ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Cultura digital é foco de projeto para estudantes e professores da Rede Municipal do Rio
01 Agosto 2022 | Por Adriana Nascimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Projeto de Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

Cultura digital é foco de projeto para estudantes e professores da Rede Municipal do Rio 

Junto com Secretaria Municipal de Educação, MultiRio apresenta conjunto de ações para desenvolver cultura e cidadania digitais nas escolas 

Com a importância de promover a cultura digital na Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em vista, o lançamento, nesta terça-feira (02/08), do projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação (SME) reúne educadores e alunos no Centro Cultural Light. O evento tem transmissão ao vivo pelo YouTube da MultiRio e pelo app Rioeduca em Casa (canal Todos Juntos), às 9h30, e marca o início da formação A Escola na Cultura Digital, com inscrições abertas a partir do mesmo dia, e da ferramenta de autoavaliação Impressões Digitais, que busca fazer um retrato do tema na Rede. Além desses, outros projetos oferecidos ao longo do ano fazem parte da apresentação de um conjunto de ações para promover o desenvolvimento da cultura digital entre estudantes e professores das escolas cariocas. 

O evento de lançamento do projeto, com representantes de toda a comunidade escolar, além de instituições convidadas, conta com a participação de Carolina Sanches, jornalista, pedagoga e ludóloga, fundadora do Lerconecta e especialista em projetos de edutainment; e Adriana Bruno, doutora e mestre em Educação pela PUC-SP, e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unirio. O MultiRio Itinerante, a nova versão do Portal MultiRio, as cartografias de boas práticas na Rede, o Rioeduca digital, a agência de notícias estudantil e a rede de educação e cultura digital estão também entre as ações que serão apresentadas.

Outro momento é a homenagem aos estudantes que participaram do concurso do avatar para a Rioeducopédia e tiveram seus desenhos escolhidos para fazer parte da plataforma. Ambiente digital de aprendizagem disponível para alunos e professores da Rede Municipal do Rio, a Rioeducopédia oferece percursos formativos e permite que cada usuário tenha uma imagem para seu perfil. Como resultado do concurso, 11 desenhos - um de cada Coordenadoria Regional de Educação da cidade - foram selecionados e trabalhados pela equipe de criação da MultiRio.

Desenvolvimento da cultura digital na Rede   

Direcionada aos diferentes públicos da Rede Municipal do Rio, a iniciativa está articulada com as estratégias e metas da Secretaria Municipal de Educação de promover práticas que permitam refletir e desenvolver os diversos aspectos da cultura digital nas escolas.  

"Uma das lições aprendidas durante o período de pandemia é que a tecnologia, em nenhuma hipótese, substitui a aprendizagem dentro da escola, mas vem transformar e complementar a maneira como essa aprendizagem se dá, trazendo o ambiente escolar para a realidade dos alunos do século XXI. Este evento marca o posicionamento da Multirio como polo catalisador do uso de tecnologia no ensino e o compromisso da SME de preparar seus alunos e profissionais para a educação na era da cultura digital", ressaltou o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao.

O projeto da MultiRio possui diferentes ações e eixos - ligados à pesquisa, formação, produção e compartilhamento. Diante das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente da competência que destaca a utilização e criação das tecnologias digitais de informação e comunicação, a iniciativa busca promover a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens. Segundo o presidente da MultiRio, Paulo Miranda, “esse conjunto de ações é resultado da estratégia definida pela atual gestão da SME de ampliar o escopo de atuação da MultiRio, que passa a atuar, além de no campo da midiaeducação, como agente de transformação digital do espaço de ensino-aprendizagem”.

“Além disso, a maior integração com as equipes da Secretaria propicia o alinhamento de projetos, complementados com encontros internos com especialistas e rodadas de discussão com todas as Coordenadorias Regionais de Educação da cidade. O desafio é preparar os estudantes para que venham a exercer plenamente a cidadania digital neste mundo em que vivemos. Sabendo que a maior parte desse desenvolvimento será mediada pelo professor, também é nossa responsabilidade ajudá-lo nessa formação e nos recursos de que precisa para ser agente de transformação”, disse Paulo Miranda.  

Curso, ações de itinerância, estímulo à produção estudantil e docente, ambientes e práticas ancorados nas novas tecnologias promovem o desenvolvimento da cultura digital entre todos da comunidade escolar de forma contínua, colaborando para aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem na Rede Municipal do Rio. 

Inscrições para o curso de formação A Escola na Cultura Digital 

A partir desta terça (02/08), estão abertas as inscrições para o curso de formação A Escola na Cultura Digital na página www.multi.rio/aescolanaculturadigital. Destinada aos professores da Rede Pública Municipal do Rio, a formação da MultiRio é on-line e oferecida por meio da plataforma EAD da Escola de Formação Paulo Freire. As vagas são limitadas e o público-alvo é de professores de Sala de Leitura, dos Ginásios Experimentais Tecnológicos (GETs), das unidades de extensão, interlocutores da MultiRio nas CREs e bibliotecários. No entanto, as inscrições podem ser feitas por todos os professores da Rede interessados.

O curso foi organizado em três módulos: Conceitos Básicos, Percursos Formativos e Elaboração de Projetos. O papel do educador, a trajetória da Rede nesse campo, tópicos específicos para o professor de cada segmento (Educação Infantil, 6º ao 9º ano, alfabetização etc.), podcasts, videoaulas e redes sociais na escola são alguns dos temas abordados. A formação possui atividades assíncronas - no entanto, a mediação de tutores ao longo do processo é um dos diferenciais do curso - e três encontros síncronos. A série audiovisual Digitalmente faz parte dos recursos oferecidos na formação e foi produzida pela MultiRio com especialistas que abordam temas como cultura maker, fake news e tempo de tela.

Impressões Digitais: autoavaliação aberta na Rede 

Outra ação que fica disponível a todos os profissionais da Rede é a autoavaliação Impressões Digitais. A partir desta terça (02/08), a ferramenta on-line, desenvolvida pela MultiRio, pode ser acessada em www.multi.rio/impressoesdigitais. A ação se propõe a convidar à participação, que é voluntária, e identificar os níveis de apropriação e desenvolvimento de práticas em cultura digital entre os profissionais da Rede, em três dimensões: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. 

A partir da resposta a um questionário, o professor recebe na hora, ao final, seu resultado individual, sugestões e conteúdos complementares para seu desenvolvimento. De forma coletiva, a análise do conjunto ajudará no planejamento, acompanhamento e análise de ações, de modo a apoiar as políticas públicas de educação no município. Uma nova aplicação da ferramenta está prevista para 2024, a fim de, a partir do primeiro retrato deste ano, acompanhar e avaliar ações na área. 

Serviço

Lançamento do projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede

Terça-feira (02/08), às 9h30, no Centro Cultural Light

Transmissão ao vivo pelo YouTube da MultiRio e pelo app Rioeduca em Casa, no canal Todos Juntos.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp