Cálculo de alguns valores da função f – valor numérico –, como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero (zero da função). O cálculo de f(x) = 0 (resolução de uma equação do 2º grau) e gráficos de funções quadráticas com enfoque nos zeros da função.
19/04/2016
Operações com números inteiros: adição, subtração, divisão e multiplicação. O que são números opostos ou simétricos, como multiplicar e dividir números positivos e negativos, a definição de potenciação.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
18/04/2016
Como fatorar polinômios, o conceito de fatoração e os três casos especiais de fatoração de polinômios: 1º caso (fator comum), 2º caso (agrupamento) e 3º caso (diferença de dois quadrados).
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
17/04/2016
Como interpretar gráficos de função quadrática. Identificação dos elementos do gráfico, como zeros da função, ponto de vértice, crescimento e decrescimento, e análise dos sinais da função.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
16/04/2016
Identificação, interpretação e análise de problemas que envolvem a função do 2º grau. Os elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas e a resolução de problemas com função quadrática.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
15/04/2016
Como encontrar o ponto de vértice de uma parábola, o valor máximo e o valor mínimo que uma função quadrática pode assumir, cálculo do ponto vértice de uma função quadrática (parábola) e conceito de simetria da parábola.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
14/04/2016
A elaboração de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função e a representação dos pontos obtidos na tabela no plano cartesiano. Como identificar o padrão parabólico dos pontos de uma função quadrática e determinar os pontos importantes para a construção de um gráfico de uma função quadrática.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
12/04/2016
O que é uma função do 2º grau, o conceito de função quadrática ou função polinomial do 2º grau, função formada a partir de um polinômio do 2º grau do tipo ax² + bx + c. Os coeficientes a, b e c de uma função quadrática e a análise do coeficiente a.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
11/04/2016
As características de uma função polinomial de 1º grau, como crescimento, decrescimento, zero da função, estudo dos sinais, entre outras. Problemas envolvendo diferentes funções e gráficos e interpretação e análise de gráficos de função afim.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
10/04/2016
Como construir gráficos de funções afim, análise das coordenadas (x, y) de um ponto como representação geométrica da relação do valor de x com f(x) e a construção de uma tabela de valores de x e de f(x) de cada função.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
09/04/2016
Identificação, num problema, da função afim (y = ax + b), interpretação de uma função afim dentro de um problema e análise dos elementos que constituem o domínio das funções trabalhadas.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
08/04/2016
Como determinar o zero da função afim, o cálculo de alguns valores da função f – valor numérico – e como verificar a existência de um valor de x que faz com que a função y seja zero. O cálculo de f(x) = 0 e a identificação do zero da função como coordenada (x = 0) do gráfico no plano cartesiano.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
07/04/2016
O que é função afim, de que forma identificar a expressão y = ax + b como uma função do 1º grau, como reconhecer a e b como coeficientes angular e linear de uma função afim.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
06/04/2016
Definição e características de relações entre conjuntos numéricos ou não, como criar uma relação entre dois conjuntos e identificar quando essa relação é ou não uma função.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
06/04/2016
A definição e localização de números reais na reta numérica, os usos e as aplicações na vida cotidiana. Como construir uma reta numérica com números reais e racionais.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
06/04/2016
O que é um plano cartesiano, como identificar e marcar pontos no plano cartesiano. As coordenadas e quadrantes de um plano cartesiano.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
06/04/2016
O cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica e como fazer os cálculos com os valores das variáveis.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
06/04/2016
A definição de juros compostos, sua principal utilização no mercado financeiro e como realizar o cálculo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
05/04/2016
Como calcular o valor do juro, a definição de juros simples e os conceitos de capital, taxa de juros e montante.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
05/04/2016
Como calcular a porcentagem de um valor, o conceito e as aplicações para a resolução de problemas.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como realizar a composição da equação do 2º grau com raízes. A fórmula x² - Sx + P = 0 e como montar uma equação do 2º grau a partir do resultado, ou seja, a partir do valor de suas raízes, sejam elas números positivos, negativos ou fracionários.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como calcular a soma e o produto das raízes de uma equação do 2º grau, usando apenas as relações de Girard (sem precisar aplicar a fórmula de Bhaskara).
