: André Heller-Lopes, diretor de óperas e um dos maiores especialistas do tema no Brasil.

Mãos à Ópera

video
Diversão e arte por toda parte

Diversão e arte por toda parte

15/06/2016

Ópera como obra dinâmica com histórias que, mesmo criadas há mais de 200 anos, tratam de temas e sentimentos sempre atuais; capacidade do gênero de provocar, transformar e impactar o público; interesse das gerações mais jovens. Depoimentos: João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; André Cardoso, diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Roberto Duarte, maestro; Daniela Thomas, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Dino Velasquez, chefe da iluminação de palco; Marcelo Vieira, professor de Teoria Musical do coral Canarinhos de Petrópolis; Inácio de Nonno, cantor barítono; Caterina Scaini, coro infantil; Laís Rodrigues, documentarista; Flávia Fernandes, cantora soprano; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Doriana Mendes, professora de canto da Unirio; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Carolina Morel, coro infantil; Pedro Urano, fotógrafo; Luna Himmer, coro infantil; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Carol McDavit, professora de Ópera da Unirio.

Mãos à Ópera

video
Segredos revelados... O que rola nos bastidores

Segredos revelados... O que rola nos bastidores

08/06/2016

Como funcionam as equipes nos bastidores; o trabalho de iluminadores, contrarregras, operadores de áudio, músicos, assistentes de figurino e maquiagem, etc.; influência das novas mídias e tecnologias na forma de montar e de assistir a óperas; espetáculos montados para serem filmados e exibidos no cinema e espaços ao ar livre; impactos na montagem e na forma de encenar; um novo espetáculo que mistura cinema e teatro. Depoimentos: Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Nilton Farias e Gabriel Pigozzo, coordenadores de palco; Melício dos Santos, contrarregra; Mona Magalhães, visagista; Dino Velasquez, chefe da iluminação de palco; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Laís Rodrigues, documentarista; Pedro Urano, fotógrafo; João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Flávia Fernandes, cantora soprano.

Mãos à Ópera

video
Tudo junto, mas não misturado

Tudo junto, mas não misturado

01/06/2016

Elenco e elementos como cenários e figurinos nas mãos do diretor, que vai harmonizar toda a estrutura e fazê-la funcionar; a parceria diretor e maestro; trabalho dos artistas que cantam e interpretam personagens; o coro. Depoimentos: Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Roberto Duarte, maestro; Sura Berditchevsky, diretora de cena; Inácio de Nonno, cantor barítono; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Camila Schmidt, cenógrafa; Manoel Pouci, coordenador de palco voltado para a cenografia; Carol McDavit, professora de ópera da Unirio; Flavio Melo, cantor barítono; Maria José Chevitarese, diretora e regente do Coro Infantil da UFRJ; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano; Caterina Scaini, Carolina de Melo, Isabeli Lopes e Luna Himmer, coro infantil; Gabriel Pigozzo, coordenador de palco.

Mãos à Ópera

video
Esquadrão da ópera

Esquadrão da ópera

25/05/2016

Montagem da equipe responsável pela construção da história: o trabalho de cenógrafos, figurinistas, maquiadores, artistas, cantores, diretor de cena e outros profissionais; etapas de produção para se obter um produto final de qualidade. Depoimentos: Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Jorge Carvalho, iluminador; Marcos Flaksman, cenógrafo; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; Camila Schmidt, cenógrafa; André Heller-Lopes, diretor de óperas; Lily Driaze, cantora mezzo-soprano; Mona Magalhães, visagista; Divina Suarez, figurinista e peruqueira; Pedro André Mendes, cantor mirim; Flávia Fernandes, cantora soprano; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flavio Melo, cantor barítono; Cintia Graton, cantora mezzo-soprano.

Mãos à Ópera

pdf
Mãos à Ópera: <em>Ópera na tela - material educativo</em>

Mãos à Ópera: Ópera na tela - material educativo

19/05/2016

Ópera? Por que ópera? Esta publicação tem por objetivo auxiliar os professores a trabalharem de forma transdisciplinar em sala de aula os materiais e temas abordados na série televisiva Mãos à Ópera, uma parceria da MultiRio com o Festival Ópera na Tela.

Mãos à Ópera

video
Quem cria e quem cuida

Quem cria e quem cuida

19/05/2016

Como é pensada cada etapa da produção de uma ópera; o papel do diretor-geral ou diretor artístico e seu trabalho em parceria com o maestro, que faz o papel de diretor musical; a criação do libreto. Depoimentos: João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Steffen Dauelsberg, diretor-executivo da Dell’Arte; Eduardo Cabanas, produtor executivo da Dell’Arte; André Heller-Lopes, diretor de óperas; André Cardoso, maestro e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Roberto Duarte, maestro; Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; Sura Berditchevsky, diretora de cena da ópera Menino Maluquinho.

Mãos à Ópera

video
O que é ópera

O que é ópera

11/05/2016

Como surgiu; transformações ao longo do tempo; principais compositores e cantores líricos; subgêneros; diferentes estilos de representação; ópera moderna e sua crescente popularização; aproximação com o público jovem. Depoimentos: Ricardo Prado, maestro e consultor da série Mãos à Ópera; André Heller-Lopes, diretor de óperas; André Cardoso, maestro e diretor artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Inácio de Nonno, cantor barítono; Flávia Fernandes, cantora soprano; Daniela Thomas, cenógrafa e diretora; João Guilherme Ripper, maestro, compositor de óperas e presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Tiê Kuhl e Pedro André Mendes, cantores mirins.

Mãos à Ópera