As relações entre indivíduos ou grupos visando o poder econômico, militar e político, desde que o mundo é mundo. A trindade ciência, tecnologia e crescimento econômico que rege a atualidade. Por que “empoderar” é a palavra do momento. O empoderamento das minorias e o poder dos jovens. Convidados: Paulo D’Ávilla, cientista político/Uerj; Guilherme Castelo Branco, professor de Filosofia e coordenador do Laboratório de Filosofia da UFRJ; e Mauricio Metri, professor de Economia Política Internacional da UFRJ.
02/06/2017
A importância da leitura nas relações com o outro e o mundo. A relação entre leitura, conhecimento, ideologia e cidadania. Fatores que influenciam nossa leitura do mundo. Convidado: Domício Proença Filho, presidente da Academia Brasileira de Letras.
Pensares
23/05/2017
O conceito de inovação e seus significados no mundo contemporâneo. Os efeitos sociais e econômicos. O sistema de inovação: empresas, universidades, governos. A participação de cidadãos e consumidores no processo de inovação. Convidados: Carla Cipolla, professora da Coppe/UFRJ; Paulo Tigre, professor de Economia da UFRJ.
Pensares
17/05/2017
Os riscos e as oportunidades que a internet oferece à infância e à juventude. Os hábitos de navegação dos adolescentes brasileiros. A influência da rede nas dinâmicas e interações sociais desse segmento populacional. Convidados: Tatiana Paranaguá, psicóloga e professora da PUC-Rio; Mônica Machado, jornalista e professora da Escola de Comunicação da UFRJ.
Pensares
11/05/2017
O conceito de verdade segundo a filosofia. O fenômeno das pós-verdades. O relação entre notícias falsas e mídias sociais. Convidados: Marcelo Alves, pesquisador do Laboratório de Mídia e Democracia da UFF; Vinícius Padrão, pesquisador do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.
Pensares
04/05/2017
O aumento da intolerância entre pessoas e povos no mundo contemporâneo. A definição de tolerância e reflexões sobre sua importância. Desequilíbrios que impedem o diálogo e a cooperação. A quem interessa uma sociedade intolerante? Convidados: Márcio Scalercio, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio; Miriam de Oliveira Santos, professora da UFFRJ.
Pensares
25/04/2017
As novas formas de relacionamento e socialização da juventude contemporânea. Os usos e os efeitos das mídias sociais e de novas tecnologias. As novas gerações são mais individualistas ou mais solidárias? A juventude como produtora de tendências e costumes. Convidados: Paulo Carrano, coordenador do Observatório Jovem/UFF; Eduardo Estellita, coach e consultor em RH.
Pensares
25/04/2017
A importância da empatia na sociedade contemporânea. Como aprender e praticar a empatia. Os benefícios para quem a exerce. Como passar do sentimento para a ação. Convidados: Kátia Rios, doutora em Educação e professora da SMEEL; Dominic Barter, consultor em Comunicação Não-Violenta.
Pensares
25/04/2017
O equilíbrio entre os diferentes tipos de atividades para uma vida harmoniosa. Como conciliar o passado, o presente e o futuro. Uma boa condição financeira é imprescindível para viver bem? A importância da espiritualidade, mesmo quando não associada a uma religião. Convidados: Luiz Alberto Py, psicanalista e escritor; Sidney Silveira, jornalista e filósofo.
Pensares
03/01/2017
Os danos que o estresse causa a nossa saúde. A perda da qualidade de vida e o comprometimento das relações sociais e profissionais. Como lidar com esse inimigo. Projeto de vida, religiosidade, diversão e atividade física podem ajudar? Convidados: Paula Rui Ventura, professora e psicóloga; Ronaldo Rosas, jornalista; e Clóvis Roberto Rebelo, endocrinologista.
Pensares
14/12/2016
O conceito de beleza através dos tempos. A beleza representada na arte, nos sucessivos movimentos artísticos até a modernidade e o pós-moderno. A libertação dos padrões de beleza, na atualidade, tanto para homens como para mulheres. A valorização das características físicas individuais. Convidados: Raphael Fonseca, professor do Colégio Pedro II; Solange Mezabarba, professora e antropóloga; Liana Melo, jornalista e editora do projeto #Colabora.
Pensares
24/11/2016
Memória fisiológica, memória cultural e memória social. O processo de memorização. Preservação da memória de uma sociedade em determinada época; da arte, em um período histórico; e da cultura de uma região. Como se constrói a memória de um herói. Convidados: Roberto Lent, professor de Ciências Biomédicas da UFRJ; Pedro Doria, jornalista; e Cynthia Tarrisse, coordenadora técnica do Iphan
Pensares
18/11/2016
Alimentação ideal para cada etapa da vida. O que não pode faltar em uma dieta saudável para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Alimentos transgênicos. Orgânicos, suas vantagens e a razão do custo mais alto. Os agrotóxicos. Convidados: Claudemar Mattos, agrônomo; Anderson Junger, professor da Unirio; e Paulo Ferreira, professor e pesquisador da UFRJ.
Pensares
07/11/2016
O que deve ser feito hoje para garantir uma vida melhor na cidade, com mobilidade e segurança. O individualismo. A influência do avanço tecnológico. O futuro dos serviços e do turismo. A internet das coisas e a sustentabilidade. Convidados: Mauro Osório, doutor em Planejamento Urbano e Regional e presidente do Instituto Pereira Passos; Maria Alice Rezende, doutora em Sociologia e professora da PUC-Rio; e Cunca Bocayuva, doutor em Planejamento Urbano e Regional e professor da UFRJ.
Pensares
04/11/2016
O consumo no mundo, em nosso dia a dia. O perfil do consumidor. Consumo e infância. O significado e as práticas de consumo em vários nichos do mercado. Os consumidores de menor renda, os de automóveis e de outros bens. O que está por trás da compulsão de comprar. Convidados: Lívia Barbosa, doutora em Antropologia Social, pela UFRJ, autora do livro Sociedade de Consumo, Consumo, Cultura e Identidade; Nádia Rebouças, do Conselho da Criança e Consumo, do Instituto Alana; e Carlos Eduardo Leal, mestre e doutor em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.
Pensares
31/10/2016
A partir de que idade, ou condições físicas, somos considerados idosos? Os maiores problemas enfrentados na velhice. Como os idosos se inserem (ou não) na sociedade. A relação com a família e com os mais jovens. Com o aumento da expectativa de vida, que futuro está reservado aos jovens de hoje? Previdência Social, mercado de trabalho, saúde, bem-estar e qualidade de vida daqui a 50, 60 anos. Convidados: Solange Kanso, pesquisadora do Ipea, doutora em Saúde Pública pela Fiocruz; Eloísa Adler, doutora em Psicossociologia pela UFRJ, psicanalista, especialista em Gerontologia; e Renato Veras, médico gerontologista, diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade.
Pensares
11/10/2016
O século da palavra, do conhecimento. A sociedade do século XXI, estruturada em Rede. O contemporâneo que exige o valor da diferença. A crise de valores. Quando o Brasil chegará à contemporaneidade? Inovação e criatividade para dominar o mercado. As empresas contemporâneas, geridas com ousadia, criatividade e informação integradas a valores e princípios. Convidados: André Martins, filósofo e psicanalista; Rita Jobim, educadora; e Marcio Botner sócio-fundador da galeria de arte contemporânea A Gentil Carioca.
Pensares
09/09/2016
O sucesso na ciência. Preconceitos e dogmas religiosos que prejudicaram o avanço científico. Sucesso e reconhecimento. O conceito de bem-sucedido. A importância do sucesso na vida dos jovens. O real significado de dinheiro, fama e felicidade. Convidados: Cecilia Cavalcanti, especialista em Comunicação, Educação e Tecnologias da Informação; Gabriel Jucá, doutor em Filosofia pela PUC-Rio; e Waldez Ludwig, psicólogo, professor, consultor em gestão empresarial.
Pensares
02/09/2016
A construção social do medo e sua representação em diferentes culturas, em diferentes épocas, nas artes em geral. O medo hoje. Como ele aparece na sociedade contemporânea. Saúde, envelhecimento, pobreza e violência. Os jovens e seus principais temores. Convidados: Ana Maria Sabrosa, psicanalista especializada em crianças e adolescentes; Paulo Vaz, filósofo; e Rogério Panizzutti, médico, psiquiatra e neurocientista.
Pensares
26/08/2016
A relação entre o real e o virtual. A fronteira difusa, aditivada pelas redes sociais, entre as duas esferas de identidade. A necessidade de existir fora da vida real e a dependência da vida conectada. As consequências da falta de limites entre real e digital na vida dos mais jovens e as principais transformações no comportamento e nas formas de eles se relacionarem. Convidados: Tatiana Paranaguá, professora, mestre em Psicologia pela PUC-Rio e psicóloga clínica; Marcelo Castañeda, cientista social; e Alexandre Cherman, astrônomo e pesquisador.
Pensares