ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Kwai
Whatsapp

Rioeducopédia: uma experiência de sucesso na sala de aula da Educação Especial
31 Agosto 2021 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
educoesp projecao sala de aula3
Projeção de percurso da Rioeducopédia pela professora Cynthia Caputto, da E.M. Pestalozzi. Foto: arquivo pessoal

A professora de Classe Especial Cynthia Caputto, da E.M. Pestalozzi (10ª CRE), está encantada com os resultados do uso da Rioeducopédia em sala de aula. Seus alunos, a maioria com deficiência intelectual (D.I.), também adoram quando é utilizada a plataforma que, segundo ela, facilita muito a aprendizagem, a interação e a socialização de toda a turma.

Para Cynthia, um dos motivos desse sucesso reside no fato de a Rioeducopédia viabilizar duas experiências fundamentais à aprendizagem deles: “Meus alunos têm necessidades especiais específicas. Precisam de muitos elementos visuais e concretos para aprenderem melhor. A plataforma proporciona as duas coisas”.

A linguagem própria da internet, semelhante a dos games, presente em todo o percurso formativo (composto por videoaula, desafio, quiz e para saber mais) garante os elementos visuais tão caros aos alunos de Cynthia. A parte concreta é viabilizada por meio da resolução prática do desafio e do quiz.

educoesp jogo velha3
Aluno construindo o jogo da velha, a partir do desafio do percurso Recicle e bringue. Foto: arquivo pessoal

No percurso “Recicle e brinque” (1º ano/Artes Visuais, Artes Cênicas, Música e Ed. Física), por exemplo, o desafio propõe que os alunos produzam, com materiais reciclados, um brinquedo diferente dos apresentados na videoaula. Foi o que a professora pediu para a turma fazer, depois de assistirem à videoaula.

“Escolhemos o Jogo da Velha feito com papelão e tampinhas. Cumprida a tarefa e mantendo o distanciamento previsto no protocolo sanitário, foi a hora da diversão. Aprendizagem das habilidades garantida! E ainda trabalhando a estratégia, a atenção e a socialização, mesmo com o distanciamento social”, comemora.

Para a diretora da E.M. Pestalozzi, Viviane Lazarini Guimarães, há ainda outros motivos para o sucesso da Rioeducopédia em sala de aula, além dos citados por Cyntia:

“As tecnologias digitais estão inseridas no cotidiano dos alunos, inclusive dos nossos que são especiais. As aulas, hoje em dia, precisam de elementos audiovisuais e de mais dinamismo. Têm que ser capazes de proporcionar maior interação, ainda que estejam distantes uns dos outros. Não podemos mais usar só o papel, se quisermos maior engajamento da parte deles”.

educoesp relogio de sol
Testando o relógio de sol, desafio do percurso O sol nasce e o sol se põe. Foto: arquivo pessoal

Escolha e aplicação do percurso formativo

Um dos pontos característicos da Rioeducopédia é que cada professor pode se apropriar dos conteúdos da plataforma da maneira que considera mais adequada. No caso de Cyntia Caputto, a partir de seu planejamento, ela acrescenta, quinzenalmente, as habilidades previstas no Material Rioeduca para o período. Baseada nisso, escolhe o percurso formativo da Rioeducopédia que vai aplicar em sala de aula.

Na metodologia da professora, as videoaulas são, normalmente, utilizadas para introduzir um novo assunto e/ou para começar a trabalhar novas habilidades. Projetadas por meio do Datashow, são assistidas de forma coletiva pela turma. Cynthia vai pausando o vídeo para tirar dúvidas e acrescentar explicações sobre o assunto.

As pausas também são uma estratégia de ensino para melhor fixar os componentes curriculares e não dispersar a turma. Estratégica também é a resolução do desafio e do quiz de forma coletiva: “A interação e a socialização dos alunos é um objetivo muito importante da Classe Especial”, explica.

Ensino remoto: como acompanhar o aluno

O acompanhamento dos alunos que ainda estão no ensino remoto é mais desafiador, segundo Cynthia. Um dos motivos é que não consegue realizar aula síncrona em função da dificuldade de acesso à tecnologia por parte dos responsáveis que mediam a relação aluno/professor. “Optei por fazer um vídeo explicativo, indicando a aula da Rioeducopédia a ser acessada e o material Rioeduca a ser estudado”.

Uma nova funcionalidade da Rioeducopédia pode ajudar a professora da E.M. Pestalozzi (e todos os demais que usam a plataforma) a acompanhar os alunos que estão estudando remotamente. É que o docente pode, agora, ter acesso ao relatório de suas turmas, clicando em seu perfil (localizado à esquerda, na parte de baixo da página).

