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Lançados os pictogramas dos Jogos de 2016
18 Novembro 2013 | Por Sandra Machado
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A palavra pictograma vem do grego e do latim e, na sua origem, significa “palavra pintada”. Nos Jogos Olímpicos, os pictogramas simbolizam as diferentes modalidades que são disputadas. Desde Tóquio 1964, a cada edição dos jogos, a cidade-sede desenvolve sua grade de pictogramas, que deve funcionar como uma linguagem universal que oriente os visitantes de toda parte do mundo e identifique, esteticamente, a cultura local. Os Jogos do Rio, em 2016, contarão com 64 pictogramas: 41 para os esportes olímpicos e 23 para os paralímpicos, que pela primeira vez vão ganhar essa representação.

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O conceito tipográfico, desenvolvido pela empresa Dalton Maag, foi inspirado nas letras e nos números do logotipo Rio 2016, que, por sua vez, tomam por base as curvas que caracterizam a cidade.

Após uma pesquisa de imagem sobre cada um dos esportes, foi feito um esboço à mão, e, depois, os traços foram reconstruídos no computador. O corpo dos atletas e os equipamentos esportivos copiam caracteres ou parte deles, num traço contínuo; variações de espessura dão a ideia de profundidade. Os seixos, que são uma característica da linguagem visual do Rio 2016, fazem o suporte dos desenhos, que pode ser deslocado para a direita ou para a esquerda, de acordo com o movimento dos atletas em cada modalidade representada.

A diretora de marca do Comitê Olímpico, Beth Lula, destaca a importância do material para engajar o público no evento. “O uso dos pictogramas daqui até 2016 servirá como plataforma de comunicação para a promoção dos esportes, ativação dos parceiros e irá marcar toda a identidade visual dos Jogos, o que inclui sua aplicação na decoração das instalações, na sinalização, nos ingressos, nos produtos licenciados, entre outros.” O projeto levou 16 meses, dos quais cinco dedicados à validação das 42 Federações Internacionais.

 
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