Cartografias de Boas Práticas da Rede oferece plataforma de iniciativas escolares da Rede Municipal do Rio
09 Novembro 2022 | Por Adriana Nascimento

cartela horizontal com fundo roxo. Logo cartografias de boas práticas da Rede. Sobre um mapa da cidade do Rio, o texto Cartografias de Boas Práticas da Rede e quatro ícones de localização. Um deles com ilustrações de instrumentos musicais, uma bola, máscaras de teatro e uma paleta de aquarela; outro com ícone de um livro e um celular; o terceiro com duas mãos, uma sobre a outra; e o último com ícones de dois rostos, casas e uma árvore.

Práticas escolares exitosas em diversas áreas estão mapeadas em cartografias digitais disponíveis no site do projeto; plataforma terá atualização constante por curadoria e editais

As escolas da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro estão cheias de iniciativas, práticas inovadoras e boas histórias para contar. Para dar visibilidade, reconhecer e promover o compartilhamento dessas práticas pedagógicas de sucesso, a MultiRio e a Secretaria Municipal de Educação lançam a plataforma on-line Cartografias de Boas Práticas da Rede (www.multi.rio/cartografias). O projeto oferece cartografias - cada uma corresponde a um tema - georreferenciadas, indicando quais são as iniciativas e as unidades escolares onde elas acontecem, tudo isso distribuído no mapa da cidade do Rio de Janeiro.

O lançamento da plataforma acontece durante a Rio Innovation Week, importante evento de inovação da cidade, em 10 de novembro (quinta-feira), às 10h. A transmissão ao vivo é pelo YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme) e pelo aplicativo Rioeduca em Casa (canal Todos Juntos).

As primeiras cartografias disponibilizadas são as dos eixos de Alfabetização; Midiaeducação; e Diversidade, Cultura e Extensão Curricular. As primeiras práticas nessas cartografias passaram por um processo de curadoria de equipes da Secretaria e da MultiRio. Alfabetizar Jogando, TV Doutor Sócrates, Time F e A África que Há em Nós são alguns dos projetos escolares que podem ser vistos neste primeiro mapeamento. Cada iniciativa mapeada traz uma ficha com informações, relatos, resultados observados e registros em imagens e vídeos, para que possam inspirar e ser reproduzidas em outras escolas, espalhando boas experiências por toda a Rede Municipal.

Outra forma de o professor da Rede Municipal do Rio participar é por meio dos editais para inscrição de propostas. Nesta primeira chamada, estão abertos os editais sobre práticas em Midiaeducação, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Na plataforma, o educador pode encontrar os formulários de inscrição em cada tema, assim como as orientações do que qualifica essa prática a fazer parte de uma das cartografias - importante contribuição formativa do projeto, auxiliando o professor na sistematização e aperfeiçoamento das suas práticas.

O Cartografias de Boas Práticas da Rede busca promover uma rede de compartilhamento e trocas entre as escolas municipais, incentivando que boas práticas escolares sejam conhecidas e apropriadas por outros professores. Além disso, a plataforma é um repositório para que pais, responsáveis e público em geral conheçam um pouco do trabalho realizado nas unidades escolares da cidade.

A plataforma foi desenvolvida no “guarda-chuva” do Projeto Desenvolvimento da Cultura Digital na Rede, articulado com as estratégias e metas da Secretaria Municipal de Educação e que reúne várias ações voltadas para estudantes e professores cariocas. Diante das diretrizes curriculares que tratam da utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação, o conjunto de ações do Projeto de Desenvolvimento da Cultura Digital incentiva a apropriação crítica e criativa das diferentes mídias e de suas linguagens.

Plataforma on-line Cartografias de Boas Práticas da Rede.

Acesso em: www.multi.rio/cartografias

Lançamento em 10 de novembro, às 10h, na Rio Innovation Week.

Transmissão ao vivo do lançamento no YouTube da MultiRio (www.youtube.com/multiriosme) e no aplicativo Rioeduca em Casa (canal Todos Juntos).