ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok

Segurança alimentar e agricultura urbana: um breve panorama
SÉRIE
01 Abril 2019 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
segurança alimentar supermercado
Aumento da população urbana foi acompanhado do crescimento da indústria de alimentos. Foto: EBC, creative commons

Cerca de 54% dos habitantes do planeta vivem, hoje, em áreas urbanas, segundo estimativas da ONU. O acelerado processo de concentração da população nas cidades – em 1950, não chegava a 30% – não foi acompanhado apenas de uma série de problemas socioambientais. Também houve um crescente aumento do consumo de alimentos calóricos e ultraprocessados – pouco nutritivos e quimicamente tratados – apontados como os principais responsáveis pelo aumento dos índices de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. O quadro é agravado em função dos quase 25% da população urbana mundial que moram em favelas, em situação de pobreza e com acesso ainda mais restrito aos alimentos de boa qualidade.

Informações do Atlas do agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos, publicado em 2018 pelas fundações Heinrich Böll e Rosa de Luxemburgo indicam uma tendência de concentração crescente na produção e distribuição dos insumos da cadeia alimentar. O mercado de sementes, por exemplo, é mundialmente controlado por quatro empresas transnacionais, que usam transgênicos e padronizam a produção para atender as necessidades da indústria alimentícia. Ou seja, além do quadro de empobrecimento do valor nutritivo da alimentação, o cultivo cada vez menor de espécies nativas reduz a diversidade e a variedade das espécies.

Defendendo, entre outras questões, a necessidade da implantação de novos padrões produtivos e de consumo, mais saudáveis para a humanidade e para o planeta, a ONU articulou, em 2015, um acordo mundial – a Agenda 2030 – com uma lista de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As questões relacionadas à segurança alimentar se relacionam com vários ODS, como o primeiro, o segundo, o terceiro e o décimo segundo, que dizem respeito, respectivamente, à erradicação da pobreza, à fome zero e à agricultura sustentável, à saúde e ao bem estar, e ao consumo e à produção responsáveis.

Hortas e orgânicos

segurança alimentar feiraorganica2
Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, na Urca. Foto: Portal do Sevidor, Prefeitura do Rio

Vistos como saída para reduzir a ingestão de alimentos transgênicos ou cultivados e fabricados com substâncias tóxicas, o apoio aos produtos orgânicos e artesanais vem ganhando cada vez mais destaque na sociedade. Um exemplo é o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI). É um sucesso de vendas, mas só atinge alguns bairros da cidade, a maioria na Zona Sul e nas áreas nobres das Zonas Norte e Oeste.

O pesquisador da Unicamp Valter Palmieri Júnior afirmou ao jornal da universidade (27/abril/2017) que, desde 2003, se instalou, no Brasil, uma tendência de gourmetização dos produtos orgânicos e artesanais, ou seja, um viés de venda de versões mais luxuosas e caras de produtos tradicionais, acompanhada de discursos alimentares que acirram as diferenciações sociais. Buscando popularizar o consumo desses alimentos, o engenheiro agrônomo Júlio César Barros, atual gerente de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), criou o projeto Hortas Cariocas, em 2009. Com o passar do tempo, o programa ganhou novos objetivos, como a educação alimentar, a geração de renda e o restabelecimento das referências rurais na cidade.

No ano passado, as 42 hortas cariocas produziram 60 toneladas de alimentos. Entre elas, a do Anil, que virou um centro de produção de mudas; a de Manguinhos, a maior horta pública da América Latina; e a da E.M. Emma D’Avila de Camillis (10ª CRE), a maior entre as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Segurança alimentar 2horta emma davila
Horta orgânica na E.M. Emma D'Avila de Camillis, em Pedra de Guaratiba. Foto: Alberto Jacob Filho, 2019, MultiRio

“Temos uma professora de Técnica Agrícola, a Aline Scribeck, que duas vezes por semana desenvolvia várias atividades com os alunos a partir da horta: do plantio e da colheita às questões de sustentabilidade", explicou a diretora da escola, Andreia de Souza Teixeira.

