ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter
Ícone do Tik Tok
Séries do tema Cidadania
Agenda 2030
A Agenda 2030 é um acordo internacional firmado pelos 193 estados-membros da ONU. Contém 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), cada um com várias metas a serem atingidas até o fim da terceira década do século XXI - do combate às desigualdades aos cuidados com o planeta. A série aborda iniciativas e desafios relacionados à sustentabilidade na cidade do Rio de Janeiro, em especial, na Rede Pública Municipal de Ensino.
Tributo ao Museu Nacional
                                          Produtos da MultiRio relacionados ao Paço de São Cristóvão e ao Museu Nacional.  
Transformando Meu Quadrado
Reúne experiências bem-sucedidas de cidadãos comuns que promoveram mudanças em suas comunidades, inspirando moradores de outras regiões da cidade.
Vamos Construir um Mundo Melhor
Documentário sobre os direitos humanos que aborda a trajetória do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, que atuou em missões humanitárias no Líbano, Moçambique, Kosovo, Ruanda, Bangladesh, Sudão, Timor Leste, entre outras. Em 2003, foi nomeado como Representante Especial do Secretário-Geral no Iraque. Morreu em Bagdá no mesmo ano, vítima de um atentado terrorista na sede local da instituição.
Aqui É um Lugar de Paz (campanha)
Alunos, professores e outros integrantes da comunidade escolar refletem sobre a paz e as formas de construí-la.
Aqui Mosquito Não Se Cria
Campanha organizada pela Prefeitura do Rio, incentiva e orienta os cariocas a localizarem e eliminarem os criadouros do Aedes aegypti.
Clipes Aedes - E.M. Adalgisa Monteiro
Uma ação na Escola Municipal Adalgisa Monteiro, no Condomínio Floresta, em Rio das Pedras (7ª CRE) abusa de ritmo e diversão para ensinar prevenção e cuidados básicos contra dengue, zika e chikungunnya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.  O trabalho foi desenvolvido pelo professor de música, Arnaldo de Oliveira Alves, com todos os alunos do Ensino Fundamental I.
Detona Aedes!
A dengue, a zika e a chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e, apesar de terem sintomas parecidos, possuem algumas características próprias.  
Como Vivemos
Uma viagem pela cultura de diferentes países revela o modo de viver de cada um, seu comportamento, seus hábitos e suas tradições. Programas produzidos a partir de matérias jornalísticas da agência France-Presse.
Não Deixe o Aedes Pegar Você de Surpresa
Série de campanhas em animação que promove o combate ao mosquito Aedes e a transmissão das doenças dengue, zika e chikungunya.
Combate ao Aedes
Série de campanhas que promovem o combate ao mosquito Aedes, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A apresentação é de Marcus Vinícius Ferreira, coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Aedes Esporte
A série simula um jogo de futebol entre o Time da Cidadania e o do Aedes. Convoca os cariocas a vestirem a camisa do Time da Cidadania.
Ordem Pública
Atitudes de cidadania em forma de animação.
Símbolos da Cidade
Os principais elementos que representam a cidade. Fatos, curiosidades e o contexto histórico envolvendo os significados desses símbolos.
Campanhas
Peças educativas que visam incentivar novos hábitos e comportamentos voltados para a vida na cidade, a preservação do meio ambiente, o prazer de ler e a promoção da saúde.
Momento Cidadão
Dicas e sugestões sobre como colaborar para uma sociedade mais cidadã e harmoniosa. Temas: gentileza, cuidado com o bem público, economia de água e luz, reciclagem, animais de estimação, prevenção à dengue, trânsito.
Atitude Consciente
No formato entrevista, têm por objetivo contribuir para a conscientização e a mudança de atitude da população em relação a importantes questões socioambientais.
Caçadores de Mico
Na animação, os cientistas Cássia e Caio investigam situações que podem ser consideradas inconvenientes e dão dicas para uma convivência melhor em sociedade.
Conceito & Ação
Promove a reflexão sobre as grandes questões da educação cidadã nos tempos atuais, com seus desafios, suas estratégias e suas práticas. Ética, economia criativa, música, meio ambiente, novas mídias e saúde do adolescente estão entre os temas debatidos.
Vozes da Cidade
Um desdobramento da série Cidade Inteligente, reúne temas como urbanismo, mobilidade, tecnologia, habitação, saúde, meio ambiente, cultura e cidadania, entre outros.
Cidade Integrada
A partir da exibição de minidocumentários, a apresentadora Vera Barroso e dois especialistas de diferentes áreas do conhecimento debatem sobre desenvolvimento sustentável, projetos de revitalização urbana e outros temas. Telespectadores participam por Skype, e-mail ou telefone, com perguntas e comentários.        
Carta Animada Pela Paz
Manifesto em formato animação realizado pelos alunos da Rede Municipal. A violência contra a infância foi o tema abordado nos roteiros e nas narrativas.
Coletivamente
Projetos que estimulam a cidadania e promovem transformações sociais, desenvolvidos por escolas e instituições da sociedade civil.
Sapequinha, Se Liga!
Lições de cidadania por meio das divertidas histórias da personagem Sapequinha.
Um Rio de Histórias
Episódios selecionados da série Cidade e Educação, exibida entre 1995 e 2000, que relembram momentos importantes da história do Rio de Janeiro e do Brasil.
Conteúdos do tema Cidadania
video
Solidariedade sustentável

Solidariedade sustentável

26/12/2023

Maria Teresa Stengel, fundadora da ONG One by one, que transforma tampinhas plásticas e alumínio em cadeiras de rodas e andadores conversa com Flávia Lobo.

