ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen
28 Novembro 2022 | Por Pedro Soares
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
Alunas da E.M. Marechal Etchegoyen produzem podcast A Marechal Ta On
Alunas da E.M. Marechal Etchegoyen produzem podcast A Marechal Tá On. (Imagem cedida pela unidade escolar)


Duas ferramentas potentes para amplificar a voz e marcar na comunidade o protagonismo escolar. Assim são os projetos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen (8ª CRE), localizada na Vila Kennedy, na Zona Oeste Carioca, o podcast A Marechal Tá On e o jornal impresso Marechal News, que fomentam a comunicação dos alunos, reunindo informações sobre diversos assuntos e conhecimentos sobre temas de interesse escolar.

Representantes da 8ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, tanto o A Marechal Tá On quanto o Marechal News são projetos multidisciplinares, desenvolvidos por dois professores de Matemática. Renato de Lima Sampaio conduz a produção do podcast, e Renato Caminha organiza o impresso. Além de trabalharem com os alunos análises de gráficos, números inteiros e porcentagens, os professores também abordam eixos relacionados a História, Geografia e Artes, e ampliam habilidades relacionadas à escrita.

A criação dos dois veículos parte da necessidade dos alunos em debater assuntos cotidianos e notícias que dizem respeito à sua realidade. Renato Lima explica a motivação para o surgimento do A Marechal Tá On:

“Eles são muito comunicativos e participativos. Percebi o interesse em assuntos cotidianos, e vi a possibilidade de trabalhar de forma diferenciada como disciplina eletiva", diz o professor.

Por sua vez, o jornal Marechal News surgiu do desconhecimento dos alunos sobre a vida da vereadora Marielle Franco:

“Em uma aula sobre porcentagem para os alunos do 9º ano, questionei se eles acreditavam que Marielle foi morta por motivação política, e 99% dos alunos não tinham conhecimento de quem ela era. Notei que eles buscam informações que não dizem respeito à vida deles. Então, perguntei à direção sobre criar um jornal na escola, e fui apoiado”, diz o professor Renato Caminha.

Podcast valoriza a cultura oral dos alunos

O podcast A Marechal Tá On envolve um total de 31 alunos da turma 1801 da Marechal Etchegoyen. Para além da habilidade da escrita, a atividade também contribui para a turma se expressar, o que começa já na escolha das pautas. Renato de Lima apresenta temas relevantes, postos numa roda de debate para todos decidirem qual irá ao ar:

“Visamos trabalhar a oralidade. Geralmente apresento o tema, divido as funções, e discutimos o que pode ser falado, o que pode ser pesquisado, além de dividir as tarefas na hora da gravação. A gente discute numa conversa bem desconstruída e descontraída em cima do ponto de vista dos próprios alunos”, diz o professor.

Alunas da E.M. Marechal Etchegoyen produzem podcast A Marechal Ta On
Podcast "A Marechal Tá On": oralidade e produção coletiva entre alunos e o professor Renato de Lima. (Imagem cedida pela unidade escolar)


 Já foram temas dos programas assuntos bem variados, como astronomia, cinema, futebol, gamificação na Educação, violência e abuso infantil, e a vida de Carolina Maria de Jesus. Há também entrevistas com professores e com a diretora da escola, Mônica Borges, além de coberturas sobre eventos, como a Semana de Matemática, realizada pela escola, reunindo até aqui um total de 16 episódios, desde a estreia, em Abril de 2022.

Disponível no Spotify, Amazon Music e Google Podcast, o A Marechal Tá On conta com os próprios alunos na divulgação dos links para os familiares e amigos, além de ser divulgado no Instagram da unidade escolar. A atividade gera interesse de outros alunos e reflete no apoio dos pais e responsáveis:

“Tem muitos alunos de diversas turmas interessados em integrar o podcast, e os pais estão muito felizes com o desempenho de seus filhos nesta atividade”, diz Renato de Lima.

Um jornal que proporciona a consciência social

O jornal Marechal News, por sua vez, envolve 20 alunos de turmas do 7º ao 9º ano. Uma cópia é colada no mural da escola, e outras são utilizadas em salas de aula. Há também versões digitais que são postadas nas redes sociais da Marechal Etchegoyen.

