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Séries do tema Cultura Digital
Lógica de programação
O componente curricular de Lógica de Programação tornou-se parte do currículo dos anos iniciais (1º ao 5º ano) da Educação Integral na Rede Municipal do Rio. Aqui você encontra um bate-papo sobre o componente curricular de Lógica de Programação e vídeos com atividades mão na massa.
MultiGames
MultiGames é a nova série da MultiRio sobre o universo dos games e dos e-sports.
Andar no G20
Acompanhe a trajetória dos alunos da ANDAR no G20 durante todo o ano de 2024!
Especial Internet Segura
O Dia da Internet Segura é promovido no mês de fevereiro em mais de 200 países anualmente. Em 2024, o evento se desdobrará entre os dias 6 e 7. A intenção é disseminar o uso responsável das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e fazer da rede de computadores um espaço mais ético, seguro e saudável.
Seminário MultiRio 30 anos - Criatividade fazendo escola
A MultiRio comemora 30 anos e realiza o Seminário MultiRio 30 anos - criatividade fazendo escola com palestras, rodas de conversa e oficinas.
E Agora? - Um Rolé Digital
O projeto E Agora? Um Rolé Digital reúne narrativas digitais interativas que tratam de temas relacionados à proteção de dados pessoais, privacidade, cyberbullying, fraude digital e golpes.  A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio.
Digitalmente
Com duas temporadas e um e-book, a ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede Municipal de Ensino do Rio, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.
Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede
O Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede reúne um conjunto de ações que buscam promover o desenvolvimento das competências nesse campo entre estudantes e professores das escolas cariocas.  
Digitalmente – segunda temporada
Na segunda temporada de Digitalmente, cada episódio apresenta personagens reais que vivem, na prática, os temas da temporada original. É a jornada do usuário protagonista, problematizando os conceitos, vivenciando e superando os desafios e obstáculos cotidianos em um mundo físico sendo mediado, o tempo todo, pelas tecnologias de comunicação e informação digitais.
Rede Educação e Cultura Digital
O objetivo da Rede Educação e Cultura Digital – RECD- é criar um espaço de reflexões, ​discussões e construção coletiva de ​projetos e propostas em torno da ​Cultura Digital, considerando seus impactos na educação pública municipal de ensino do Rio de Janeiro.
Digitalmente – primeira temporada
Em um mundo cada vez mais digital, precisamos estudar, entender e aprender como lidar melhor com os desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, particularmente, para o cotidiano escolar. A ideia da série Digitalmente é contribuir para a qualificação da ação docente, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras em cultura digital na Rede, contribuindo para que as escolas se constituam como polos de reflexão e de ações transformadoras, que propiciem à comunidade escolar o acesso e apropriação crítica de conteúdos e experiências como fator de inserção social e exercício da cidadania global.  
Cartografias de Boas Práticas da Rede
Em um mapa digital interativo da cidade do Rio, a plataforma Cartografias de Boas Práticas da Rede destaca experiências exitosas das escolas públicas cariocas e busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as unidades escolares, incentivando que boas práticas sejam conhecidas e apropriadas por outros educadores. 
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
Projeto de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal e estimulando novas práticas.
A Escola na Cultura Digital
Formação promovida pela MultiRio em parceria com a Escola de Formação Paulo Freire da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro através da plataforma EaD (Ensino a Distância) da EPF. 
Impressões Digitais
Impressões Digitais - Autoavaliação da Cultura Digital na Rede - é um instrumento que busca fazer um retrato do tema na Rede Municipal para apoiar a política pública educacional, subsidiando o planejamento, o acompanhamento e a análise das ações a serem realizadas neste campo.
MultiRio Itinerante
MultiRio Itinerante é um projeto de visitação às escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro e em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para apresentar a professores, coordenadores e alunos as ações e os projetos da MultiRio.
Meu Primeiro Jogo
 No curso Meu Primeiro Jogo, você vai descobrir como criar, planejar e desenvolver jogos e objetos de aprendizagem usando uma ferramenta bem simples, o software Scratch.
Conteúdos do tema Cultura Digital
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Lógica de programação - primeiros passos (videocast)

Lógica de programação - primeiros passos (videocast)

03/06/2024

O que é Lógica de Programação? É possível falar de programação para crianças?