#educa

video
Autismo

Autismo

14/12/2023

Você sabia que o girassol é o símbolo das deficiências ocultas ou invisíveis, inclusive o autismo? Parar falar sobre esse tema, Flavia Lobo conversa com a psicóloga, especialista em Transtorno do Espectro Autista, Bianca Machado.

#educa

video
Histórias para ouvir - Audiolivros

Histórias para ouvir - Audiolivros

05/10/2023

O #educa fala do poder dos audiolivros. Flavia Lobo conversa com a Maria Carvalhosa, escritora e criadora da Supersônica, editora de audiolivros, que está no estúdio acompanhada do Café, seu inseparável cão-guia.

#educa

video
Educação para o trânsito

Educação para o trânsito

28/09/2023

A CET-Rio, em parceria com a SME, investe na educação para o trânsito ainda na fase da escola, com o projeto "A caminho da escola 2.0.

#educa

video
Dia Mundial do Refugiado

Dia Mundial do Refugiado

20/06/2023

Desde 2001, o dia 20 de junho é uma data para a reflexão sobre a situação em que se encontram pessoas forçadas a abandonar seus países de origem devido a perseguições, conflitos armados e crises humanitárias.

#educa

video
Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais

Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais

20/12/2021

A professora Joana Oscar, gerente de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio, recebe o professor Amilcar Pereira, da Faculdade de Educação da UFRJ, para a roda de conversa Políticas educacionais para o antirracismo: das lutas sociais para a institucionais.

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

video
Individual, coletivo e movimentos dos profissionais antirracistas

Individual, coletivo e movimentos dos profissionais antirracistas

20/12/2021

O professor Pedro Bárbara apresenta a roda de conversa com Gustavo Pinto, professor e coordenador pedagógico na E.M. Clementino Fraga (8ª CRE); Levi Puri, professor de Ciências na E.M. Georg Pfisterer (2ª CRE); e Aleksandra Stambowsky, professora do Anos Iniciais na E.M. Professora Maria Luiza Lima na (9ª CRE).

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

video
Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: entrelaçando caminhos

Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil: entrelaçando caminhos

20/12/2021

A professora Paula Martins apresenta a roda de conversa com Maria Isabel Carvalho, professora de Pré-Escola na 5ª CRE; Alexandra Xavier, professora de Pré-Escola na 2ª CRE; Renata Francis, que atua com Literatura na Infância em turmas de E.I na 5ª CRE e na equipe da Gerer; Viviane Maciel, pedagoga e professora articuladora; e Isadora Souza, professora e assistente da Educação Infantil na GEI.

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

video
Por uma Prefeitura do Rio antirracista: articulações intersetoriais

Por uma Prefeitura do Rio antirracista: articulações intersetoriais

20/12/2021

O professor Luan Ribeiro apresenta a roda de conversa com Aladia Araujo, assessora na Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial (Cepir/Segovi); Caroline Guedes, professora na Fundação Planetário; Nathalia Azevedo, gestora pública na Secretaria Especial da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro (JuvRio); Sinara Rubia, assessora de Políticas Antirracistas na Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e Tainah Pereira, coordenadora de Diversidades na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM).

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

video
Agenda da Educação para as relações étnico-raciais

Agenda da Educação para as relações étnico-raciais

20/12/2021

A professora Luciana Guimarães apresenta a roda de conversa com Andréa Barros, coordenadora da Coordenadoria da Primeira Infância da SME-Rio; Daniele Nunes, coordenadora de Extensão Curricular e Turno Único (SME-Rio); Michelle Valadão, coordenadora de Ensino Fundamental (SME-Rio); e Simone Monteiro, assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio.

I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede

texto
A importância do conhecimento e promoção da biodiversidade brasileira

A importância do conhecimento e promoção da biodiversidade brasileira

28/10/2021

Ciência e conhecimentos tradicionais geram renda digna.

Reportagens

texto
O que é racismo ambiental e por que falar sobre isso na escola

O que é racismo ambiental e por que falar sobre isso na escola

27/10/2021

Você já ouviu falar em “racismo ambiental”? O termo foi empregado pela primeira vez por Benjamin Franklin Chavis, nos Estados Unidos.

Reportagens