ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Medo
SÉRIE

A psicóloga Janaina Isidro e o professor William Vieira conversam sobre a importância de cuidarmos dos nossos medos partindo do reconhecimento deles. Negar nossos medos pode ser negligenciar o que há de mais humano em nós - que é nosso potencial de superação e preservação. Cuidar dos nossos medos é cuidar de nós.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
video
Inseguranças e incertezas

Inseguranças e incertezas

16/09/2021

O primeiro episódio de Entrepausas traz o contexto da pandemia e seu impacto em nosso cotidiano de trabalho. A psicóloga Fábula Formozo traz uma questão para reflexão: “será que seremos capazes de lidar com as mudanças?”. Diante das nossas incertezas e inseguranças, esta é uma pergunta bem-vinda, que nos coloca na direção de experimentar e produzir novos aprendizados a cada dificuldade.

Entrepausas

video
Ansiedade

Ansiedade

16/09/2021

O programa aborda o conceito de ansiedade, um estado afetivo muito presente na vida de cada um de nós. A psicóloga Flaviany Ribeiro fala de questões como: no que consiste a ansiedade e o que o excesso deste estado afetivo pode desencadear em nossas vidas. Ao final do episódio, a psicóloga apresenta sugestões de como manejar com a ansiedade.

Entrepausas

video
Perdas e luto

Perdas e luto

16/09/2021

Neste episódio vamos conversar sobre o luto, processo subjetivo através do qual lidamos com as perdas. Neste momento de pandemia, quando perdemos pessoas, modos de vida e o conforto de acreditarmos que podíamos prever o que nos esperava, temos muito a elaborar através do luto e muitos sentimentos podem surgir durante esse processo.

Entrepausas

video
Tristeza

Tristeza

16/09/2021

A psicóloga Fábula Formozo lembra que a tristeza é fonte de inspiração de produções criativas como canções e poemas, mas será que é sempre possível extrair beleza e potência dos nossos momentos mais tristes? O episódio nos convida a sermos gentis com nossos limites, reconhecer nossas mazelas e entender que a tristeza faz parte do que somos, nos constitui como humanos.

Entrepausas

video
Trauma

Trauma

16/09/2021

A psicóloga Barbara Bittar conversa sobre os efeitos psíquicos que serão colhidos a partir desse o turbilhão de sentimentos, emoções, perdas e acontecimentos que nos pegou de surpresa com a pandemia. Que marcas ficarão em nós? Será possível construirmos narrativas positivas e não só traumáticas de tudo isso que estamos vivendo? É preciso pensar em modos de promover saúde mental nos novos tempos e descobrir ou redescobrir o que nos faz bem.

Entrepausas

video
Vulnerabilidade e laço social

Vulnerabilidade e laço social

16/09/2021

Este episódio aborda como o cuidado com os nossos laços sociais pode ajudar a reduzir vulnerabilidades nos nossos encontros e desencontros cotidianos. A psicóloga Janaina Isidro do Niap - Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares conversa sobre questões relativas à saúde mental e a importância de preservá-la num momento intenso de tantas mudanças como o que estamos inseridos.

Entrepausas

video
Escuta

Escuta

16/09/2021

As psicólogas Maria de Nazaré Avelino e Bárbara Bittar conversam sobre a importância de uma escuta acolhedora e paciente para auxiliar a superação de momentos difíceis. Elas destacam que qualquer pessoa pode oferecer essa escuta, sem a necessidade de um conhecimento específicos e que as escolas podem ser espaços importantes para que essa escuta aconteça.

Entrepausas