Lógica de programação

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E-Sport é esporte? - Videocast - Episódio 7

E-Sport é esporte? - Videocast - Episódio 7

23/05/2024

Como o Brasil enxerga o fenômeno das competições de jogos eletrônicos.

MultiGames

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E-sport é esporte? - Episódio 7

E-sport é esporte? - Episódio 7

23/05/2024

Como o Brasil enxerga o fenômeno das competições de jogos eletrônicos. Este episódio discute o e-sport e mostra como alguns atores envolvidos na cena esportiva brasileira enxergam esta discussão.

MultiGames

audio
Eletiva jogos eletrônicos - Episódio 6

Eletiva jogos eletrônicos - Episódio 6

16/05/2024

Na era da informação digital, a tecnologia vem transformando a educação. A aprendizagem baseada em jogos permite a interatividade e a transdisciplinaridade dos conteúdos, além de promover a ludicidade e o engajamento dos estudantes.

MultiGames

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Eletiva jogos eletrônicos - Videocast - Episódio 6

Eletiva jogos eletrônicos - Videocast - Episódio 6

16/05/2024

Na era da informação digital, a tecnologia vem transformando a educação. A aprendizagem baseada em jogos permite a interatividade e a transdisciplinaridade dos conteúdos, além de promover a ludicidade e o engajamento dos estudantes. Tanto assim, que a Secretaria Municipal de Educação di Rio de Janeiro (SME-Rio), antenada com o assunto, já está oferecendo uma nova disciplina eletiva em seus Ginásios Educacionais Tecnológicos, os GETs.

MultiGames

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Games: regulação, saúde e comportamento - Episódio 5

Games: regulação, saúde e comportamento - Episódio 5

09/05/2024

O Brasil é um “paraíso” de consumidores para a indústria do entretenimento. Somos o 12° maior mercado consumidor de jogos eletrônicos do planeta, com mais de 70% da população já tendo declarado em pesquisas que joga algum jogo eletrônico.

MultiGames

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Games: regulação, saúde e comportamento - Videocast - Episódio 5

Games: regulação, saúde e comportamento - Videocast - Episódio 5

09/05/2024

O Brasil é um “paraíso” de consumidores para a indústria do entretenimento. Somos o 12° maior mercado consumidor de jogos eletrônicos do planeta, com mais de 70% da população já tendo declarado em pesquisas que joga algum jogo eletrônico.sa

MultiGames

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Minha MultiRio oferece aos professores da Rede um local exclusivo dentro do Portal

Minha MultiRio oferece aos professores da Rede um local exclusivo dentro do Portal

08/05/2024

Saiba como organizar e compartilhar os conteúdos do Portal MultRio do seu jeito e tenha em suas mãos materiais em vídeo, áudio, textos, jogos ou animações com a qualidade que só a MultiRio tem!

Artigos

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Brasil: história e potência nos e-sports - Episódio 4

Brasil: história e potência nos e-sports - Episódio 4

02/05/2024

Como nasceu o e-sport no Brasil? Neste episódio, vamos contar como o e-sport começou e rapidamente se desenvolveu por aqui.

MultiGames

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Brasil: história e potência nos e-sports - Videocast - Episódio 4

Brasil: história e potência nos e-sports - Videocast - Episódio 4

02/05/2024

Como nasceu o e-sport no Brasil? Neste episódio, vamos contar como o e-sport começou e rapidamente se desenvolveu por aqui, além de investigar de que modo um país com deficiências e desigualdades como o nosso conseguiu se transformar em uma potência nos e-sports, contabilizando inúmeros títulos mundiais.

MultiGames

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Brasil: potência mundial nos games e e-sports - Episódio 3

Brasil: potência mundial nos games e e-sports - Episódio 3

25/04/2024

Em MultiGames, acompanhe um debate sobre as características do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos e também do esporte eletrônico. Por que, de formas bastante distintas, o Brasil é uma potência global nestes dois setores?

MultiGames

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Brasil: potência mundial nos games e e-sports - Videocast - Episódio 3

Brasil: potência mundial nos games e e-sports - Videocast - Episódio 3

25/04/2024

Em MultiGames, acompanhe um debate sobre as características do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos e também do esporte eletrônico. Por que, de formas bastante distintas, o Brasil é uma potência global nestes dois setores?

MultiGames