ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Marli Rojas e Elisa Teixeira, mãe e filha, ambas professoras do 2º ano
29 Julho 2016 | Por Larissa Altoé
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

marlirojaselisateixeiraMarli e Elisa dão aula na E.M. Holanda, situada no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, 11ª CRE. Como em muitas localidades cariocas, conflitos armados são comuns na comunidade próxima, e as crianças da alfabetização vivem imersas em um cotidiano em que a violência é um dado com o qual se convive.

Diante dessa realidade, as professoras Marli e Elisa decidiram trabalhar a paz por meio do conteúdo transmitido aos estudantes de 7 anos. “Os alunos desenham pessoas com armas na mão, brincam de polícia e bandido – e quem serve de modelo a ser seguido por eles é o bandido. No contato interpessoal, se impõem pela força. Decidimos tentar transformar esse comportamento”, explica Marli. Elas desenvolvem um trabalho conjunto, com troca de ideias no planejamento de aulas e se apoiando mutuamente nas tarefas diárias.

Na busca por levar às crianças uma vida com mais paz, as professoras começam pela identidade: como você faz para estar bem? Como é possível estar bem com os outros? Em seguida, abordam questões como bullying e preconceito, e prosseguem demonstrando que há diversas formas de construir a paz, seja como Wangari Maathai, que lutou pela democratização do Quênia e plantou 30 milhões de árvores, restaurando locais ambientalmente degradados, ou à maneira de Malala Yousafzai, paquistanesa que, aos 12 anos, lutava para ter o direito de ir à escola. Maathai foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2004 e Malala, em 2014.

Marli conta que as crianças adoram a iniciativa, o que se traduz em mudança de comportamento: ficam mais tranquilas, reagem de forma assertiva às tentativas de bullying, pedem por favor e agradecem.

 Ludicidade, realidade e multidisciplinaridade

bilboque

Outro norte da parceria mãe e filha é usar como técnica a ludicidade.“Criança gosta de arte e música”, sentencia Marli Rojas. Por isso, para falar sobre história afro-brasileira, usam a canção África, da dupla Palavra Cantada, que em sua letra nomeia vários países daquele continente, muitos cuja língua é o Português.

Essa sensibilização inicial motiva o estudo, além de História e Língua Portuguesa, de Geografia. E lá vai a turma ver mapas, localizar países. As professoras explicam que, na teoria, crianças de 7 anos não deveriam se interessar por mapas, mas os alunos delas gostam muito. Então, elas adaptam o que aprenderam na faculdade e dialogam com a realidade que se apresenta. “As crianças se deixam envolver, vibram quando usamos o componente lúdico para explorar as diversas disciplinas possíveis para determinado tema. Elas acham que estão brincando e, assim, aprendem muito.”

Marli Rojas não nivela por baixo. “Quero ampliar a visão de mundo dos estudantes. Eles conhecem bem o rap, o funk, não precisam de mim para isso. Então, apresento a poesia de Fernando Pessoa, a arte muralista de Diego Rivera. Os alunos confeccionam, escrevem e ilustram vários ‘livros’ de folhas de papel ofício, para aprender conceitos como estreito, comprido, contrário ou para homenagear os avós. “Muitos aqui são os primeiros membros da família a ler com fluência. É uma vitória deles, dos alunos, sobre a própria história. Nas reuniões de pais, pergunto aos responsáveis o que esperam da escola, por que colocam seus filhos para estudar. E eles dizem que é para os filhos terem uma vida boa no futuro. Respondo que a escola serve para os estudantes terem uma vida melhor agora – na ida ao supermercado, ao ler um gibi. Aprender para usar já!”diegoriveraemholanda

Marli e Elisa dizem que também aprendem muito ao exercer o magistério – despindo-se dos próprios preconceitos, aceitando as diferenças, respeitando o que o outro traz. E empenham-se em fazer uma escola aberta a toda criança. Mesmo para aqueles com questões familiares, sociais ou psiquiátricas.

Nesse processo, elas acolhem também os pais, oferecendo oficinas, como a de confecção de bonecas abayomi e degustação de canjica – duas tradições trazidas pelos africanos para o Brasil. “Para ensinar é preciso afetividade, delicadeza e respeito à dignidade humana.”

Elisa possui formação universitária em Serviço Social e utiliza seus conhecimentos para atender as mães por até 40 minutos depois das aulas. São momentos de escuta, nos quais a professora ouve relatos de conflitos familiares diversos.

