ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Conteúdos de Comunicação
video
Como identificar fake news

Como identificar fake news

30/11/2020

Você sabe como identificar fake news? Confira, no vídeo, diversas dicas para aprender a reconhecer se uma notícia é falsa ou verdadeira. Mas lembre-se: na dúvida, não compartilhe!

Superdicas

audio
Democratização do conhecimento - T3 EP3

Democratização do conhecimento - T3 EP3

19/11/2020

Vivemos num tempo em que a internet ocupa parte importante de nossas vidas, inclusive no âmbito da comunicação. No entanto, milhões de pessoas ainda são excluídas desse acesso, o que atrapalha seu desenvolvimento em todos os sentidos, inclusive, o econômico e o educacional. Além dos livros, das bibliotecas e dos museus, como é possível tornar mais democrático o acesso à informação e ao conhecimento? Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Simone Weitzel – professora da Escola e do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), bacharel em Biblioteconomia  e mestre e doutora em Ciência da Informação.Diana Passy – formada em Editoração, trabalha há 12 anos no mercado editorial, atuando com jovens leitores. Criou a Flipop, um festival de literatura pop focado em jovens leitores.Jaílson de Souza e Silva – geógrafo, com mestrado em Educação e doutorado em Sociologia da Educação . É pós-doutor pelo John Jay College of Criminal Justice of City University of New York. É professor aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), fundou o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, foi secretário de Educação do município de Nova Iguaçu (RJ) e subsecretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Participações por áudios gravados:Sarha Santos – estudante Elisa Machado – professora da Escola de Biblioteconomia da UnirioRaíssa Luara de Oliveira, a Lua – estudante de 12 Anos, criou a Biblioteca Mundo da Lua na comunidade dos Tabajaras, em Copacabana. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
Informação de qualidade - T3 EP2

Informação de qualidade - T3 EP2

13/11/2020

O programa debate a explosão de desinformação e de notícias falsas que assola hoje as redes sociais. Os convidados analisam as origens desse movimento e propõem formas de preparar melhor a sociedade para identificar e anular informações dessa natureza, o que eles chamam de “letramento informacional”. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Marianna Zattar – mestre e doutora em Ciência da Informação. É docente da UFRJ no curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade Administração e Ciências Contábeis (FACC) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Alberto Calil – graduado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem mestrado e doutorado em Ciências Sociais . É professor associado I do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Tem experiência na área de Biblioteconomia em suas relações com as práticas socioculturais. Isabela Pimentel – formada em Jornalismo e História, é mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais, com especialização em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Fundou a Comunicação Integrada Cursos e Soluções, empresa que oferece consultoria de planejamento de comunicação integrada e gestão de crise a empresas. Fundou também a Escola de Comunicação e Crise, totalmente online, dedicada à capacitação de líderes em gestão de projetos, prevenção de crises e planejamento. Isabel é coautora do livro Diálogos: uma coleção de experiências para a aprimorar a comunicação com empregados (São Paulo, In House, 2019). Participações por áudios gravados:Ana Rita Cunha – jornalista e chefe de reportagem da agência de checagem de notícias Aos Fatos. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

audio
A construção do conhecimento - T3 EP1

A construção do conhecimento - T3 EP1

06/11/2020

O programa discute como a evolução da humanidade ocorre em paralelo à produção de informações e de conhecimento mais acelerada, ao longo do tempo. Mas será que acumular informação gera conhecimento? Aí entra o papel fundamental da educação, pois o conhecimento requer uma ação constante de formação e aprendizado que envolve ainda questões cognitivas, sociais, econômicas etc. Apresentação: Patrícia CostaConvidados:Gustavo Saldanha – formado em Biblioteconomia, com especialização em Filosofia Medieval, Gustavo tem mestrado e doutorado em Ciência da Informação. É pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e professor-adjunto na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Heloisa Dias Bezerra – bacharel em Ciências Sociais e mestre e doutora em Ciência Política.Professora do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais da Unirio. Participações por áudios gravados:Eliane Ribeiro Andrade – doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Educação aa Unirio. Gravado de forma remota por meio do site de reunião virtual Zoom.

Ouvi Falar

video
Interação Teatro, cinema, TV e cozinha

Interação Teatro, cinema, TV e cozinha

28/05/2020

O ator Luciano Quirino fala sobre a interação entre diferentes formas de arte, formação de plateia desde a infância e possíveis estratégias para criar jovens leitores e espectadores de arte.

#educaemcasa

video
Como gravar um vídeo no celular

Como gravar um vídeo no celular

12/05/2020

A aluna Letícia Frazão, da Escola Municipal República de El Salvador (3a. CRE), em Piedade, mostra dicas de como produzir vídeos no celular em um ambiente interno.

Superdicas

audio
Fuzuê de Iaiá

Fuzuê de Iaiá

29/01/2020

  Ricardo Brito recebe no Samba na Roda a roda Fuzuê de Iaiá, que se apresenta todo último domingo do mês, na Praça do Lido, em Copacabana. O nome da roda faz referência à primeira música que Marcelle, cantora e integrante do grupo, começou a cantar nas rodas de samba da cidade, e que é composição do importante Toninho Nascimento. Além de “Fuzuê”, a roda conta com repertório que passa por canções autorais e outros grandes nomes do samba, como Wilson Moreira, Candeia, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Dona Ivone Lara e tantos outros. Fuzuê de Iaiá também está dentro do circuito das Rodas de Samba da Prefeitura do Rio.

Samba na Roda

audio
Samba sem Fome

Samba sem Fome

17/01/2020

Ricardo Brito recebe no Samba na Roda o projeto Samba sem Fome. No bairro de  Maria da Graça, zona norte do Rio, acontece mensalmente uma roda de samba feita por amigos que juntaram o amor pelo samba à vontade de ajudar o próximo. O samba é gratuito e com a finalidade de arrecadar alimentos para instituições diversas, e cada um leva a contribuição que puder. E tem dado super certo. De 2017 pra cá, eles já arrecadaram dez toneladas de alimentos para mais de 30 instituições no Rio, com uma média de 500 quilos de alimentos arrecadados por evento. O Samba sem Fome também está dentro do circuito das Rodas de Samba da Prefeitura do Rio. Para saber mais, acesse: www.dialogosrodasdesamba-pcrj.hub.arcgis.com  

Samba na Roda

video
Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

Áudio de bolso, mas pode me chamar de podcast

13/06/2019

O jornalista e radialista Ruy Jobim e o professor Damione Damito, fundador e apresentador do Papo de Educador, falam sobre a popularização dos podcasts e sobre a possibilidade de usá-los na escola.

#educa

jogo
Clique aqui para jogar <em>Caô Digital</em>

Clique aqui para jogar Caô Digital

01/10/2018

Entre no mundo virtual para combater as fake news e aprenda a identificar boatos e notícias falsas nas mídias sociais.

Jogos

texto
Copa do Mundo 2018: o russo e o alfabeto cirílico

Copa do Mundo 2018: o russo e o alfabeto cirílico

14/06/2018

Que língua é essa que se escreve com letras esquisitas?

Reportagens

video
Lançamento do Jornal dos Professores - Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire

Lançamento do Jornal dos Professores - Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire

01/09/2017

Primeiro encontro dos professores interessados na criação de um jornal dedicado ao corpo docente da Rede de Ensino Municipal. Fruto de uma parceria entre a SME e a MultiRio, o novo veículo tem como objetivo ser um espaço de expressão e valorização dos professores.

Curta e Compartilhe