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O radical b²4ac, o △ (delta) da fórmula de Bhaskara conhecido como o discriminante da equação do 2º grau. As características das equações que têm △ positivo, negativo ou igual a zero.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A fórmula de Bhaskara em uma explicação com o passo a passo da aplicação da fórmula em equações do 2º grau.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Resolução de equações incompletas do 2º grau do tipo ax² + c. Entenda por que, quando admitirem raízes reais, elas sempre serão opostas.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O que é uma equação incompleta, a resolução de equações do 2º grau do tipo ax² + bx. Por que elas têm duas raízes, sendo uma delas sempre zero.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como determinar as raízes de uma equação do 2º grau. A raiz de uma equação do 2º grau é o valor da incógnita que torna a sentença verdadeira.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como reconhecer uma equação do 2º grau, os conceitos que definem uma equação do 2º grau, seja ela completa ou incompleta.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como calcular as raízes elevadas a alguma potência (com fator externo ou não), aplicando a regra do produto notável ou a propriedade distributiva da multiplicação. Na mesma aula, a racionalização de frações com raízes no denominador.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Multiplicação e divisão com radicais semelhantes e diferentes (com fatores externos ou não), as regras do produto notável e as propriedades da multiplicação e da divisão.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Adição algébrica de radicais, soma e subtração de radicais semelhantes (com fatores externos ou não) e a resolução de expressões com radicais diferentes.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Raízes imperfeitas, o cálculo do valor aproximado de radicais e de uma raiz não exata.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como realizar a simplificação de radicais aplicando as regras de suas propriedades em raízes perfeitas, imperfeitas e com fatores externos. O que são radicais semelhantes e como calcular o valor do radical que deu origem ao termo simplificado.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
As propriedades dos radicais e como elas são fundamentais para fazer equivalências entre as raízes e facilitar a resolução dos cálculos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A simplificação de radicais revisando uma operação fundamental: a fatoração. Os diferentes caminhos para calcular o resultado de uma raiz, desde que se observe a relação entre índice e expoente.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Os termos da radiciação: índice, radical, radicando e raiz. A relação entre índice e expoente, o cálculo das raízes de números inteiros e fracionários, positivos e negativos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
As funções da notação científica e como representar, de forma simples, números muito grandes ou muito pequenos com muitas casas decimais.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como fazer quando as potências de base dez têm expoente negativo ou positivo, a expressão das potências por meio de um número decimal; a multiplicação, divisão e simplificação das potências de base dez.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Por que todo número elevado a zero é igual a um. As propriedades das potências e como calcular potências com expoente zero, um e negativo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Quais são as propriedades das potências, multiplicação e divisão de potências de mesma base e como calcular a potência de uma potência e a potência de um produto.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O cálculo das potências de números fracionários e decimais (negativos e positivos).
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O que é base e expoente, o cálculo das potências de bases positiva e negativa e a resolução rápida das potências de base 10.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A diferença entre círculo e circunferência e como calcular o comprimento da circunferência e a área do círculo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A relação existente entre as áreas do trapézio e do losango e o cálculo da área desses polígonos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O cálculo da área de triângulos – com atenção ao caso particular do triângulo retângulo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
As unidades de medida m² e cm², o cálculo da área de figuras planas como retângulo, quadrado e paralelogramo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
O que são os ângulos notáveis, uma explicação sobre esses ângulos de 30°, 45° e 60° presentes no triângulo equilátero e no quadrado, e suas relações com o triângulo retângulo.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
As relações entre as medidas dos catetos e da hipotenusa, o cálculo do seno, do cosseno e da tangente dos triângulos retângulos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A fórmula a² = b² + c², conhecida como Teorema de Pitágoras. A aplicação do teorema em situações práticas e duas demonstrações para entender por que, em triângulos retângulos, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
A definição de um triângulo retângulo e as relações métricas do triângulo retângulo. Como calcular segmentos desconhecidos do polígono, a partir do conceito de projeção ortogonal e relações de correspondência.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Como calcular segmentos desconhecidos de um triângulo a partir do conceito de razão de semelhança e da identificação dos tipos de semelhança de triângulos.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano
22/10/2015
Revisão dos conceitos de unidade de medida, razão e proporção, para entender quais são as relações matemáticas estabelecidas entre as retas paralelas e suas diagonais. Resolução do Teorema de Tales.
Tempo de Estudar – Matemática – 9º ano