Educoesp funcionalidades
Setas indicam onde clicar para ter acesso às novas funcionalidades da plataforma

O relatório apresenta não só o desempenho da turma, mas também de cada aluno individualmente. Com isso, o docente tem mais clareza acerca das habilidades que os estudantes tiveram mais ou menos acertos na hora de responder o quiz, podendo, assim, direcionar atividades de reforço.

Outra novidade da Rioeducopédia é a ferramenta que facilita encontrar os percursos formativos a partir da habilidade a ser trabalhada, ou ainda a partir do componente curricular ou de um assunto qualquer como, por exemplo, “subtração e adição”. Para acessar essa funcionalidade, basta clicar no botão ReforçoRio (localizado à direita, na parte de baixo da página).

Uso no dia a dia

Na E.M. Pestalozzi, há outras professoras que adotam Rioeducopédia em sala de aula ou utilizam outros recursos digitais que contribuem, efetivamente, para a aprendizagem dos alunos, como é o caso de Keila Fuly e Érica Bernal. Para Márcia Cristina da Fonseca Cavalcante, coordenadora pedagógica da escola, a plataforma contribui com o processo educativo, porque apresenta conteúdos de forma lúdica:

Educoesp cynthiacaputo empestalozzi
A professora Cynthia Caputto. Foto: arquivo pessoal

“Isso desperta o interesse da criança, faz da aula um momento prazeroso. Os vídeos, os desafios, os jogos, o quiz são atrativos e acabam facilitando e enriquecendo a aprendizagem”.

Cynthia Caputto concorda com ela e, no caso de Rioeducopédia, ela é contundente: “Aconselho todos os professores a usarem a plataforma. É uma ferramenta de uso muito simples. Seus percursos formativos são elaborados em sintonia com o material Rioeduca e as habilidades indicadas pela SME. Facilita nosso planejamento e ainda atrai a atenção do aluno. Para mim, é uma ferramenta completa”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Quiz da etapa escolar da Batalha do Conhecimento já está disponível na Rioeducopédia

Quiz da etapa escolar da Batalha do Conhecimento já está disponível na Rioeducopédia

10/08/2022

  O Bicentenário da Independência é o tema transversal dos questionários para os alunos do 3º, 4º e 5º anos.

Rioeducopédia

texto
Veja perguntas e respostas sobre a Rioeducopédia

Veja perguntas e respostas sobre a Rioeducopédia

10/08/2022

Saiba mais sobre a Rioeducopédia, o ambiente virtual de aprendizagem da Rede Municipal do Rio

Rioeducopédia

texto
Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

Conheça os desenhos selecionados no edital Crie um avatar para a Rioeducopédia

02/08/2022

 Veja os originais e as versões finais dos desenhos selcionados para serem incluídos como novos avatares da Rioeducopédia.

Rioeducopédia

texto
Quiz da Rioeducopédia ajuda a acompanhar turmas e alunos

Quiz da Rioeducopédia ajuda a acompanhar turmas e alunos

11/07/2022

Veja como a plataforma fornece dados sobre o rendimento  escolar.

Rioeducopédia

texto
Resultado do edital

Resultado do edital "Crie um avatar para a Rioeducopédia"

09/05/2022

Confira as produções selecionadas!

Rioeducopédia

pdf
Crie um avatar para a Rioeducopédia - Regulamento e inscrição

Crie um avatar para a Rioeducopédia - Regulamento e inscrição

29/10/2021

Confira o regulamento e o formulário de inscrição para o envio dos personagens.

Rioeducopédia

texto
Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

Os professores envolvidos na produção de conteúdos da Rioeducopédia

13/08/2021

 Entenda o processo de elaboração dos percursos da plataforma de aprendizagem. 

Rioeducopédia

video
Rioeducopédia - Tutorial de acesso

Rioeducopédia - Tutorial de acesso

28/05/2021

Assista ao tutorial e fique por dentro da Rioeducopédia, nova plataforma de estudos para apoiar o ensino remoto da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Rioeducopédia

texto
Plataforma Rioeducopédia amplia aprendizagem e autonomia dos alunos da Rede

Plataforma Rioeducopédia amplia aprendizagem e autonomia dos alunos da Rede

28/05/2021

 Com linguagem lúdica e gamificada, plataforma potencializa experiência dos estudantes com videoaulas.

Rioeducopédia

egebey1453 multirio.txt