Marli formou-se em História na UFRJ e tornou-se professora do Município em 1995. Antes de chegar à escola atual, lecionou em outras unidades da Ilha do Governador: E.M. Alvaro Moreyra, no Jardim Guanabara, Ciep João Mangabeira, em Bancários, e E.M. Abeilard Feijó, em Cocotá. A filha Elisa, inspirada pela mãe, decidiu seguir a carreira do magistério e, concursada, há sete anos exerce o ofício nessa parceria de sucesso.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

Márcia Carvalho de Sá, diretora da E.M. Pedro Lessa

19/12/2017

Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.

Perfil do Professor

texto
Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

Ralph Cyrillo Dias, professor de Artes

17/08/2017

Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.

Perfil do Professor

texto
Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

Ana Rosa de Andrade Corrêa Dourado

24/03/2017

De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.

Perfil do Professor

texto
Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

Débora da Silva Lopes dos Santos, professora do Peja

17/03/2017

A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.

Perfil do Professor

texto
Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

Alexandra Paixão, professora da Educação Infantil

23/12/2016

“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”

Perfil do Professor

texto
Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

Raquel Cristina Cardoso do Amorim, diretora

16/12/2016

Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.

Perfil do Professor

texto
Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

Luciana Santana de Lima, professora do 6º ano

02/12/2016

A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.

Perfil do Professor

texto
Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

Will Robson da Silva, professor do Projeto Aceleração

25/11/2016

Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.

Perfil do Professor

texto
Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

Claudio Ferreira Garcia, responsável pelo Núcleo de Vídeo de Guaratiba e Vargem Grande

18/11/2016

Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.

Perfil do Professor

texto
Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

Liliana Secron Pinto, professora de Sala de Leitura

11/11/2016

Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.

Perfil do Professor

texto
Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

Marcos Vinicius da Silva Barbosa, professor de Matemática

04/11/2016

Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.

Perfil do Professor

texto
Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

Lindomar da Silva Araujo, professor de Artes

27/10/2016

Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.

Perfil do Professor

texto
Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

Therezinha Glória Barbosa da Silva, professora do 1º ano

21/10/2016

Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.

Perfil do Professor

texto
Darlen Faria, professora regente do 2º ano

Darlen Faria, professora regente do 2º ano

14/10/2016

Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.

Perfil do Professor

texto
Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

Ivanise Corrêa Rezende Meyer, professora do 1º ano

07/10/2016

A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.

Perfil do Professor

texto
Janete Martins Bloise, professora de Artes

Janete Martins Bloise, professora de Artes

30/09/2016

Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

Wilmar da Silva Vianna Júnior, professor de História

23/09/2016

Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.

Perfil do Professor

texto
Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora de Música

16/09/2016

Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.

Perfil do Professor

texto
Rosana Zeitune, professora de Ciências

Rosana Zeitune, professora de Ciências

22/07/2016

Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.

Perfil do Professor

texto
Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

Maria Cristina Zamith Cunha, professora de Ciências

15/07/2016

A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.

Perfil do Professor

texto
Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

Monica Fonseca, professora de Sala de Leitura

08/07/2016

Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte. 

Perfil do Professor

texto
Arthur Pires, professor de Educação Física

Arthur Pires, professor de Educação Física

17/06/2016

O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.

Perfil do Professor

texto
Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

Roberto de Oliveira Ferreira, professor de Música

10/06/2016

Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.

Perfil do Professor

texto
Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

Jabim Nunes, professor de Arte Contemporânea

10/06/2016

Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.

Perfil do Professor

texto
Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

Angélica Bueno Carvalho, coordenadora de saúde

03/06/2016

Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

Nelza Souza de Farias, professora de Sala de Leitura

20/05/2016

Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.

Perfil do Professor

texto
Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

Roberto Dana, professor do 6º ano experimental

13/05/2016

O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.

Perfil do Professor

texto
Heitor Oliveira, professor de Matemática

Heitor Oliveira, professor de Matemática

06/05/2016

Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.

Perfil do Professor

texto
Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

Valéria dos Santos Leira, professora do 5º ano

29/04/2016

Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.

Perfil do Professor

texto
Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

Priscila Eiras da Cunha, professora do Projeto de Aceleração 2A

15/04/2016

Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.

Perfil do Professor

texto
Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

Maria Delfina Rodrigues, professora articuladora

08/04/2016

Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.

Perfil do Professor

texto
Simone Fadel

Simone Fadel

01/04/2016

Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.

Perfil do Professor

texto
Antonio Augusto

Antonio Augusto

23/03/2016

Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.

Perfil do Professor