ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai
09 Maio 2018 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

Para as escolas acostumadas ao diálogo com professores, funcionários, alunos e responsáveis, processos de autoavaliação não são novidade. Esse é o caso da E.M. Paraguai (5ª CRE), localizada em Marechal Hermes, que, no dia 3 de maio, realizou – com cerca de 60 pessoas da comunidade escolar – a segunda reunião de análise de seus pontos fortes e fracos, a fim de definir o norte de seu trabalho. No vídeo abaixo, a diretora Maria Eny Leandro Picozzi conta como o processo de autoavaliação da escola era feito até então.

Como desde 2012 a unidade passou a adotar um processo de gestão linear – que dá voz às pessoas e foca no aproveitamento dos talentos e respeito ao trabalho de cada um –, o que se constatou no encontro é a necessidade de continuar galgando pelo o caminho. Afinal, ele vem dando certo. Nas últimas avaliações do IdeRio e do Ideb, a Paraguai teve um índice de aproveitamento 36% superior aos resultados anteriores – o maior salto em toda a Rede Municipal.

Mas o indicativo para prosseguir na mesma trilha não advém apenas da grande melhoria no aproveitamento escolar. Também é oriundo da maior satisfação humana do corpo de funcionários e colaboradores, o que resulta em aumento da produtividade. Ao menos, é isso o que demonstra a merendeira readaptada Leila Person, que trabalha na escola há 32 anos e lembra do tempo em que os cartões de ponto de lá eram divididos em duas categorias: professores e subalternos (na qual o dela era alocado).

Quando Maria Eny foi eleita diretora da E.M. Paraguai pela primeira vez, em 2012, e começou a consultar a comunidade escolar para pôr em prática a gestão linear, Leila e outras funcionárias acostumadas a serem tratadas como subalternas sequer queriam fazer críticas, avaliações e sugestões sobre o trabalho. “Escrever minha opinião para quê, se ninguém ia ler?”, lembra. Hoje, a merendeira se sente valorizada, pois percebe que sua função é importante para que a engrenagem da escola flua de forma harmônica. Veja o seu depoimento no vídeo abaixo.

 

Forças e fraquezas

A reunião de autoavaliação ocorrida na E.M. Paraguai, em 3 de maio, foi dividida em três grupos: o de alunos, o de responsáveis e o de funcionários (incluindo professores). O bom desempenho no quesito aprendizagem e a sinergia da escola com a comunidade escolar criaram dificuldades para os agrupamentos detectarem as fraquezas da E.M. Paraguai. Os pontos fracos ficaram restritos à estrutura física e à segurança na área externa da escola, na opinião geral. “O pátio e a quadra ficam alagados quando chove. A drenagem precisa ser melhorada e o telhado trocado. A praça em frente à também está cada vez mais perigosa”, avalia Rosana Maria Correia, mãe-representante da turma de 5º ano.

Já no quesito “a força da escola”, uma dupla de servidores considerou que ela residia na “união, participação, transparência e humanidade”. A opinião dos pais não é muito diferente. Ana Beatriz Arruda da Silva, mãe de aluno que estuda no 6º ano, crê que o funcionamento harmonioso é o ponto mais forte da unidade, creditando isso à proximidade com a família e escuta de suas sugestões e demandas. Confira o que ela diz.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

23/05/2018

Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

22/05/2018

Unidade da 9ª CRE reuniu a comunidade para definir metas e estratégias.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

21/05/2018

Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

18/05/2018

Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

17/05/2018

A dinâmica, que faz parte do processo de autoavaliação da unidade da 8ª CRE, reuniu professoras, funcionárias e responsáveis de crianças.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

16/05/2018

Professoras da unidade localizada na 2ª CRE acreditam que o processo trará benefícios para a escola.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima

15/05/2018

Processo é antigo na escola da 3ª CRE e tem sido fundamental para o seu avanço. 

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

14/05/2018

Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

11/05/2018

As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

08/05/2018

Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018