“Este ano, outros professores, como o de Ciências, estão assumindo o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Queremos que os alunos tenham vivência com a horta, porque, aqui, em Pedra de Guaratiba, as casas têm quintal. Até temos um aluno cuja família vive de plantar e vender legumes e verduras”, informou a coordenadora pedagógica da escola, Márcia Barbosa.

segurança alimentar 2pessoas
Ao centro a encarregada da horta, Valdete de Oliveira. À sua direita, a diretora Andreia Teixeira, e, à esquerda, a coordenadora pedagógica Márcia Barbosa. Nas pontas os hortelães. Foto: Alberto Jacob Filho, 2019, MultiRio

Para incentivar o plantio de hortas, principalmente entre as famílias de baixa renda, a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou, no ano passado, o Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica, no Parque Madureira. Para a FAO, a horticultura urbana e periurbana oferece uma via de saída da pobreza. Nas favelas de Lima, no Peru, por exemplo, elas viraram uma prática entre as mulheres, que usam uma parte do tempo para cuidar das tarefas domésticas e outra para o plantio de alimentos, que servem tanto para abastecer a casa como para gerar renda extra.

Agricultores cariocas

O Brasil é campeão mundial na produção de alimentos transgênicos, no consumo de agrotóxicos e no desmatamento de ecossistemas nativos, segundo o Atlas do agronegócio. Diante desse quadro, os pequenos agricultores ganham posição estratégica cada vez maior, quando o assunto é segurança alimentar e diversidade.

No caso do Rio de Janeiro, o censo agropecuário de 2018 contabilizou 1.300 estabelecimentos de agricultura familiar na cidade. Parte dos agricultores vende sua produção para a Secretaria Municipal de Educação (SME), que se esforça para aumentar essa participação no fornecimento da alimentação escolar. Mas questões de ordem burocrática, administrativa e fiscal, que afetam os produtores, fazem com que o programa não se expanda tanto quanto o almejado, ou na velocidade desejada.

Segurança alimentar 2interno
Horta no Morro da Formiga, Rio de Janeiro. Foto Thomaz Silva, Agência Brasil, creative commons

Segundo Epitácio Brunet, subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Planejamento da SMDEI, a administração do município também tem feito outros esforços para incentivar e ampliar o suporte à agricultura urbana carioca, como a realização de quatro pré-conferências com os agricultores e demais segmentos da cadeia produtiva, a fim de recriar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. A expectativa é que esse Conselho crie câmaras técnicas que façam levantamentos sobre as necessidades dos pequenos produtores.

O município também articulou com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) estudos sobre os aspectos que afetam a atividade – como as questões de logística, solo e irrigação –, para ter subsídios na formulação de uma política para o setor. Mas a extinção, pelo atual Governo Federal, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário tem levado o subsecretário municipal a buscar um novo meio de dar continuidade ao projeto. 

Pacto de Milão

O Rio de Janeiro sedia em 29, 30 e 31 de maio de 2019, o 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão. Alinhado com os propósitos da Agenda 2030 e apoiado pela União Europeia e pela FAO (órgão da ONU voltado para alimentação e agricultura), o Pacto visa estimular as cidades para que assumam seu papel estratégico na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Especialistas das 26 cidades latino-americanas que participam do Fórum se reunirão, no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio, para debater várias questões relacionadas ao tema – da rotulagem dos alimentos ao incentivo da agricultura urbana. A expectativa é de que seja produzido um documento, a Carta do Rio de Janeiro, que conterá uma série de intenções, com vistas à implantação de políticas públicas nas cidades participantes.

segurança alimentar logo forum
Logomarca do 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão, que se realizará no Rio

Epitácio Brunet, que está à frente da organização do Fórum, acredita que o evento facilitará a construção de uma rede de troca de informações sobre as melhores práticas. E como o Rio ainda foi convidado para ser a sede regional do Pacto de Milão na América Latina, ele crê que a cidade deverá assumir uma posição de protagonismo na política de agricultura urbana e segurança alimentar no continente.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Desastres naturais – infográfico

Desastres naturais – infográfico

19/10/2019

Mostra a relação entre os fenômenos extremos e as mudanças climáticas.