Entre os temas abordados, podem ser listados a Guerra na Ucrânia, depressão e saúde mental, resenhas de filmes, mini-biografias de artistas da Vila Kennedy, como do rapper e ator André Ramiro, dentre outros. O professor Renato Caminha seleciona o que mais chamou sua atenção:

“Uma reportagem que todos acharam importantíssima foi na segunda edição do jornal, que falava sobre o assédio sexual. O título da matéria foi ‘Não é não!”, lembra.

Reprodução de página do jornal Marechal News com o tema assedio é crime
Edição do impresso Marechal News com a pauta sobre violência sexual. (Imagem cedida pela unidade escolar)


O professor destaca ainda que a consciência social é o maior trunfo proporcionado pelo Marechal News:

“Eles adquirem a visão de cidadãos pertencentes a uma sociedade, estão percebendo que muitas vezes não podemos colocar a nossa opinião, mas sim a informação do fato acontecido”, diz.

Projetos contam com todo apoio da direção escolar

Localizada numa das áreas urbanas conflagradas do Rio de Janeiro, a Marechal Etchegoyen representa um espaço de cidadania para os alunos, e atividades como A Marechal Tá On e Marechal News são fundamentais para enaltecer o sentimento solidário e de valorização da escola pública:

"Creio que eles compreendem o esforço que é feito para superar os obstáculos da educação pública, para oferecer um ensino de enorme qualidade. Ter um projeto onde eles são os protagonistas é uma vitória imensa", diz Renato de Lima.

Alunas da E.M. Marechal Etchegoyen produzem impresso Marechal News
Diretora-adjunta Célia Tavares (atrás a esquerda), professora da Sala de Leitura Cátia Batista (atrás a direita) e professor Renato Caminha (a frente) com alunos e suas reportagens para o Marechal News. (Imagem cedida pela unidade escolar)

 
A diretora da E.M. Marechal Etchegoyen, Mônica Borges, considera positiva a experiência dos alunos e também enaltece o protagonismo juvenil:

“É a importância do aluno ser o protagonista de suas aprendizagens. Os projetos têm contribuído para autoestima e construção de valores como ética e responsabilidade. O aluno faz as pesquisas e têm suas descobertas, distingue o que é fake news e propaga a informação em seu meio, inclusive no ambiente familiar”, diz a diretora.

Protagonismo que é percebido como uma demanda dos próprios alunos, que sentem a necessidade de mais espaço para ampliar a voz de sua geração. A aluna Isabella Latavanha Garcia, de 14 anos, quer utilizar o podcast como um veículo diferente, para mostrar ao mundo o lado do jovem, além de poder falar diretamente com pessoas da sua idade:

“Vamos colocar nossas opiniões com a nossa voz, ouvir com a nossa voz, nosso jeito de falar é a visão do adolescente que os pais não sabem, e a gente pode passar isso do nosso jeitinho aqui na escola”, diz a aluna, em depoimento durante visita da MultiRio à unidade escolar.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio.

 

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Estudantes cariocas fazem cobertura jornalística da abertura do B20 Brasil

Estudantes cariocas fazem cobertura jornalística da abertura do B20 Brasil

30/01/2024

Prefeitura do Rio e G20 Brasil fecham parceria para Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) realizarem reportagens sobre o G20, em eventos no Rio. Na primeira matéria, alunos da rede municipal do Rio entrevistaram o vice-presidente da República.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

Repórteres mirins das escolas cariocas publicam notícias no site da Andar

17/05/2023

Já está no ar o site da Andar, a Agência de Notícias dos Alunos da Rede que busca incentivar e dar visibilidade a iniciativas de jornalismo estudantil na Rede Municipal do Rio. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

Professores e alunos da Rede Municipal do Rio realizam atividades e oficinas em projeto de agência de notícias estudantil

19/12/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, realizou clcio de oficinas com visitas às escolas em novembro e busca formar uma rede de trocas e colaboração na produção de notícias estudantil

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

Papo Reto na Escola: a longa trajetória de um programa de mídia escolar

12/12/2022

Entre os legados do projeto, o desenvolvimento da liderança e da capacidade comunicativa e argumentativa dos alunos.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

Notícias e esportes se unem em eletiva de jornalismo escolar na E.M. GEO Doutor Sócrates

08/12/2022

A unidade, representante da 10ª CRE na Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede, juntou as atividades esportivas, e atualmente outras atividades da rotina escolar, à vontade de levar essas informações para mais perto de toda a comunidade escolar.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos a criarem o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos

17/11/2022

Publicação "Os Carioquinhas" reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

19/10/2022

Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

04/10/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede