ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Privacidade e segurança
SÉRIE
Digitalmente

Este episódio discute, a partir da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a noção de internet segura e sua importância, o conceito de privacidade na web e que tipos de crimes mais comuns nas redes, dando algumas pistas sobre medidas de segurança para usar as redes na escola e fora dela.

Participa deste episódio Walter Capanema, advogado, coordenador-geral e professor da pós-graduação em Direito Digital do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Rio de Janeiro (Ierbb/MPRJ). É coordenador-geral e professor dos cursos de extensão sobre Direito Eletrônico e sobre Proteção de Dados e Novas Tecnologias na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Direitos autorais na internet

Direitos autorais na internet

17/11/2022

A partir da compreensão de que a internet não é uma terra sem lei, vamos discutir, neste episódio, a importância do tema, especialmente para os educadores, destacando os efeitos da apropriação indevida de conteúdos e de produtos produzidos por terceiros sem o devido crédito ou remuneração. O episódio conta com a participação Claudio Lins de Vasconcelos, advogado especializado em mídia, cultura e propriedade intelectual.

Digitalmente

video
Cultura maker

Cultura maker

17/11/2022

Como aprender a partir de uma perspectiva prática, entender o que é cultura maker, destacando a importância de um ensino baseado na experiência do aluno, na criatividade e no pensamento crítico e colaborativo. Participa deste episódio Luciano Meira, pedagogo, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), especialista em Inovação e Artefatos Digitais. Luciano também é coordenador de Ciência e Inovação na Joy Street, doutor em Matemática e maker.

Digitalmente

video
Publicidade infantil

Publicidade infantil

17/11/2022

A publicidade infantil já é proibida no Brasil e em diversos países. No entanto, empresas insistem em utilizar estratégias para disseminar o consumismo entre as crianças. Para discutir essas práticas, o programa apresentará as modalidades de publicidade infantil e de plataformas digitais com este fim, abordar o consumo online e discutir o papel da escola no contexto do estímulo ao consumo consciente. Participa deste episódio Marcelo Andrade, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), e doutorando em Ciências da Comunicação na USP.

Digitalmente

video
Os muitos modos de ler o mundo

Os muitos modos de ler o mundo

17/11/2022

O episódio trata das diferentes possibilidades de leitura e constituição de conhecimento, considerando a integração de diferentes abordagens: transmídia, edutainment, crossmídia, snack culture, segunda tela, multiplataformas, realidade virtual e streaming. Participa deste episódio Carolina Sanches, jornalista, escritora, pedagoga e ludóloga. Carolina é uma das fundadoras do Lerconecta.

Digitalmente

video
Cyberbullying

Cyberbullying

17/11/2022

As consequências dos diversos tipos de agressão que ocorrem através das telas e também como a escola e os professores podem abordar o tema, com responsabilidade e engajamento da comunidade escolar, para evitar ou minimizar os efeitos de possíveis casos de agressões digitais entre os alunos. Participam do episódio a assistente social da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Taíza Ramos, que fez parte da pesquisa Violência na comunicação digital, da Fiocruz, e a professora Luciene Tognetta, pós-doutora em Psicologia Escolar, pesquisadora e líder do Gepem (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Digitalmente

video
No mundo dos algoritmos, quem escolhe o quê?

No mundo dos algoritmos, quem escolhe o quê?

17/11/2022

O que são algoritmos, como eles definem nossas escolhas, como pesquisar considerando este mecanismo e quais perspectivas ele nos aponta. Participa deste episódio André Miceli, professor de Gestão de Tecnologia e Modelos de Negócios Digitais na Fundação Getúlio Vargas (FGV), fundador e diretor executivo da Infobase, além de CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil.

Digitalmente

video
O tempo de tela e os novos regimes de atenção

O tempo de tela e os novos regimes de atenção

17/11/2022

Vamos discutir como podemos conviver de forma mais saudável com a presença das tecnologias no nosso dia a dia e entender como elas impactam direta e indiretamente a nossa vida. Participam deste episódio a professora Patricia Bado, doutora em Neurociência, que pesquisa a saúde mental na infância e adolescência, e Anna Lucia Spear King, psicóloga e fundadora do Instituto Delete, da UFRJ.

Digitalmente

video
A busca por likes

A busca por likes

17/11/2022

O episódio discute a validação pública da personalidade ou conteúdo publicados nas redes sociais. Vamos entender a formação dos influencers, perceber como a busca pela aprovação mexe com comportamentos e narrativas, como a cultura do cancelamento orienta a publicação de conteúdos, por que ataques massivos e perseguições ocorrem na internet e como a escola pode se posicionar nesse universo. Participa deste programa Fábio Malini, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade do Espírito Santo (Labic/Ufes), pesquisador em Ciências de Dados, Política, Humanidade Digital e Redes Sociais, e doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ).

Digitalmente

video
Fake news

Fake news

17/11/2022

Neste episódio, vamos conversar sobre conceitos relacionados às fake news, como viés de confirmação, liberdade de expressão, responsabilização e desinformação. A ideia é esclarecer e ampliar as possibilidades do professor para “educar-se e educar” seus alunos a respeito desse tema. Participam do episódio a jornalista especializada em Economia Daniela Machado, uma das coordenadoras do Educamídia e fundadora do Rezoom, uma plataforma de curadoria de notícias e educação para a informação, e Gilmar Lopes, pesquisador da internet e criador do primeiro site de checagem de notícias do Brasil, o E-Farsas.

Digitalmente