Agenda 2030

texto
Índice de Desenvolvimento Humano – infográfico

Índice de Desenvolvimento Humano – infográfico

18/10/2019

Mostra a evolução do IDH do Brasil e sua posição em relação ao mundo.

Agenda 2030

texto
Desigualdade socioeconômica - infográfico

Desigualdade socioeconômica - infográfico

18/10/2019

Mostra os índices de concentração de renda no mundo.

Agenda 2030

texto
Grupos vulneráveis – infográfico

Grupos vulneráveis – infográfico

17/10/2019

Indica e quantifica segmentos sociais em situação de maior vulnerabilidade.

Agenda 2030

texto
Energia renovável – infográfico

Energia renovável – infográfico

16/10/2019

Explica o que é energia renovável e quantifica sua participação no consumo mundial.

Agenda 2030

texto
Efeito estufa e aquecimento global – infográfico

Efeito estufa e aquecimento global – infográfico

15/10/2019

Explica semelhanças e diferenças entre os dois fenômenos planetários.

Agenda 2030

texto
Meninas superpoderosas da Rede Municipal

Meninas superpoderosas da Rede Municipal

19/09/2019

Conheça algumas alunas e ex-alunas das escolas da Prefeitura, que esbanjam foco e talento.

Agenda 2030

texto
O caminho das águas entre o rio e as nossas torneiras

O caminho das águas entre o rio e as nossas torneiras

13/09/2019

A má utilização dos recursos hídricos em um ponto afeta outros, como um efeito dominó.

Agenda 2030

texto
Ciep Anton Makarenko: onde a cultura da paz transforma o ambiente

Ciep Anton Makarenko: onde a cultura da paz transforma o ambiente

24/06/2019

Escola cria atmosfera gentil, levando reflexão sobre os sentimentos aos alunos.

Agenda 2030

texto
O caos planetário do lixo

O caos planetário do lixo

03/06/2019

  Lixo se tornou uma praga, mas humanidade ainda não se deu conta do tamanho do problema.

Agenda 2030

texto
Diversidade cultural, cotas raciais e urgência de diálogo

Diversidade cultural, cotas raciais e urgência de diálogo

20/05/2019

Para Unesco, só haverá paz quando o progresso beneficiar todas as culturas.

Agenda 2030

texto
Mudanças climáticas no Rio e no mundo: a urgência de novos padrões

Mudanças climáticas no Rio e no mundo: a urgência de novos padrões

10/05/2019

Oceanos estão se tornando mais ácidos e chegando ao limite da capacidade de depuração da atmosfera.

Agenda 2030

texto
O que os índices revelam sobre o Rio de Janeiro

O que os índices revelam sobre o Rio de Janeiro

16/04/2019

Desigualdades prejudicam progresso social da cidade.

Agenda 2030

texto
Como trabalhar a Agenda 2030 na sua escola?

Como trabalhar a Agenda 2030 na sua escola?

05/04/2019

 Em parceria com a Casa Civil e a ONU-Habitat, SME realizou a primeira oficina sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Agenda 2030

video
Oficina sobre ODS/Agenda 2030

Oficina sobre ODS/Agenda 2030

02/04/2019

Destinado a coordenadores pedagógicos e professores da Rede Pública Municipal de Ensino, o evento apresentou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030, bem como ferramentas e estratégias para tratar desses temas nas escolas.

Agenda 2030

texto
Diversidade nas escolas: como algumas unidades públicas lidam com o desafio de incluir todos

Diversidade nas escolas: como algumas unidades públicas lidam com o desafio de incluir todos

18/03/2019

Praticar educação inclusiva e de qualidade é chave para o desenvolvimento sustentável.Praticar educação inclusiva e de qualidade é chave para o desenvolvimento sustentável.

Agenda 2030

texto
Educação para o desenvolvimento sustentável

Educação para o desenvolvimento sustentável

13/02/2019

Coordenadora de Educação da Unesco crê que escola não pode mais se voltar apenas aos conteúdos disciplinares.

Agenda 2030