Ouvirumzumpiranga: produção pelo bicentenário da Independência é finalista do Festival comKids 2023
15 Junho 2023 | Por Adriana Nascimento

Ouvirumzumpiranga corpo noticia

A produção audiovisual Ouvirumzumpiranga: As Muitas Independências do Brasil, destinada aos professores da Rede Municipal do Rio para trabalhar o tema com os estudantes, é uma das finalistas do Festival comKids 2023, na categoria 11 a 15 Anos - Ficção. O vídeo, realizado pela MultiRio com demais equipes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no ano passado, apresenta um divertido bate-papo ficcional entre personagens históricos que revelam diferentes narrativas e novos olhares sobre a Independência do Brasil. A produção concorre com filmes brasileiros e realizados na Espanha, Colômbia e Argentina na Mostra Competitiva, que acontece de 7 a 13 de agosto, em São Paulo.

No vídeo, que teve a participação de professores da Rede Municipal do Rio interpretando os personagens, Fábio Carvalho, também docente da Rede, faz a mediação da conversa com alguns personagens históricos em uma divertida videoconferência on-line. D. Pedro I, Maria Leopoldina, mas também Coronel Pedroso, Ana Romana e Maria Quitéria são alguns dos personagens que falam, e ganham voz, sobre seu papel nas “muitas independências” do Brasil.

O Festival comKids, realizado desde 2009 no Brasil e que destaca a produção audiovisual de qualidade para crianças e adolescentes feitas nas línguas espanhola e portuguesa, recebeu quase 300 inscrições para as sete categorias competitivas da mostra (Até 6 anos – ficção, Até 6 anos – não ficção, 7 a 10 anos – ficção, 7 a 10 anos – não ficção, 11 a 15 anos – ficção, 11 a 15 anos – não ficção, Conteúdos curtos).

Assista à produção Ouvirumzumpiranga: As Muitas Independências do Brasil.